Questões sobre Farmacologia

Lista completa de Questões sobre Farmacologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A depressão, transtorno psiquiátrico, é caracterizada por desânimo e perda de interesse. Este transtorno de origem multifatorial impossibilita o sujeito de desempenhar as atividades habituais com impacto direto nas relações intersubjetivas. É possível encontrar crianças e adultos de todas as classes sociais e econômicas vivendo com a patologia, ou seja, não há restrição de público. Estima-se que 20% da população geral tem risco de desenvolver o transtorno depressivo em algum período da vida, atualmente há mais de 350 milhões de pessoas convivendo com o transtorno.
Disponível em: AQUINO, Daniele Ramos de; CARDOSO, Rodrigo Alves; PINHO, Lucinéia de. Sintomas de depressão em universitários de medicina. Boletim-Academia Paulista de Psicologia, v. 39, n. 96, p. 81-95, 2019.
Em relação aos medicamentos utilizados para transtornos psiquiátricos, analise as proposições a seguir: I. O Carbonato de Lítio é utilizado no tratamento de distúrbios de humor, estando seu efeito relacionado com a redução da neurotransmissão de noradrenalina e o paciente que o toma deve ingerir bastante líquidos para favorecer sua eliminação do organismo. II. O Ácido valproico é considerado o fármaco de primeira escolha no tratamento do transtorno bipolar, podendo estar associado ou não com o uso concomitante de lítio ou carbamazepina. III. Dentre os efeitos colaterais dos antidepressivos triciclos estão a polidipsia e a hipertensão ortostática postural, em relação a esta última, o farmacêutico deve orientar o paciente a não executar movimentos bruscos ao se levantar ou abaixa. IV. Recomenda-se a ingestão de fluoxetina, um inibidor seletivo da receptação de serotonina, juntamente com alimentos para diminuir a possibilidade de náuseas. Este medicamento tem um tempo de meia-vida longo e sua retirada abrupta não causa problemas para o paciente. V. O citalopram é uma mistura racêmica, ou seja, a molécula quimicamente é capaz de polarizar a luz polarizada para a direita. Uma vantagem do uso deste medicamento é que ele não causa sonolência tampouco inibe a enzima do citocromo P450 2D6.
Acerca das proposições é correto dizer que:

    A) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I, II e V estão corretas.

    C) Apenas as assertivas III, IV e V estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

A resposta terapêutica dos fármacos é dividida em fase farmacêutica que estuda desde a liberação da droga a parti da sua forma de síntese até a absorção pelo organismo, a segunda fase é a farmacocinética da droga, ou seja, o caminho que este medicamento percorre desde sua administração até a sua excreção e, por último, a farmacodinâmica que avalia o efeito que determinado medicamento causa em determinado sítio de ação, levando em conta seu potencial terapêutico e tóxico.
Analise o gráfico a seguir:

    A) Um medicamento bem tolerado tem uma grande margem entre a dose necessária para produzir um efeito terapêutico e a dose tóxica, que é chamada de razão terapêutica, índice terapêutico ou janela terapêutica.

    B) Em relação ao efeito de pico de um fármaco pode-se dizer que este diminui em relação ao aumento da absorção do fármaco, ou seja, quanto mais este for absorvido menor será seu efeito no organismo.

    C) Exime-se de médicos e farmacêuticos a vigilância em relação à possibilidade de sintomas anormais relacionados a certos medicamentos, não havendo necessidade de compreensão das características como indicadores terapêuticos para determinar a eficácia e o risco de toxicidade.

    D) Um medicamento bem tolerado tem uma grande margem entre a dose necessária para produzir um efeito terapêutico e a dose tóxica, que é chamada de razão terapêutica, índice terapêutico ou janela terapêutica.

