Lista completa de Questões sobre Farmacologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A histamina é encontrada na maioria dos tecidos, porém está presente em altas concentrações no pulmão e na pele e em concentrações particularmente elevadas no trato gastrintestinal. Seus efeitos são produzidos por meio da ação sobre os receptores H1, H2, H3 (e possivelmente H4) nas células-alvo.
As principais ações da histamina nos seres humanos são:
Diversas classificações têm sido propostas para os diuréticos, com base, principalmente, na estrutura química e nos mecanismos e locais de ação. No que se refere a esses fármacos, julgue os itens subsequentes. Os inibidores da anidrase carbônica apresentam ação diurética intensa devido à modulação do ritmo de filtração glomerular, modificando o fluxo plasmático renal.
Diversas classificações têm sido propostas para os diuréticos, com base, principalmente, na estrutura química e nos mecanismos e locais de ação. No que se refere a esses fármacos, julgue os itens subsequentes. Diuréticos osmóticos, como a clorotiazida, são comumente usados para controle do peso corporal por atuarem no metabolismo celular dos adipócitos, provocando um efeito osmótico que diminui a reabsorção de água e aumenta o volume urinário.
Diversas classificações têm sido propostas para os diuréticos, com base, principalmente, na estrutura química e nos mecanismos e locais de ação. No que se refere a esses fármacos, julgue os itens subsequentes. Os tiazídicos são diuréticos que atuam no mecanismo de reabsorção de sódio no túbulo distal, aumentando a excreção de água e sódio.
Diversas classificações têm sido propostas para os diuréticos, com base, principalmente, na estrutura química e nos mecanismos e locais de ação. No que se refere a esses fármacos, julgue os itens subsequentes. A eficácia anti-hipertensiva da furosemida pode ser atribuída ao aumento da excreção de sódio, à redução do volume sanguíneo e à redução da resposta vascular do músculo liso ao estímulo vasoconstritor.
Julgue os itens a seguir, relativos a vitaminas.
O tocoferol, o retinol, a fitomenadiona e a riboflavina são vitaminas lipossolúveis, razão pela qual são mais bem absorvidas na presença de lipídios, suco pancreático e bile.
Com relação a conhecimentos básicos de fitoterapia, homeopatia e uso racional de medicamentos, julgue os itens que se seguem.
Todo medicamento é um remédio, mas nem todo remédio é um medicamento.
As crises dolorosas são as complicações mais frequentes da doença falciforme e devem ser tratadas inicialmente com analgésicos comuns. Caso a resposta terapêutica seja insatisfatória, devem-se associar anti-inflamatórios não esteroides (AINES) ou opioides, de forma escalonada. Acerca dos medicamentos utilizados no controle da dor na doença falciforme, julgue os itens que se seguem. Normeperidina é um metabólito tóxico da meperidina e muito tóxico para o SNC.
Acerca dos mecanismos farmacológicos que desencadeiam a hipoglicemia, julgue os itens a seguir. Entre os hipoglicemiantes sensibilizadores de insulina, os análogos do GLP-1 e os inibidores do DPP-IV apresentam alto risco de indução de hipoglicemia, uma vez que estimulam a secreção de insulina e suprimem a secreção de glucagon dependente de glicose.
Interações medicamentosas são tipos especiais de respostas farmacológicas, em que os efeitos de um ou mais medicamentos são alterados pela administração simultânea ou anterior de outros medicamentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.
Fármacos indutores enzimáticos, como cortisona, prednisona, carbamazepina, fenitoína e rifampicina, são sujeitos a controle especial, pois elevam os níveis plasmáticos de fármacos administrados concomitantemente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...