Lista completa de Questões sobre Assistência Farmacêutica. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É DEVER do farmacêutico, EXCETO:
Comunicar às autoridades sanitárias e profissionais, com discrição e fundamento, fatos que caracterizem infringência a este Código e às normas que regulam o exercício das atividades farmacêuticas.
Colocar seus serviços profissionais à disposição das autoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, independentemente de haver ou não remuneração ou vantagem pessoal.
Respeitar a vida humana, jamais cooperando com atos que intencionalmente atentem contra ela ou que coloquem em risco sua integridade física ou psíquica.
Exercer a assistência farmacêutica e fornecer informações ao usuário dos serviços.
Produzir, fornecer, dispensar, ou permitir que seja dispensado meio, instrumento, substância e/ou conhecimento, medicamento ou fórmula magistral, ou especialidade farmacêutica fracionada ou não, que não contenha sua identificação clara e precisa sobre a(s) substância(s) ativa(s) contida(s), bem como suas respectivas quantidades, contrariando as normas legais e técnicas, excetuandose a dispensação hospitalar interna em que poderá haver a codificação do medicamento que for fracionado, sem contudo omitir o seu nome ou fórmula.
Os medicamentos representam uma alta parcela no orçamento do hospital, sendo necessárias medidas preventivas para a racionalização do consumo de fármacos, incluindo uma efetiva dispensação e distribuição de medicamentos. Assinale a alternativa correta quanto ao sistema de distribuição de medicamentos.
O sistema de distribuição coletivo é o melhor sistema de distribuição e deve ser adotado por todos os hospitais brasileiros.
O sistema de distribuição individualizado caracteriza-se pela dispensação dos medicamentos por um período máximo de 12 horas.
O sistema de distribuição por dose unitária é o mais primitivo e arcaico dos sistemas de distribuição de medicamentos.
A vantagem do sistema de distribuição coletivo é a revisão da prescrição pelo farmacêutico e a diminuição de estoque nas unidades assistenciais.
Entre as vantagens da distribuição individualizada, incluem-se a possibilidade de revisão das prescrições médicas, o maior controle sobre o medicamento e a redução de estoque nas unidades assistenciais.
Em relação à reorientação da assistência farmacêutica, assinale a alternativa correta.
Com relação à Atenção Básica à Saúde, a reorientação da assistência farmacêutica visa proporcionar a ampliação da resolutividade das ações de saúde por meio da inserção da Assistência Farmacêutica Básica (AFC) no Programa de Saúde da Família (PSF).
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) foi elaborada pela primeira vez em 2002, aprovada pela portaria n.º 344/1998, sendo instrumento básico para a elaboração da lista nacional dos medicamentos.
Os antibióticos não são considerados medicamentos básicos para assistência farmacêutica, portanto não precisam fazer parte do elenco mínimo e obrigatório de medicamentos na pactuação da atenção básica à saúde.
A assistência farmacêutica objetiva a centralização da gestão em saúde.
Os medicamentos essenciais para a saúde mental só devem ser disponibilizados nas capitais federais.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue o item abaixo, acerca de uso racional de medicamentos.
Na prática clínica, a prescrição racional de medicamentos deve considerar o emprego de dose capaz de gerar efeito farmacológico (eficácia) com mínimos efeitos tóxicos (segurança).
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2011
Em um estabelecimento farmacêutico cabe ao profissional farmacêutico avaliar as prescrições médicas.
São itens a serem avaliados nas prescrições médicas, EXCETO
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2011
O Componente de Medicamentos Estratégicos contém uma série de itens a serem adquiridos pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos municípios.
É CORRETO afirmar que um desses itens são
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Até 1988, a assistência farmacêutica no Brasil circunscrevia-se às atividades da Central de Medicamentos. A partir da implantação do sistema único de saúde (SUS), a assistência farmacêutica teve de ser reformulada para atender às novas demandas de assistência aos pacientes. A respeito da política de assistência farmacêutica adotada no Brasil após a implantação do SUS, julgue os próximos itens.
As novas políticas adotadas no setor da saúde no Brasil levaram à ampliação do conceito de assistência farmacêutica, que constitui um ciclo de ações, abrangendo desde a seleção e aquisição do medicamento até o seu fornecimento ao paciente.Segundo a Resolução 208 do CFF, sobre as atividades da assistência farmacêutica, é de competência da farmácia hospitalar:
rever histórias clínicas
alterar prescrição médica
prescrever antimicrobianos
participar dos estudos de ensaios clínicos
indicar critérios diagnósticos mais amplos
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A farmácia hospitalar é organizada para dispensar adequadamente seus produtos aos pacientes. A escolha de um sistema de distribuição no ambiente hospitalar leva sempre em consideração as características do hospital e os recursos técnicos e financeiros de que este dispõe. Julgue os itens seguintes, a respeito dos sistemas de distribuição.
No sistema de distribuição coletivo, os medicamentos são enviados em suas embalagens originais, o que propicia o aumento do estoque nas unidades assistenciais, como nas farmácias satélites.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A farmácia hospitalar é organizada para dispensar adequadamente seus produtos aos pacientes. A escolha de um sistema de distribuição no ambiente hospitalar leva sempre em consideração as características do hospital e os recursos técnicos e financeiros de que este dispõe. Julgue os itens seguintes, a respeito dos sistemas de distribuição.
Uma das vantagens apresentada pelo sistema coletivo de distribuição é a necessidade de menos funcionários na farmácia para dispensação de medicamentos, o que facilita a etapa de assistência farmacêutica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...