A pressão arterial é a força de tensão que o sangue exerce sobre a parede dos vasos. A hipertensão arterial sistêmica tem se mostrado altamente prevalente entre os idosos, tornando-se um preocupante problema de saúde pública, em decorrência dos efeitos que podem influenciar nas condições de saúde e na autonomia das pessoas afetadas.
Disponível em: DOS SANTOS, Lucas et al. Contribuições do treinamento concorrente à autonomia de idosos com hipertensão arterial sistêmica. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 272, p. 121-134, 2021.
Acerca do tratamento farmacológico da hipertensão, analise as proposições a seguir:
Diuréticos tiazídicos, ao exemplo da hidroclorotiazida e da indapamida, de alça como a furosemida e poupadores de potássio, ao exemplo da clortalidona e espirinolactona, são utilizados no tratamento da hipertensão
PORQUE
Promovem uma redução do volume plasmática pela diurese e assim diminuem o débito cardíaco, sendo que o seu uso contínuo acarretará num efeito duradouro devido a diminuição da resistência vascular periférica.
Acerca do exposto e sobre o mecanismo de ação dos diuréticos é correto afirmar que:

    A) A proposição I é falsa, a II é falsa e não é uma justificativa da I.

    B) A proposição I é verdadeira, a II é verdadeira e é uma justificativa da I.

    C) A proposição I é verdadeira, a II é falsa e não é uma justificativa da I.

    D) A proposição I é falsa, a II é verdadeira e é uma justificativa da I.

O Paracetamol é largamente disponível, e sua toxicidade frequentemente é subestimada entre os leigos. Está presente em diversas apresentações e combinações medicamentosas. A falha em reconhecer a sua presença em diferentes medicações ou o não entendimento de orientações de dosagem podem propiciar casos de intoxicação.
Disponível em: ZANARDO, Carla Helfenstein et al. Intoxicação por Paracetamol. Acta méd. (Porto Alegre), p. 6-6, 2013.
Sobre a metabolização do acetaminofeno, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que descreve corretamente seu mecanismo de necrose:

    A) Em doses terapêuticas, o acetaminofeno é altamente seguro, metabolizado no fígado pelo citocromo P450, formando um metabólito nomeado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI), que é rapidamente conjugado com GSSH para ser neutralizado e eliminado pela urina. Em altas doses, o paracetamol aumenta os níveis de NAPQI, que sobrecarregam as vias do metabolismo, resultando em necrose hepática. O mecanismo de necrose é devido a reação NAPQI + GSSH, esgotando a GSSH hepatocelular, fazendo com que o NAPQI remanescente reaja com proteínas celulares, modificando-as covalentemente e causando morte celular necrótica.

    B) Em doses terapêuticas, o acetaminofeno é altamente seguro, metabolizado no fígado pelo citocromo P450, formando um metabólito nomeado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI), que é rapidamente conjugado com GSH para ser neutralizado e eliminado pela urina. Em altas doses, o paracetamol aumenta os níveis de NAPQI, que sobrecarregam as vias do metabolismo, resultando em necrose hepática. O mecanismo de necrose é devido a reação NAPQI + GSH, esgotando a GSH hepatocelular, fazendo com que o NAPQI remanescente reaja com proteínas celulares, modificando-as covalentemente e causando morte celular necrótica.

    C) Em doses terapêuticas, o acetaminofeno é altamente seguro, metabolizado no fígado pelo citocromo P450, formando um metabólito nomeado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI), que é rapidamente conjugado com GPX para ser neutralizado e eliminado pelas fezes. Em altas doses, o paracetamol aumenta os níveis de NAPQI, que sobrecarregam as vias do metabolismo, resultando em necrose renal. O mecanismo de necrose é devido a reação NAPQI + GPX, esgotando a GPX renal, fazendo com que o NAPQI remanescente reaja com proteínas celulares, modificando-as covalentemente e causando morte celular necrótica.

    D) Em doses terapêuticas, o acetaminofeno é altamente seguro, metabolizado no fígado pelo citocromo P450, formando um metabólito nomeado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI), que é rapidamente conjugado com GnRH para ser neutralizado e eliminado pelas fezes. Em altas doses, o paracetamol aumenta os níveis de NAPQI, que sobrecarregam as vias do metabolismo, resultando em necrose renal. O mecanismo de necrose é devido a reação NAPQI + GnRH, esgotando a GnRH renal, fazendo com que o NAPQI remanescente reaja com proteínas celulares, modificando-as covalentemente e causando morte celular necrótica.

