Lista completa de Questões sobre Farmacodinâmica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quimioterapia de altas doses associada a transplante autológico de medula óssea é uma abordagem que tem sido seguida para tratamento de algumas neoplasias como câncer de mama, linfomas e mielomas, tumores de testículo e leucemia mieloide. Com relação a essa abordagem terapêutica, assinale a opção correta.
A quimioterapia somente é realizada com quimioterápicos do grupo dos alquilantes, como cisplatina e doxorrubicina, que são suscetíveis a induzir resistência das células tumorais.
A quimioterapia é aplicável a qualquer tipo de paciente que apresente neoplasia sensível a quimioterápicos.
as limitações hematológicas desse tipo mais agressivo de terapia foram contornadas pela introdução de técnicas de coleta e preservação de células progenitoras associadas a fatores de crescimento hematopoéticos.
Os efeitos colaterais devido à toxicidade de quimioterápicos, como toxicidade gastrointestinal, do SNC ou renal, são amenizados.
A quimioterapia não é aplicável em casos em que houver a resistência das células tumorais à terapia com o quimioterápico utilizado em altas doses.
Os seguintes trechos foram compilados de bulas de medicamentos utilizados nas afecções do aparelho respiratório.
- 90% da aminofilina é metabolizada no fígado em ácido 1,3-dimetilúrico, ácido 1-metilúrico e 3-metilxantina. Os metabólitos são excretados por via renal. Em adultos não fumantes, a meia-vida é de 5-10 horas. Nos fumantes inveterados, a meia-vida altera-se provavelmente devido à indução de enzimas metabolizadoras do fígado.
-A bamifilina apresenta um elevado índice terapêutico.
- O efeito broncodilatador da terbutalina inicia-se 5 minutos, e seu efeito máximo é alcançado 30 minutos, após a injeção subcutânea desse fármaco.
A partir das informações acima apresentadas, julgue os itens a seguir.
A terbutalina, que é um antagonista adrenérgico utilizado no tratamento da bronquite aguda, inibe predominantemente os receptores beta-2, o que reduz a liberação de noradrenalina e produz relaxamento do músculo liso bronquial.A preocupação com os custos das doenças cardiovasculares é crescente em vários países e regiões do mundo. Várias são as classes de fármacos usadas para essa enfermidade. Assim, considerando os medicamentos que afetam as funções renais e cardiovasculares, correlacione as colunas:
1. Inibidor da convertase.
2. Inibidor da reabsorção de sódio e água
3. Bloqueador dos receptores de angiotensina
4. Bloqueador de canais de cálcio.
5. Vasodilatador.
6. Antagonistas dos receptores de aldosterona.
( ) Furosemida.
( ) Hidralazina.
( ) Captopril.
( ) Losartan.
( ) Espironolactona.
( ) Anlodipino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
3 6 1 2 4 5
5 2 6 3 1 4
2 3 6 4 5 1
2 5 1 3 6 4
2 5 3 1 6 4
Paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, chegou ao ambulatório após infarto agudo do miocárdio, além de histórico clínico de angina pectoris estável. A terapia medicamentosa desse paciente baseava-se em: nitrato de isorsobida: 40 mg/dia; ácido acetilsalicílico: 2 comprimidos ao dia; e propranolol: 20mg, 3 vezes ao dia. Com base nesse caso, analise as afirmativas a seguir:
I. O nitrato de isossorbida é classificado como vasodilatador potente, diminuindo a angina pectoris.
II. O ASS tem efeitos analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios devido às associações das porções acetil e salicilato da molécula intata, como também à ação do metabólito ativo salicilato. Tem importância no caso do paciente mencionado para aplacar a dor.
III. O propranolol, um agente betabloqueador, tem importância para diminuir a arritmia que pode se apresentar após o infarto do miocárdio.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas II e III.
Somente a afirmativa I.
Somente a afirmativa II.
Todas as afirmativas.
Somente as afirmativas I e III.
A carbamazepina é um fármaco depressor do sistema nervoso central. Qual dos itens a seguir contém uma característica farmacodinâmica desse fármaco:
Antipsicotico;
Antineurálgico;
Antimaniáco;
Antidiurético;
Todos os itens anteriores são corretos.
Sobre absorção de fármacos, julgue os itens a seguir em V ou F:
I. O aumento do PH plasmático faz com que fármacos fracamente ácidos sejam extraídos do sistema nervoso central para o plasma.
II. Os fármacos precisam atravessar membranas lipídicas para atravessar barreiras celulares.
III. As substâncias não polares dissolvem-se livremente em solventes não polares, como os lipídios, penetrando muito facilmente nas membranas celulares por difusão.
É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):
I;
I e II;
I e III;
II e III;
I, II e III.
Os anestésicos locais impedem reversívelmente a condução dos impulsos nervosos. O mecanismo como isso ocorre é que no interior da célula nervosa o pH é próximo de 7,0, o que favorece o aparecimento maior de cátions que, interagiria com receptores aniônicos existentes na parte interna da membrana, bloqueando a passagem de ___________ o que incapacita a despolarização da membrana, comprometendo os fenômenos elétricos, levando então ao estado anestésico. O íon que corretamente preenche aexplicação do mecanismo de ação dos anestésicos locais é:
Lítio.
Cálcio.
Potássio.
Sódio.
Cloro.
Os imunossupressores atuam, em grande parte, na fase de indução da resposta imunológica, diminuindo a proliferação dos linfócitos; alguns também inibem aspectos da fase efetora, podendo, portanto, serem divididos em diferentes classes. Quanto aos possíveis mecanismos dos agentes imunossupressores e o respectivo exemplo, assinale a opção INCORRETA.
Inibem a produção ou a ação da interleucina-2 (IL-2), como por exemplo, a ciclosporina.
Inibem a expressão do gene das citocinas, como por exemplo, os corticosteroides.
Atuam através de mecanismos citotóxicos, como por exemplo, clorambucil.
Inibem as sínteses de purinas ou de pirimidinas, como por exemplo, rapamicina.
Bloqueiam as moléculas de superfície das células T envolvidas na sinalização, como por exemplo, imunoglobulinas-anticorpos policlonais.
Farmácia - Farmacodinâmica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A absorção, distribuição e biotransformação (metabolismo e a eliminação do fármaco do organismo) são processos dinâmicos que ocorrem desde o momento em que o fármaco é administrado, até que sua totalidade seja removida.
Com base na afirmação acima, assinale a alternativa INCORRETA:
Uma vez administrado e iniciada sua absorção, o fármaco não permanece em um só local, mas é distribuído por todo o organismo.
A velocidade em que esses processos ocorrem não afetam o início, a intensidade e a duração da atividade do fármaco no organismo.
No processo de absorção, a velocidade de difusão do fármaco na membrana depende da sua concentração e de seu coeficiente de partição lipídica.
As fases acima citadas que o fármaco percorre, são parâmetros considerados no estudo de bioequivalência de uma forma farmacêutica.
Mudanças na velocidade de absorção de um fármaco podem resultar em alterações dos valores de concentração máxima do fármaco na corrente sanguínea e o tempo no qual esta ocorre.
Não é um fármaco da classe dos bloqueadores do canal de cálcio:
Anlodipina.
Nifedipina.
Verapamil.
Carvedilol.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...