Questões sobre Farmacologia

Lista completa de Questões sobre Farmacologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.


Os agonistas adrenérgicos são fármacos que agem em receptores específicos alfa e beta, que desenvolvem atividades farmacológicas distintas de acordo com a interação com tais receptores.

Com base no exposto e na fórmula estrutural da epinefrina, apresentada na imagem, julgue os itens a seguir.  

As substituições no carbono alfa bloqueiam a oxidação pela MAO e prolongam a ação dos fármacos, a exemplo da efedrina e da fenilefrina.

O método de Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL) oferece um método sistemático para selecionar misturas de agentes emulsificantes (tensoativos), a fim de produzir emulsões fisicamente estáveis. Fonte: Aulton, M. E. e Taylor, L. M. G. Aulton - Delineamento de formas farmacêuticas. 4 ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 27 – Emulsões e cremes. 2016.
Analise a tabela de tensoativos e valores de EHL
Tensoativo Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL) Span ® 85 1,8
Span ® 20 8,6 Brij® 98 12,0 Tween ® 80 15,0 Tween ® 20 16,7
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) O Span® 85 forma uma emulsão do tipo O/A.

    B) O Tween® 80 forma uma emulsão do tipo A/O.

    C) Uma emulsão formada pela mistura de 80% de Tween® 20 e 20% de Span® 85 forma uma emulsão do tipo O/A.

    D) Para formar uma emulsão com EHL15, podemos utilizar a mistura de Span® 85 e Brij® 98.

    E) Uma emulsão formada pela mistura de 50% de Span® 85 e 50% de Brij® 98 apresenta características hidrofílicas.

Os diuréticos são fármacos que aumentam a taxa de fluxo de urina. Os usados na clínica também aumentam a taxa de excreção de Na+ - (natriurese) e de um ânion que o acompanha, em geral Cl. A maioria das aplicações clínicas dos diuréticos é direcionada para reduzir o volume de fluido extracelular ao reduzir o teor total de NaCl no corpo. Fonte: Adaptato de Hilal-Dandan R, Brunton LL. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. Capítulo 25 Regulação da função renal e do volume vascular – 2.ed. – Porto Alegre: AMGH, 2015.
Associe a imagem do néfron com o correto local de ação dos fármacos diuréticos

( ) Furosemida. ( ) Hidroclorotiazida. ( ) Acetazolamida. ( ) Espironolactona.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação.

    A) 2, 3, 1 e 4.

    B) 4, 1, 3 e 2.

    C) 3, 1, 2 e 4.

    D) 4, 3, 1 e 2.

    E) 2, 1, 3 e 4.

Fármaco indicado para a profilaxia da malária, em que a resistência à cloroquina não é relatada, para o tratamento da malária não complicada (causada por Plasmodium falciparum, P. malariae, P. ovale ou P. vivax), lúpus eritematoso discoide crônico, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide aguda e crônica, e vem sendo utilizado empiricamente para o tratamento da COVID-19 apesar de não haver nenhum estudo clínico que comprove a sua ação.

    A) Complexo vitamínico com zinco.

    B) Ivermectina.

    C) Azitromicina.

    D) Hidroxicloroquina.

    E) Dexametasona.

A equivalência farmacêutica entre dois medicamentos relaciona-se à comprovação de que ambos contêm o mesmo fármaco (mesma base, sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa), na mesma dosagem e forma farmacêutica, o que pode ser avaliado por meio de testes in vitro (Shargel & Yu, 1999; WHO, 1999). Portanto, pode ser considerada como um indicativo da bioequivalência entre os medicamentos em estudo, sem, contudo, garanti-la. Fonte: Sílvia Storpirtis; Raquel Marcolongo; Fernanda S. Gasparotto; Crisálida M. Vilanova. A Equivalência Farmacêutica no Contexto da Intercambialidade entre Medicamentos Genéricos e de Referência: Bases Técnicas e Científicas. Infarma, v.16, nº 9-10, 2004.
Sobre equivalência farmacêutica, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Soluções orais injetáveis pela via intravenosa são isentas de testes de bioequivalência para o registro de medicamentos genéricos e similares intercambiáveis. ( ) Soluções aquosas de administração oral, que apresentam o fármaco já dissolvido, são isentas de testes de bioequivalência para o registro de medicamentos genéricos e similares intercambiáveis. ( ) Teste de equivalência farmacêutica implica na execução de testes físicos e físico-químicos comparativos entre o candidato a genérico e seu respectivo medicamento de referência, realizado por centro prestador de serviço em equivalência farmacêutica (EQFAR), devidamente habilitado pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas – Anvisa).
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) F, Ve F.

