Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A anemia hemolítica não esferocítica hereditária, em que, após a ingestão de medicamentos como a primaquina, se observa oxidação das membranas dos eritrócitos e leucócitos, está relacionada com a deficiência da enzima: (A) dopamina β-hidroxilase.
dopamina β-hidroxilase.
glicose-6-fosfato desidrogenase.
monoamina oxidase.
fosforibosil pirofosfato sintetase.
aspartato aminotransferase.
A supressão da secreção ácida noturna parece constituir o determinante mais importante da velocidade de cicatrização das úlceras duodenais. O uso de uma dose única ao deitar pode ser geralmente igualmente eficaz, proporcionando maior aderência do paciente ao tratamento, do que a administração em duas ou três vezes ao dia. Assinale a alternativa que apresenta posologias, uma vez ao dia, de antagonistas H2, corretas para um paciente adulto com úlcera duodenal:
Ranitidina 300 mg, cimetidina 800 mg, famotidina 40 mg.
Ranitidina 1000 mg, cimetidina 80 mg, famotidina 400 mg.
Ranitidina 300 mg, cimetidina 80 mg, famotidina 4 mg.
Ranitidina 3000 mg, cimetidina 800 mg, famotidina 40 mg.
Em relação ao álcool e a outras drogas relacionadas a dependência e tolerância, julgue os itens a seguir.
Como a absorção de álcool ocorre mais rapidamente no intestino delgado que no estômago, a presença de alimentos no estômago pode retardar a absorção de álcool.
A causa mais comum da doença hemolítica do recém-nascido está relacionada com o anti-Rh0 . Este anticorpo pertence à classe:
IgA
IgA
IgE
IgG
IgM
No gráfico abaixo da curva de concentração versus o tempo de um fármaco, medida no plasma, assinale a alternativa que melhor exprime as incógnitas X e Y:
X = fase de eliminação; Y = fase de distribuição.
X = fase de eliminação; Y = fase de biotransformação.
X = fase de biotransformação; Y = fase de distribuição.
X = fase de biotransformação; Y = fase de eliminação.
Em relação ao álcool e a outras drogas relacionadas a dependência e tolerância, julgue os itens a seguir.
Tolerância significa redução da resposta aos efeitos do uso contínuo de uma droga, o que acarreta a necessidade de aumento de doses para a obtenção dos mesmos efeitos.
A temperatura média de incubação dos meios de cultura durante a realização da coprocultura é de 37 °C, porém algumas bactérias são termotolerantes e têm seu crescimento favorecido pelo aumento da temperatura. O gênero de bactérias que cresce bem a 42-43 °C, inibindo o crescimento de outras e, com isso, facilitando o seu diagnóstico, é:
Escherichia.
Proteus.
Clostridium.
Campylobacter.
Salmonella.
Os mecanismos pelos quais alguns fármacos produzem efeitos teratogênicos ainda não estão bem fundamentados e provavelmente se devam a diversos fatores. Por exemplo, os fármacos podem exercer ação direta sobre os processos de diferenciação nos tecidos em desenvolvimento. Assinale a alternativa correta que contenha o fármaco e seu respectivo efeito teratogênico de maior relevância:
Varfarina, bócio congênito.
Ácido valpróico, defeitos no tubo neural.
Propiltiouracil, defeitos no tubo neural.
Barbitúricos, bócio congênito.
Em relação ao álcool e a outras drogas relacionadas a dependência e tolerância, julgue os itens a seguir.
O isopropanol, utilizado nas preparações anticongelantes, é um depressor do sistema nervoso central; sua toxicidade, no entanto, é bem maior que a do etanol.
O diagnóstico de muitas doenças infecciosas e sistêmicas depende da detecção de antígenos e/ou anticorpos específicos na circulação ou nos tecidos, utilizando-se anticorpos monoclonais ou imunoensaios. Uma metodologia utilizada para obtenção desses anticorpos monoclonais se dá através da produção de:
granulomas.
tumores de células T.
lipossomas.
mieloma múltiplo.
hibridomas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...