Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O paraquat é um herbicida e por ser tóxico pode provocar intoxicações. Analise as afirmativas abaixo:
I - É um sal de amônio quaternário, bastante solúvel em água e largamente absorvido por via digestiva, inalatória e dérmica.
II - Após a absorção, o paraquat liga-se fortemente às proteínas plasmáticas, sendo distribuído principalmente para os rins, pulmões e músculos.
III - O mecanismo de ação pode ser explicado pela alta afinidade do paraquat com os processos de óxido-redução, desencadeando a formação de radicais livres. Isto ocorre na presença do NADPH e do citocromo P450 redutase.
IV - Numa intoxicação por paraquat o fígado é afetado moderadamente, os rins são acometidos precocemente e as alterações pulmonares manifestam-se dois a quatro dias depois da ingestão.
V - A morte numa intoxicação por paraquat sobrevém geralmente por insuficiência respiratória progressiva e em casos graves a principal complicação é o choque.A morte se deve à falência de múltiplos órgãos.
Estão corretas
I, II e III
I, III e IV
II, III e V
III, IV e V
Marque a opção verdadeira:
O tratamento básico numa intoxicação por paraquat é a administração de oxigênio complementar uma vez que o indivíduo encontra-se com insuficiência respiratória.
Numa intoxicação por paraquat, mesmo ela sendo uma substância cáustica, a lavagem gástrica deve ser realizada nas duas primeiras horas de ingestão, porque a toxicidade sistêmica é mais prejudicial do que seu efeito local no trato digestivo.
A terra de füller, a bentonita e o carvão ativado em solução são efetivos para diminuir a absorção do paraquat presente no trato digestivo, mesmo quando administrados 24 horas depois de intoxicado.
O antídoto específico para tratamento de intoxicação por paraquat é a vitamina K.
Analise as afirmativas:
I - A validade da utilização da atividade colinesterásica para a monitorização biológica na exposição a anticolinesterásicos é ilimitada, não sofrendo variações biológicas, intra e inter individuais, na população sadia.
II - No caso dos carbamatos, outro método de monitoração biológica utilizado, porém de menor importância, é a determinação de produtos de biotransformação na urina.
III - A colinesterase eritrocitária constitui um indicador mais específico e sensível em exposições crônicas do que a colinesterase plasmática.
IV - Valores baixos de atividade da colinesterase plasmática podem ser encontrados em pessoas portadoras de doenças hepáticas e aumentados no hipertireoidismo.
V - Valores baixos da colinesterse eritrocitária são encontrados em indivíduos com leucemias e neoplasias, enquanto altos valores existem em pessoas com policitemia, talassemias ou discrasias sanguíneas congênitas.
Marque a alternativa verdadeira:
I e III são corretas
I, III e IV são corretas
II é incorreta
I é incorreta
Sobre o pentaclorofenol, marque a opção correta:
O pentaclorofenol técnico possui entre os principais contaminantes as dibenzodioxinas e dibenzofuranos
Entre as dibenzodioxinas está 2,3,7,8- tetraclorodibenzodioxina (TCDD), de baixa lipossolubilidade e uma meia vida biológica de 1 dia.
A ação principal do pentaclorofenol consiste na inibição da citocromo oxidase, com conseqüente aumento do metabolismo basal, levando à elevação da temperatura.
Com relação a reação entre o ácido acético, CH3CO2H e o cianeto de sódio, NaCN, sabendo-se que o ácido acético é mais forte que o cianeto de hidrogênio, HCN, podemos afirmar corretamente:
A base conjugada do ácido acético é o HCN, pois os íons Na+ não reagem apreciavelmente com água, permitindo que o equilíbrio da reação seja deslocado para a esquerda.
Como todas as reações ácido-base de Brönsted deslocam-se predominantemente no sentido do ácido e base mais fracos, a reação favorece o par HCN/CH3 ao atingir o equilíbrio.
Podemos misturar o ácido acético e o cianeto de sódio que não corremos o risco de formação do HCN cuja dose mortal média é de 50 a 60 mg, pois o equilíbrio da reação é sempre deslocado para a esquerda.
Como todas as reações ácido-base de Brönsted deslocam-se predominantemente no sentido do ácido e base mais fortes, a reação favorece o par CH3CO2H / CN-ao atingir o equilíbrio
O pH de 0,50L de solução-tampão constituída por ácido fórmico (0,50M (HCO2H) e formiato de sódio 0,70M (NaHCO2) é de:
4,11
4,00
3,89
3,86
O álcool etílico é um depressor do sistema nervoso central. O estímulo inicial aparente resulta da depressão dos centros de inibição do cérebro. Numa pessoa, a concentração alcóolica sangüínea pode atingir, em média cerca de 0,1% uma hora após a ingestão de quatro copos de vinho, ou quatro garrafas de cerveja. Dirigir com um nível alcóolico acima de uma concentração de 0,46g de álcool por litro de sangue é ilegal por causa do risco aumentado de acidentes automobilísticos. Um adulto tem, em média, sete litros de sangue. Para que esse adulto possa tomar uma bebida alcóolica sem cair na faixa de risco, não deve ingerir uma quantidade de álcool etílico superior a:
5g
0,07 mol de moléculas
35g
0,50 mol de moléculas
O veneno dez oitenta (1080) é composto do fluoroacetato de sódio que é um potente inibidor do ciclo do ácido cítrico por inibição da enzima:
isocritrato-desidrogenase
fumarase
citrato-sintase
aconitase
Os praguicidas são substâncias importantes na toxicologia. Analise as afirmativas abaixo:
I - O alucloro é um herbicida acetanilídico empregado em várias culturas contra gramíneas.
II - Persistência de um praguicida é o tempo necessário para que 50 a 100% do composto não seja mais encontrado no local de aplicação.
III - Os herbicidas derivados da uréia pertencem ao grupo dos praguicidas moderadamente persistentes ou moderadamente residuais.
IV - O produto técnico fenuron ( herbicida uréico) contém como contaminante a etilenotiuréia, composto teratogênico, mutagênico e carcinogênico.
V - A dimetenamida é uma substância gasosa, indicada para o emprego na lavoura em diversas culturas.
São corretas:
I e III
II, IV e V
IV e V
III, IV e V
Analise as afirmativas abaixo:
I - Os inseticidas membros da classe dos inseticidas organofosforados são causa freqüente de intoxicações agudas; além disso muitos deles são potentes carcinogênicos.
II - O paration, por biotransformação sofre redução dos grupo nitro ( NO2) presentes em sua molécula.
III - A reação de biotransformação do tipo oxidação de grupos tioéter, de ocorrência freqüente entre os inseticidas organofosforados, pode resultar na formação de produtos mais tóxicos que o seu precursor.
IV - O tetraetil-pirofosfato, substância potencialmente muito tóxica, é uma impureza de fabricação do produto técnico demeton etílico.
V - A contração involuntária dos músculos, fasciculações e enfraquecimento muscular generalizado são efeitos muscarínicos próprios dos inseticidas organofosforados.
Assinale a alternativa verdadeira:
Apenas I, II e V estão corretas
Apenas II, IV e V estão corretas
Apenas II e III estão corretas
Apenas III e IV estão corretas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...