Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A administração de duas ou mais substâncias leva a interações químicas. Analise as afirmativas relacionadas ao assunto e marque a opção verdadeira:
A interação entre duas substâncias com mecanismos de ação iguais, resulta em uma soma de efeitos produzidos por cada uma delas, levando a um efeito aditivo.
O tetracloreto de carbono e etanol são hepatotóxicos, mas, juntos, um bloqueia a ação do outro, produzindo uma anulação do efeito hepatotóxico.
Sinergismo acontece quando uma determinada substância não tem efeito tóxico num certo órgão ou sistema, mas quando administrada junto a outra substância química com toxicidade específica em determinado órgão, torna a última muito menos tóxica.
Potenciação acontece quando o efeito combinado das duas substâncias é igual ou superior soma matemática dos efeitos que cada uma delas produz quando administradas separadamente.
O antagonismo é a base do tratamento nas intoxicações agudas. Analise as afirmativas abaixo:
I - O antagonismo acontece quando duas substâncias administradas juntas, uma interfere na ação da outra.
II - Uma intoxicação por barbitúrico leva a hipotensão, a qual pode ser revertida pelo uso de adrenalina. Esta interação chama-se funcional.
III - O uso de dimercaprol numa intoxicação por metais leva a produtos menos tóxicos, e esta interação chama-se antagonismo químico.
IV - Numa intoxicação por monóxido de carbono, há formação de carboxihemoglobina quando interage com a hemoglobina. A administração de oxigênio é a base do tratamento, uma vez que há uma competição com o monóxido de carbono pelo mesmo sítio de ligação da hemoglobina.
V - Um antagonismo toxicocinético acontece com a interação de um indutor enzimático com um inseticida organofosforado. Nesta interação observa-se um efeito tóxico maior produzido pelo inseticida.
Estão corretas:
Apenas I e III
Apenas I e IV
Apenas II e V
Todas
.Com relação à Toxicocinética, analise as questões abaixo:
I - Absorção é a passagem de substâncias químicas do local de contato para a circulação sanguínea.
II - A intensidade e duração do efeito tóxico dependem da concentração do agente tóxico alcançada nos sítios de ação.
III - A distribuição do toxicante ocorre inicialmente nos órgãos altamente irrigados; logo, aqueles pouco irrigados nunca sofrem efeitos tóxicos.
IV - A pele é relativamente impermeável à maioria dos íons bem como às soluções aquosas; entretanto é permeável a grande número de toxicantes sólidos, líquidos e gasosos.
V - A camada da pele limitante da velocidade de absorção dos toxicantes é a derme.
Estão corretas:
I, III e V
I, II e III
I, III e V
I, II e IV
Os toxicantes atravessam as membranas por diferentes mecanismos, dependendo de suas propriedades físico-químicas. Sobre o assunto, marque a opção verdadeira:
O transporte passivo é o mecanismo dependente exclusivamente do gradiente de concentração. Este processo compreende a pinocitose.
Na difusão facilitada, a substância é transportada por carreador, havendo consumo de energia, e ocorrendo a favor do gradiente de concentração.
O transporte ativo é um processo caracterizado por consumo de energia, movimento de substância contra gradiente de concentração e a existência de substâncias carreadoras de moléculas.
A filtração é um exemplo de transporte ativo.
Marque a opção verdadeira.
As substâncias xenobióticas são, em sua maioria, lipofílicas; essa propriedade dificulta o seu transporte na corrente sangüínea por lipoproteínas.
As substâncias xenobióticas lipofílicas são metabolizadas a metabólitos hidrofílicos em duas etapas (reações). Essas reações produzem produtos de conjugação com substratos endógenos, que são hidrossolúveis e excretados com mais facilidade.
Fatores endógenos, como estado nutricional e hormonal, não alteram as atividades das enzimas envolvidas no metabolismo de substâncias xenobióticas.
Fatores exógenos (por exemplo, drogas, etanol, estresse) não podem induzir ou inibir as atividades das enzimas que metabolizam xenobióticos.
Marque a opção verdadeira.
O pH e o pKa são fatores importantes na absorção gastrintestinal. Logo, uma substância ácida com pKa < 3 é melhor absorvida no intestino.
As moléculas polares atravessam facilmente as membranas, deslocando-se rapidamente de um compartimento a outro.
As proteínas séricas têm o poder de complexar muitas moléculas. A porção do toxicante complexada com as proteínas é temporariamente inativada e é incapaz de atravessar membranas.
O volume de distribuição é um parâmetro toxicocinético que indica a extensão da distribuição de uma substância. Logo, um grande volume de distribuição indica que uma grande fração permanece no plasma.
Sobre a biotransformação marque a opção verdadeira:
A reabsorção é comum em toxicantes que sofrem reações químicas e seus produtos são hidrofílicos.
Os toxicantes sempre sofrem as reações das fases I e II de biotransformação.
As enzimas citosólicas ( citocromo P450) catalisam a maioria das reações de fase I da biotransformação
As reações de fase II da biotransformação dependem, para sua ocorrência, de moléculas sintetizadas no próprio organismo.
A toxicodinâmica é o estudo da natureza de ação tóxica exercida por substâncias químicas sobre o sistema biológico. Analise os seguintes mecanismos:
I - A atropina e a escopolamina fixam-se e bloqueiam os receptores muscarínicos da acetilcolina, nos sistemas nervosos central e autônomo.
II - A tetrodoxina bloqueia os canais de sódio situados nas membranas axônicas, impedindo as trocas iônicas, causando paralisia muscular.
III - As toxinas botulínicas produzidas pelo Clostridium botulinum complexam-se reversivelmente com o axônio terminal colinérgico e bloqueiam a liberação de adrenalina.
IV - A nicotina do cigarro, em baixas concentrações, estimula os receptores de acetilcolina pós-sinápticos situados nos gânglios, simpáticos e parassimpáticos, nas placas terminais de junções neuromusculares e nas supra-renais.
V - Em elevadas concentrações a nicotina pode causar despolarização persistente de membranas das fibras pós-sinápticas e depressão dos órgãos inervados.
Estão corretas:
Apenas I e II
Apenas III e V
I, II, III e V
I, II, IV e V
Marque a opção correta ao analisar o mecanismo de ação das substâncias.
O cianeto de sódio interfere no fornecimento de oxigênio aos tecidos, através da oxidação de ferro da hemácia, levando à formação de metemoglobina.
Os toxicantes podem sofrer biotransformação e produzir substâncias reativas que interagem covalentemente com os sítios nucleofílicos das macromoléculas celulares.
A inibição enzimática leva a uma diminuição da biotransformação, levando sempre a um aumento do efeito tóxico.
A excreção de substâncias de natureza ácida ou básica sofre grande influência do pH da urina. Assim a elevação do pH da urina pela administração de bicarbonato de sódio, aumenta a ionização de substâncias ácidas, dificultando a excreção.
O método de escolha para determinação do teor de álcool etílico no sangue ou urina é:
Absorção atômica
Radioimunoensaio
Cromatografia líquida
Cromatografia gasosa
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...