Questões sobre Assistência Farmacêutica.

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É permitido a um profissional farmacêutico no exercício de suas funções

  • A.

    exercer simultaneamente a medicina.

  • B.

    permitir a utilização do seu nome por instituições onde não exerça efetivamente sua função.

  • C.

    interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica farmacológica, com fundamento no uso racional de medicamentos.

  • D.

    exercer a profissão em estabelecimento que não esteja devidamente registrado nos órgãos de fiscalização sanitária.

  • E.

    fornecer meio, instrumento, substância ou conhecimento para induzir a prática de eutanásia, sem participar dela.

Os benefícios da racionalização no uso de medicamentos se expressam em sofrimentos evitados, na redução do tempo de ação da doença e no período de hospitalização, com repercussões econômicas para as instituições e sociedade. Neste contexto, a seleção de medicamentos depende de vários fatores, destacando-se o perfil das patologias prevalentes, a infraestrutura para o tratamento, o treinamento e a experiência da equipe disponível.

Considerando o exposto, os seguintes critérios devem ser empregados no processo de seleção de medicamentos, EXCETO:

  • A.

    Priorizar formas farmacêuticas que proporcionem maior possibilidade de fracionamento e adequação à faixa etária.

  • B.

    Padronizar os medicamentos pela marca de referência, adotando-se para tal a Denominação Comum Brasileira – DCB.

  • C.

    Eleger, entre os medicamentos da mesma indicação e eficácia, aquele de menor toxicidade relativa e maior comodidade posológica.

  • D.

    Padronizar especialidades farmacêuticas que tenham informações sobre biodisponibilidade e parâmetros farmacocinéticos.

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) serve de instrumento básico para a elaboração das listas estaduais e municipais de medicamentos, segundo sua situação epidemiológica e contempla um elenco de produtos necessários ao controle preventivo da maioria das patologias prevalentes no país. Considerando a informação acima, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A seleção dos medicamentos da RENAME baseia-se nas prioridades nacionais de segurança pública, bem como na economia, biotecnologia, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade e na biodisponibilidade dos produtos.

  • B.

    As Políticas de Medicamentos estabelecem a atualização e a implementação da RENAME como instrumento racionalizador das ações no âmbito da Assistência Farmacêutica.

  • C.

    A RENAME tem também o papel fundamental de orientar a política pública de desenvolvimento científico e tecnológico, apontar prioridades nacionais na área de produção de medicamentos e do desenvolvimento tecnológico de insumos estratégicos para a saúde.

  • D.

    Garantindo a integralidade do tratamento medicamentoso na forma de linhas de cuidado, definidas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, considerando a RENAME, o SUS disponibiliza tratamento medicamentoso para diversas doenças, geralmente, crônicas e de baixa prevalência.

Muito se tem falado em humanização no ambiente de trabalho. Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano; significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca. Na assistência à saúde humanização significa:

I. reconhecer as pessoas que buscam nos serviços de saúde a resolução de suas necessidades de saúde como sujeitos de direito.

II. observar cada pessoa em sua individualidade, em suas necessidades específicas, ampliando as possibilidades através das quais possa exercer sua autonomia.

III. transformar o modelo assistencial e a humanização do atendimento para que seja garantido ao usuário o direito à informação.

IV. realizar o trabalho em equipe multiprofissional, priorizando a troca de informações, que devem ser compartilhadas por todos os profissionais da equipe.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas I e III.

  • B.

    Somente as afirmativas I, II e III.

  • C.

    Somente as afirmativas II e III.

  • D.

    Somente as afirmativas II e IV.

  • E.

    Todas as afirmativas.

Segundo Gomes, 2.000, a dispensação de medicamentos é uma atividade técnico científica de orientação ao paciente, de importância para a observação ao tratamento e, portanto, eficaz, quando bem administrada. Sobre o sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária (SDMDU), analise as afirmações a seguir:

I. Uma farmácia hospitalar que adote o sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária deverá distribuir todos os medicamentos, em todas as suas formas farmacêuticas, prontos para uso sem necessidades de transferências ou cálculos por parte da enfermagem.

II. O grande desafio para que o sistema por dose unitária seja uma realidade no Brasil é obter formas farmacêuticas estéreis unitarizadas, o que requer um alto investimento financeiro inicial para a aquisição de materiais e equipamentos.

III. O investimento financeiro inicial está relacionado à implantação de uma central de preparações estéreis, o que nem sempre é viável para hospitais de pequeno e médio porte.

IV. Um dos fatores de redução de erros de distribuição e administração de medicamentos no sistema por dose unitária é que a dose do medicamento é embalada, identificada e distribuída, para que a enfermagem possa separá-lo por horário e posteriormente possa administrá-lo ao paciente.

V. A implantação do sistema por dose unitária exige uma série de requisitos, porém não faz parte desses requisitos a existência de uma padronização de medicamentos.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as afirmações I, II e IV.

  • B.

    Apenas as afirmações I, II e V.

  • C.

    as afirmações II, III e IV.

  • D.

    Apenas as afirmações II, III e V.

  • E.

    Apenas as afirmações I, II e III.

Constitui atribuição legal do farmacêutico:

I - Assegurar que os medicamentos, durante a dispensação, tenham boa qualidade e que sejam entregues na dose e quantidades prescritas pelo médico.

II - Fornecer informações sobre o uso correto dos medicamentos promovendo o seu uso racional.

III - Entrevistar o paciente para obter o seu perfil medicamentoso, analisando se o paciente utiliza outros medicamentos sem prescrição.

