Lista completa de Questões sobre Analise Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os testes sorológicos ou imunoensaios são técnicas para a detecção e a quantificação de antígenos, anticorpos ou outras substâncias que podem ser de importância para o diagnóstico laboratorial. Considerando as técnicas sorológicas, julgue os itens que se seguem.
No imunoensaio de quimioluminescência (CLIA), há a geração de luz visível por meio de uma reação química. O antígeno é adsorvido às micropartículas magnetizadas (etapa 1). A amostra contendo anticorpos é adicionada (etapa 2). A ligação antígeno anticorpo é revelada pela adição de um conjugado composto de antígeno ligado a compostos quimioluminescentes tais como os ésteres de acridina.
Os testes sorológicos ou imunoensaios são técnicas para a detecção e a quantificação de antígenos, anticorpos ou outras substâncias que podem ser de importância para o diagnóstico laboratorial. Considerando as técnicas sorológicas, julgue os itens que se seguem.
Os microscópios de epi-iluminação, utilizados para testes de imunofluorescência, podem combinar a fluorescência com luz transmitida para exame de contraste de fase, e os sistemas intercambiáveis de filtros permitem o exame da amostra em diferentes comprimentos de onda, no caso de colorações com mais de um fluorocromo.
Texto para as questões de 21 a 26
Considere a situação hipotética em que dois pacientes admitidos em um serviço de atendimento médico, apresentam os seguintes quadros clínicos:
indivíduo A: quadro de febre, mialgia, cansaço e cefaléia há 1 semana, discreta perda de acuidade visual, hepatomegalia e esplenomegalia e linfadenopatia cervical;
indivíduo B: quadro de mal-estar, febre, cefaléia, linfadenopatia difusa, lesões cutâneas maculares rosadas, simétricas, inicialmente distribuídas próximas aos arcos costais e, a seguir, por todo o corpo.
A critério dos médicos responsáveis, foram colhidas amostras de sangue, urina e biópsias, para diversos tipos de análises laboratoriais, e foram iniciados os tratamentos.
Algumas das análises realizadas foram: dosagens séricas de alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, lactato desidrogenase, uréia, creatinina e glicose; dosagens de alguns antígenos e anticorpos específicos; urinálise de rotina e dosagem urinária de creatinina.
Considerando a possibilidade de os quadros clínicos descritos no texto representarem doenças infecciosas e que um teste diagnóstico realizado por microscopia de campo escuro em um aspirado de linfonodo do indivíduo B revelou a imagem acima, assinale a opção correta.
O teste de Wasserman, mostrado na figura, apresenta maior especificidade que o VDRL, uma vez que somente ele identifica antígenos de treponema.
Se as espiroquetas mostradas na figura forem T. pallidum, será confirmado o diagnóstico de sífilis.
O teste de FTA-ABS é um dos mais usados para o diagnóstico sorológico de febre amarela.
A imagem mostrada poderia confirmar o diagnóstico de cisticercose, se associada a um resultado positivo no teste de Machado-Guerreiro.
Em relação às análises microbiológicas, assinale a opção correta.
Em um dos métodos aplicados na esterilização de materiais de laboratório, são utilizados calor, umidade e aumento da pressão simultaneamente.
A análise em microscópio óptico de microrganismos corados pelo método de Gram não permite a diferenciação entre cocos e bacilos.
Os meios de cultura não podem passar por processos de esterilização, uma vez que sua composição é alterada por tais processos.
Cocos gram-negativos, catalase-negativos, agrupados aos pares como Staphylococcus aureus não se desenvolvem em meios de cultura que contenham manitol.
Com o objetivo de definir os requisitos para o funcionamento dos laboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial públicos ou privados que realizam atividades na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia, a ANVISA elaborou a Resolução n o . 302 (ROC no . 302) . A respeito dessa resolução, assinale a opção correta.
A proteção das informações confidenciais dos pacientes é de responsabilidade exclusiva da direção do laboratório.
Áreas do laboratório em que se realize manipulação de S. mansoni devem ser documentadas pelo responsável técnico como tendo nível de biossegurança 2.
O posto de coleta laboratorial deve possuir vínculo com mais de um laboratório clínico, para que possa enviar as amostras em caso de falha de um dos laboratórios.
É suficiente que as informações sobre preparo e coleta de amostras sejam disponibilizadas ao paciente na fase pósanalítica.
Considerando os diversos aspectos da resolução da diretoria colegiada da ANVISA – RDC n.º 302, de 13 de outubro de 2005, assinale a opção correta.
Não é necessário o registro do nome de quem solicitou o exame de um paciente.
O processo analítico não pode ser definido pelo próprio laboratório, devendo ser estabelecido método validado em referências bibliográficas.
Em caso de doenças cuja notificação seja compulsória, compete ao médico que solicitou o exame e não ao laboratório fazê-la.
O laudo de um exame não pode ser assinado somente pelo técnico de nível médio que o realizou, devendo constar obrigatoriamente a assinatura de um profissional de nível superior legalmente habilitado.
Considerando os diversos aspectos relacionados ao controle de qualidade no laboratório de análises clínicas, inclusive os previstos na RDC n.º 302, assinale a opção correta.
Para realizar o controle interno de qualidade, o laboratório deve utilizar amostras produzidas no próprio laboratório exclusivamente para esse fim.
As amostras submetidas ao controle interno de qualidade devem ser analisadas de acordo com métodos desenvolvidos especialmente para esse controle.
Os métodos para a análise de um mesmo tipo de amostra utilizados para controle externo de qualidade e para controle interno de qualidade devem ser iguais.
O laboratório clínico somente é obrigado a participar de ensaios de proficiência para testes de sorologia para HIV.
Considerando os diversos aspectos envolvidos no preparo de soluções em um laboratório, assinale a opção correta.
A medição de volume de 100 microlitros é rotineiramente realizada em balão volumétrico.
Ácidos fortes devem ser guardados em armário fechado, de ferro, a aproximadamente 1,5 m do piso.
O preparo de soluções para meios de cultura deve, obrigatoriamente, envolver alguma etapa de esterilização do material antes do uso do meio.
O equipamento utilizado rotineiramente em análises clínicas para medição de pH chama-se nefelômetro.
Hemograma é uma forma padronizada de análise das células do sangue periférico que, juntamente com dados clínicos, permite conclusões diagnósticas e prognósticas. O hemograma completo deve conter o eritrograma, o leucograma, a contagem de plaquetas e uma descrição da morfologia das células. A respeito do eritrograma, julgue os itens seguintes.
O paciente que apresenta os seguintes índices hematimétricos: VCM de 50 fl, HCM de 17 pg e CHCM de 25 g/dL é portador de anemia macrocítica e hipercrômica.
Hemograma é uma forma padronizada de análise das células do sangue periférico que, juntamente com dados clínicos, permite conclusões diagnósticas e prognósticas. O hemograma completo deve conter o eritrograma, o leucograma, a contagem de plaquetas e uma descrição da morfologia das células. A respeito do eritrograma, julgue os itens seguintes.
Se o paciente apresentar VCM de 50 fl, HCM de 17 pg e CHCM de 25 g/dL, ferritina de 9 microgramas/mL e 10% de transferrina saturada de ferro, a anemia desse paciente pode ser ferropriva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...