Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na Análise Toxicológica busca-se identificar a substância química que se apresenta ligada a uma matriz biológica. Em relação ao trabalho analítico, analise as afirmativas abaixo:
I - Busca-se na análise toxicológica apenas a identificação da substância química precursora da intoxicação, nunca daquelas produzidas no processo de biotransformação.
II - Uma a questão a ser definida antes do trabalho analítico é a finalidade da análise.
III - A amostra a ser selecionada é aquela que melhor represente a biodisponibilidade, a eliminação ou o efeito do toxicante no organismo
IV - Para confirmar ou quantificar toxicantes, a seqüência da análise toxicológica compreende as fases: separação, extração, purificação e identificação.
V - A identificação e a quantificação do analisando, depois de extraído do material biológico devem ser feitas por meio de uma técnica cuja sensibilidade seja compatível com o seu teor na amostra.
Estão corretas:
Apenas II e III
Apenas I e IV
II, III, IV e V
I, II, III e V
Analise as afirmativas abaixo:
I - Para que se possa atribuir a uma substância química a causa de uma intoxicação que leva uma pessoa à morte, é necessário fazer uma correlação entre os achados químicos, clínicos e anatomopatológicos.
II - Os resultados das análises servem para confirmar a intoxicação e o analista químico deve elaborar o seu laudo e fazer sua interpretação com base na toxicodinâmica da droga.
III - Jamais uma análise química sozinha, mesmo quantitativa, inclui ou exclui uma intoxicação como causa de morte.
IV - Na interpretação do resultado da análise toxicológica devem ser levados em consideração fatores como tolerância, sinergismo, condições individuais da vítima, dose terapêutica e toxicidade da droga.
Estão corretas:
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I, II e IV
I, II, III e IV
Sobre os métodos de análises utilizados no trabalho analítico, marque a opção verdadeira.
A espectrofotometria de absorção é a medida de absorção por parte dos compostos químicos analisados, de uma radiação eletromagnética cujo comprimento de onda se situa em uma banda definida e estreita.
Absorbância é uma medida utilizada em espectrofotometria chamada de densidade óptica e extinção, podendo ser chamado também de transmitância.
A cromatografia é um método analítico para separação de componentes de uma mistura, com base nas diferentes velocidades de migração desses componentes em razão das afinidades relativas em apenas uma fase ( líquido ou sólido).
A cromatografia é um método utilizado apenas em análises qualitativas; por esta razão deve-se utilizar um método de confirmação.
Na determinação de mercúrio na urina pelo método de absorção atômica na coleta da urina deve-se adicionar:
1,0 mL de HNO3 6 molar para cada 100 mL de urina
2,0 mL de HNO3 6 molar para cada 100 mL de urina
1,0 mL de NaOH 6 molar para cada 100 mL de urina
2,0 mL de NaOH 6 molar para cada 100 mL de urina
Sobre a cromatografia, marque a opção verdadeira:
A cromatografia pode ser classificada de acordo com os mecanismos de separação física em cromatografia de adsorção e de partição. A de adsorção baseia-se nas diferentes solubilidades dos componentes da amostra.
Na Cromatografia em Camada Delgada a análise qualitativa de uma substância realiza-se através de seu Rf que se determina pela relação entre a distância percorrida pela fase móvel dividida pela distância percorrida pela substância.
A fase móvel é selecionada em função de suas polaridades; logo em ordem crescente de polaridade podemos citar: éter de petróleo, clorofórmio, acetona, metanol e água.
O processo de separação da Cromatografia em Camada Delgada está fundamentado no fenômeno de partição
Sobre a cromatografia gasosa, marque a opção verdadeira:
A cromatografia gasosa é utilizada na separação de substâncias volatilizáveis, uma vez que se usam temperaturas convenientes no local de injeção da amostra e na coluna, possibilitando a vaporização dessas substâncias.
A fase estacionária na cromatografia gasosa é um gás. E os gases mais usados são: nitrogênio, hélio, hidrogênio e argônio.
O Detector de captura de elétrons utilizado na Cromatografia Gasosa é seletivo para compostos contendo fósforo e nitrogênio como os inseticidas fosforados e nitrogenados.
O Detector por ionização em Chama tem uma baixa sensibilidade, sendo utilizados para identificação de compostos com halogênios como os inseticidas clorados.
Na identificação de drogas pode-se afirmar corretamente:
A identificação da maconha pode ser feita utilizando-se o reagente de DUQUENÓIS ( solução de nitrato férrico) levando a um composto violeta.
A maconha pode ser identificada por Cromatografia em Camada Delgada, utilizando-se um revelador denominado ninidrina
A cocaína ( cloridrato) pode ser identificada utilizando o tiocianato de cobalto produzindo um precipitado azul o qual não se dissolve na presença de ácido clorídrico.
O princípio ativo da maconha é o tetrahidrocanabinol classificado como alcalóide.
Sobre os Benzodiazepínicos, marque a opção verdadeira:
Os benzodiazepínicos são substâncias estimulantes do Sistema Nervoso Central que interagem com receptores específicos localizados paralelamente aos receptores de GABA.
O uso crônico de benzodiazepínicos produz tolerância e dependência. A tolerância é explicada por sua capacidade de provocar indução enzimática.
São fármacos relativamente seguros, uma vez que têm largo índice terapêutico.
São bem distribuídos pelos tecidos orgânicos e ligam-se fracamente às proteínas plasmáticas.
Com base no texto acima, na implantação, na estruturação e no funcionamento de farmácia clínica no âmbito de uma farmácia hospitalar, julgue os itens subseqüentes.
Segundo publicação do Ministério da Saúde sobre Farmácia Hospitalar (Guia Básico, 1994), a implantação da farmácia clínica pressupõe a existência de uma farmácia hospitalar moderna e bem estruturada. A experiência de Natal contraria esse pressuposto.
Com base no texto acima, na implantação, na estruturação e no funcionamento de farmácia clínica no âmbito de uma farmácia hospitalar, julgue os itens subseqüentes.
Os farmacêuticos da UFRN superaram as deficiências estruturais da farmácia hospitalar e implantaram a farmácia clínica porque houve um planejamento de ações: formação de equipe especializada, criação do CIM, elaboração da padronização e inserção em equipe multidisciplinar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...