IV - Promover a prescrição racional e econômica por intermédio da alteração da prescrição do medicamento quando julgar que seja necessário, não sendo preciso comunicar ao médico.

 V - Jamais disseminar as informações acerca dos medicamentos e de outros aspectos da atenção à saúde para as pessoas leigas.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    I, II e III estão corretos.

  • B.

    I, II e IV estão corretos.

  • C.

    I, III e IV estão corretos.

  • D.

    II, III e V estão corretos.

  • E.

    Todos os itens estão corretos.

Do relatório final da I Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (AF), de 15 a 18 de setembro de 2003, foram encontradas propostas que direcionaram para uma visão integrada daAF, refletindo o aumento do interesse de profissionais da saúde e da sociedade por este assunto. Assinale o tópico que NÃO expressa claramente este avanço.

  • A.

    “Garantir aos usuários do SUS acesso aos medicamentos, com humanização do atendimento que vise seu uso correto e seguro, de modo a alcançar, com eficiência e eficácia, os objetivos do tratamento prescrito.”

  • B.

    “Considerar as farmácias como estabelecimentos de saúde, integrados ao SUS, sendo concessões públicas, submetidas e aprovadas em plenário nos Conselhos de Saúde, de propriedade exclusiva de Farmacêutico.”

  • C.

    “Garantir que a farmácia esteja integrada ao sistema de saúde, ao nível de atendimento primário, como preconiza a OMS, e de acordo com os preceitos daRDCnº 328/99.”

  • D.

    “Atuar em paralelo aos órgãos governamentais e ao Congresso Nacional no sentido de garantir que a farmácia esteja integrada ao sistema de atendimento básico de saúde, de acordo com o preconizado pelo SUS, pela Resolução nº 357/01.”

  • E.

    “Promover o desenvolvimento do processo de capacitação continuada, por meio da alocação de recursos dos três níveis de governo, do pessoal envolvido nas diferentes atividades de operacionalização da política nacional de medicamentos.”

A Política Nacional deAssistência Farmacêutica (AF), aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em 2004, define como um dos eixos estratégicos a utilização da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) como instrumento racionalizador das ações no âmbito da AF. O uso restrito de medicamentos daRENAMENÃOse dá em conformidade com o seguinte critério:

  • A.

    medicamentos psicotrópicos sujeitos a controle especial por causa de potência quanto à indução de dependência ( ex : opioidese benzodiazepínicos).

  • B.

    medicamentos que têm indicações bem específicas, só devendo ser utilizados em circunstâncias definidas (ex: beractanto na doença da membrana hialina).

  • C.

    medicamentos que devem ser indicados por especialistas, em programas específicos (ex: antineoplásicos , antiparki sonianos e hemostáticos).

  • D.

    medicamentos que, sob emprego errôneo, perdem rapidamente sua eficácia (ex: antibióticos que se tornam ineficazes pelo surgimento de resistência microbiana adquirida).

  • E.

    medicamentos que, em razão de seu elevado custo, devem ser reservados para as indicações em que se constituem tratamento de primeira escolha (ex: albumina humana no tratamento de grandes queimados).

Segundo a OPA/OMS, 2003, para o Brasil, o termo Assistência Farmacêutica (AF) envolve “atividades de caráter abrangente, multiprofissional e intersetorial, que situam como seu objeto de trabalho a organização das ações e serviços relacionados ao medicamento em suas diversas dimensões, com ênfase na relação com o paciente e a comunidade na visão da promoção da saúde.” Em relação aos componentes do ciclo daAF,NÃOé correto afirmar:

  • A.

    A seleção correta de medicamentos proporciona menores gastos, uma vez que reduz o número de produtos farmacêuticos que serão adquiridos, armazenados e distribuídos. Em contrapartida, muitos ganhos na terapêutica são alcançados.

  • B.

    O aprimoramento das atividades de programação e aquisição requerem menos gastos e proporcionam melhorias consideráveis na regularidade do suprimento de medicamentos.

  • C.

    As atividades adequadas de armazenamento e distribuição representam relações custo/benefício e custo/efetividade positivas uma vez que proporcionam menos perda, não focando, portanto, na garantia da integridade do medicamento.

  • D.

    Na dispensação, os investimentos são menos expressivos, sendo uma etapa fundamental para que um serviço de atenção farmacêutica qualificado seja prestado à população, de forma que haja satisfação do usuário.

  • E.

    No gerenciamento, a melhoria da qualidade pode ser alcançada com os recursos disponíveis, ou seja, fazer as atividades com a melhor qualidade dentro da estrutura física e organizacional disponível.

A Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Comare), criada pela Portaria GM nº 1.254/2005, tem por finalidade realizar a avaliação sistemática da relação dos medicamentos e demais produtos farmacêuticos que devem constar na RENAME e, indicar as alterações necessárias. Para atender a este disposto, a Comare deverá adotar os seguintes critérios de seleção dos medicamentos/produtos:

  • A.

    Registro nacional ou internacional em conformidade com a legislação sanitária e custo de aquisição, armazenamento, distribuição e controle.

  • B.

    Necessidade segundo aspectos epidemiológicos e menor custo de tratamento/dia.

  • C.

    Valor terapêutico comprovado, com base na melhor prova em ensaios clínicos com animais, destacando segurança, eficácia e seletividade.

  • D.

    Composição preferencialmente com uma ou duas substâncias ativas, admitindo-se, apenas em casos especiais, combinações em doses alternadas.

  • E.

    Informações suficientes quanto às características farmacotécnicas e farmacocinéticas, e, em alguns casos, das farmacodinâmicas e toxicológicas.

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