A história da antibioticoterapia inicia-se durante a Primeira Guerra mundial por parte do médico Alexandre Fleming, que servindo como cirurgião nos campos de guerra, não conseguia aceitar que o crescente número de perdas de vidas se originava mais de processos infecciosos do que das armas dos inimigos. Estabelecer uma terapêutica antimicrobiana requer conhecer o agente infecioso bem como seu perfil se sensibilidade aos fármacos para a escolha do antibiótico mais adequado.
Disponível em: SANTOS, Paulo Caleb Junior de Lima. Farmácia Clínica & Atenção Farmacêutica: contexto atual, exames laboratoriais e acompanhamento farmacoterapêutico. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018.
Acerca das principais classes de antibióticos, analise as proposições a seguir: I. Dentre os fármacos inibidores da síntese da parede celular temos os beta-lactâmicos e os macrolídeos. II. As tetraciclinas, lincosaminas e aminoglicosídeos são exemplos de fármacos inibidores da síntese proteica bacteriana. III. As sulfas, associadas ou não ao trimetoprim, são fármacos com função ne inibidor da síntese do folato bacteriano. IV. Dentre os fármacos que atuam no DNA bacteriano encontramos os metronidazois e os glicopeptídeos. É correto afirmar que:

    A) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    B) Apenas as assertivas II e IV estão incorretas.

    C) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e III estão incorretas.

As interações farmacodinâmicas podem ocorrer quando dois ou mais fármacos atuam sobre um mesmo receptor, ou sobre um mesmo órgão ou sobre um mesmo sistema fisiológico. São as mais previsíveis e as mais frequentes, evidentemente quando se conhecem as ações dos fármacos. Na prática, esse tipo de interação ocorre com extraordinária frequência, não só aumentando um efeito farmacológico, como, também, diminuindo ou suprimindo um efeito tóxico. Entretanto, por falta de previsão, são comuns as reações adversas. Estas interações podem ocorrer em vários níveis: I. Nos próprios receptores farmacológicos II. No mesmo órgão ou sistema fisiológico III. Por modificação do equilíbrio hidroeletrolítico IV. No mesmo sistema interligado fisicamente Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Somente os itens I, III, IV estão corretos.

    B) Somente os itens I, II estão corretos.

    C) Somente os itens I, II, III estão corretos.

    D) Somente os itens II, IV estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

O principal mecanismo de ação da ______________ é o mesmo de todos os outros aminoglicosídeos. Eles se ligam às subunidades ______________ bacterianas e interfere na ligação do mRNA e nos sítios aceitadores de tRNA, interferindo no crescimento bacteriano. Isso leva à interrupção da síntese de proteínas normais e à produção de peptídeos não funcionais ou tóxicos. Outras ações têm sido postuladas para medicamentos dessa classe. Eles apresentam, geralmente, ação ______________contra bactérias Grampositivas e Gram-negativas.
Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas são:

    A) oxacilina, peptidoglicanas, bacteriostática

    B) gentamicina, ribossômicas 50S, bactericida

    C) estreptomicina, ribossômicas 70S, bacteriostática

    D) amicacina, ribossômicas 30S, bactericida

    E) tetraciclina, ribossômicas 30S, bactericida

Um paciente procura um centro de saúde com reclamação de diarreia, cólicas abdominais e emagrecimento. Na consulta, o médico prescreve o seguinte tratamento:

- Metronidazol 250 mg, 2 x ao dia por cinco dias.
- Tinidazol 2 mg em dose única.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Considere que o centro de saúde não recebeu álcool 70º para limpeza de superfícies. O volume de água purificada necessário para preparar 10 L de álcool 70 ºGL, partindo de um álcool com concentração de 96 ºGL, é de 7,29 L.

Um paciente procura um centro de saúde com reclamação de diarreia, cólicas abdominais e emagrecimento. Na consulta, o médico prescreve o seguinte tratamento:

- Metronidazol 250 mg, 2 x ao dia por cinco dias.
- Tinidazol 2 mg em dose única.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O metronidazol é a melhor opção para o tratamento da tricomoníase. O tinidazol não é indicado para tal tratamento.

Um paciente procura um centro de saúde com reclamação de diarreia, cólicas abdominais e emagrecimento. Na consulta, o médico prescreve o seguinte tratamento:

- Metronidazol 250 mg, 2 x ao dia por cinco dias.
- Tinidazol 2 mg em dose única.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O paciente vai ingerir, até o final do tratamento, 2,5 g de metronidazol.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...