    B) F, F e V.

    C) V, F e V.

    D) F, V e V.

    E) V, V e V.

A análise térmica abrange um grupo de técnicas, a partir das quais uma propriedade física de uma substância, e/ou seus produtos de reação, é medida em função do tempo ou da temperatura enquanto essa substância é submetida a uma programação controlada de temperatura e sob uma atmosfera especificada. Fonte: Storpirtis S, Gonçalves JE, Chiam C, Gai MN. Ciências Farmacêuticas - Biofarmacotécnica. Capítulo 4 Análise térmica aplicada a fármacos e medicamentos – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
Sobre análise térmica, analise as sentenças abaixo.
I- A técnica de calorimetria exploratória diferencial é dependente de variações de energia. II- A análise térmica diferencial é uma técnica dependente da variação de massa. III- A técnica de termogravimetria é dependente de variação de massa. IV- A variação na razão de aquecimento utilizada nas diferentes análises térmicas não influenciam no resultado final.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

    A) I, II e III.

    B) I e III.

    C) I e IV.

    D) II, III e IV.

    E) II e III.

Um dos métodos contraceptivos mais utilizados é a pílula anticoncepcional, que pode ser apresentada contendo apenas um fármaco, porém é mais comumente empregado o uso de dois fármacos combinados para exercer uma melhor ação. Sobre esse método anticoncepcional é CORRETO afirmar que as pílulas agem principalmente na ordem de supressão de:

    A) hormônio luteinizante (LH) e, portanto, impedem a fecundação do óvulo pelo espermatozóide.

    B) hormônio luteinizante (LH) e, portanto, impedem a ovulação.

    C) hormônio do folículo estimulante (FSH) e, portanto, impedem a ovulação.

    D) hormônio do folículo estimulante (FSH) e, portanto, impedem a fecundação do óvulo pelo espermatozóide.

    E) hormônio luteinizante (LH) e, portanto, impedem a nidação.

Em relação aos aspectos quantitativos associados à interação fármaco-receptor, assinale a alternativa correta.

  • A. A afinidade de um fármaco com o receptor é determinada pela intensidade das interações eletrostáticas, pela concentração do fármaco e pela disponibilidade de receptores.
  • B. A potência, a eficácia e a afinidade são parâmetros empregados para estimar a interação entre fármaco e receptor.
  • C. A eficácia refere-se à capacidade de um fármaco de ativar diferentes receptores ao mesmo tempo, a fim de potencializar a resposta celular.
  • D. A concentração eficaz de um fármaco capaz de produzir 50% da respectiva resposta máxima (EC 50) é um parâmetro utilizado na definição da eficácia e da afinidade de um fármaco; no entanto, ela não se aplica na determinação da potência dele.
  • E. Os fármacos ditos potentes necessitam de concentrações plasmáticas altas para a produção dos efeitos terapêuticos.

A respeito dos fármacos anti-inflamatórios, assinale a alternativa correta.

  • A. Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) classificam-se como inibidores não seletivos de ciclo-oxigenase (COX-2).
  • B. Entre os AINEs, o ibuprofeno apresenta o maior risco gastrintestinal e é recomendado como representante de terceira escolha.
  • C. Anticoagulantes e antiplaquetários têm os respectivos efeitos diminuídos por ácido acetilsalicílico.
  • D. AINEs inibem a via das lipoxigenases, suprimindo, portanto, a formação de leucotrienos e de lipoxinas.
  • E. AINEs antagonizam efeitos anti-hipertensivos de inibidores da enzima de conversão (IECA), por bloquearem efeito vasodilatador e natriurético de prostaglandinas.

Considerando dois possíveis arranjos moleculares de um fármaco x no estado sólido, conforme representados de maneira esquemática nas figuras A e B, em que a forma B é mais estável, julgue os itens subsecutivos.

O fármaco x é um sólido amorfo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...