Lista completa de Questões sobre Farmacodinâmica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa FALSA.
Atenção: Este medicamento pode causar hipertensão pulmonar. Esta frase deve constar, em destaque, no rótulo e bula dos medicamentos que contêm a seguinte substância:
amitriptilina
anfepramona
misoprostol
talidomida
acitretina
Os corticosteroides são utilizados no tratamento da asma desde 1950, devido à sua ampla eficácia anti-inflamatória. Com relação ao uso dos corticosteroides, é correto afirmar que
o mecanismo de ação é relaxar diretamente o músculo liso das vias aéreas e aumentar a reatividade brônquica.
os inalados são curativos, e seu uso crônico aumenta a reatividade brônquica.
os inalados tópicos não causam candidíase orofaríngea nem rouquidão.
a introdução de corticosteroides lipossolúveis, como beclometasona e outros, tornou possível a administração de corticosteroides nas vias aéreas, com absorção sistêmica mínima.
A via da ciclo-oxigenase (COX) do metabolismo do araquidonato produz prostaglandinas que exercem efeitos sobre as células envolvidas na inflamação. A isoforma da COX, a COX-2, é induzida durante a inflamação e tende a facilitar a resposta inflamatória. Assinale a alternativa que apresenta um inibidor altamente seletivo da COX-2.
Piroxican
Ibuprofeno
Indometacina
Cetoprofeno
Rofecoxib
No gráfico a seguir, observe as curvas dose-resposta dos fármacos X e Y e, com relação aos conceitos farmacodinâmicos, assinale a alternativa correta.
O fármaco X tem maior eficácia e, por isso, é mais potente do que o Y.
O fármaco X tem eficácia máxima, ou seja, é capaz de atuar em 100% dos receptores testados.
O EC50 do fármaco Y é igual a 5.10-7.
A diferença entre a eficácia do fármaco X e a do fármaco Y corresponde à janela terapêutica dessa classe de medicamentos em teste.
O fármaco X tem menor EC50 do que o Y.
A dor pode ser definida com uma experiência sensorial e emocional desagradável, relacionada ou não com uma lesão tecidual real ou potencial. Por se tratar de uma sensação subjetiva, seu tratamento não deve ser restrito à eliminação da sensação dolorosa, devendo, também, propiciar alívio ao indivíduo que apresenta dor. Julgue os itens a seguir, a respeito do controle farmacológico da dor.
O paracetamol é um anti-inflamatório não esteroidal considerado eficaz como analgésico para dores de baixa intensidade.
Caso uma grande indústria farmacêutica sintetize a substância ARX e, durante meses, teste suas propriedades físico-químicas e eficácia em modelos in vitro e in vivo, utilizando diferentes espécies de animais, a próxima etapa para o desenvolvimento de medicamento que contenha a substância ARX será o teste em seres humanos. Com relação a essa etapa, julgue os itens que se seguem.
Os ensaios clínicos têm como objetivo determinar os efeitos farmacodinâmicos do novo medicamento.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. A pilocarpina, droga parassimpatomimética, é um agonista dos receptores muscarínicos, comumente utilizada em pacientes com glaucoma agudo.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Os receptores muscarínicos, classificados em cinco tipos, do M1 ao M5, são típicos receptores acoplados à proteína G que ativam a via fosfato de inositol para reduzir os níveis intracelulares de AMP cíclico.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Em doses baixas, tanto a atropina como o metonitrato de atropina causam bradicardia paradoxal em seres humanos, provavelmente em decorrência da sua ação no sistema nervoso central.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...