Lista completa de Questões sobre Hematologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O antígeno RhD é o mais importante do sistema Rh, em razão de sua relação com a doença hemolítica do recém-nascido. No que se refere ao fator Rh, assinale a opção correta.
Para os pacientes cujo ensaio de aglutinação tenha sido negativo para o fator Rh, é recomendada a determinação do fator D, pois há a possibilidade de ser um paciente com Rh fraco.
Os indivíduos Rh negativo que apresentam o antígeno CDE podem doar sangue para todos os indivíduos Rh negativo.
Os pacientes com Rh fraco e os pacientes com Rh positivo apresentam diferenças qualitativas quanto à expressão do fator Rh.
Os anticorpos naturais anti-Rh determinam se um indivíduo é Rh positivo.
Toda mulher Rh positivo que estiver esperando um filho de um homem Rh negativo deve ser dessensibilizada logo após o nascimento do filho.
A leucopenia é uma manifestação hematológica bastante frequente nos hemogramas de rotina. Com relação à leucopenia, assinale a opção correta.
O uso de corticoides é um importante agente causador da linfopenia.
Durante a infecção com o HIV, o paciente apresenta diminuição do número de monócitos circulantes, devido à capacidade desse vírus de infectar preferencialmente monócitos.
Pacientes com contagem de leucócitos no sangue periférico que variam de 5 x 103/mL a 10 x 103/mL são considerados leucopênicos.
A neutropenia é uma anomalia que pode surgir a partir de uma infecção causada por helmintos.
Nos hemogramas, o desvio à esquerda é caracterizado pelo aumento de monócitos jovens na circulação sanguínea.
A respeito das alterações hematológicas encontradas no sangue periférico de pacientes anêmicos, assinale a opção correta.
As anemias são diagnosticadas e classificadas com base na hemoglobina.
Indivíduos com anemia ferropriva sem tratamento apresentam contagem de reticulócitos normal.
A contagem de eritrócitos, que é determinante para o diagnóstico diferencial das anemias, está aumentada nas anemias macrocíticas e diminuída nas anemias microcíticas.
Para que um indivíduo adulto do sexo masculino seja considerado anêmico, ele deve apresentar hematócrito com valores iguais ou inferiores a 45%.
Um paciente anêmico que apresenta o valor de VCM de 65 fl possui anemia microcítica.
As hemácias são os elementos figurados mais abundantes do sangue. As análises qualitativas e quantitativas das hemácias auxiliam o diagnóstico dos pacientes com doenças hematológicas. A respeito de variações morfológicas e numéricas observadas nas hemácias dos pacientes, assinale a opção correta.
A presença de células macrocíticas é indicativa de deficiência de ferro.
A contagem global de hemácias apresenta maior reprodutibilidade que a porcentagem de hematócrito. Logo, esta está sendo substituída por aquela na prática laboratorial.
Índice volumétrico representa o valor do hematócrito multiplicado por 100 e dividido pelo valor da contagem da hemoglobina.
Em todos os estágios de maturação, as hemácias apresentam grânulos arredondados dispersos no citoplasma, que se coram com substâncias ácidas.
A anisocitose refere-se a uma grande variação do tamanho das hemácias.
Trombocitose indica aumento de
neutrófilos.
hemácias.
leucócitos.
plaquetas.
eosinófilos.
Com relação à hematologia, julgue os itens de 79 a 86.
Na maioria das vezes, a doença hemolítica do recém-nascido é provocada pela imunização materna ao antígeno D, presente nas hemácias fetais.
Com relação à hematologia, julgue os itens de 79 a 86.
Em caso de doença hemolítica em recém-nascidos, o hemograma revela anemia com eritrócitos circulantes em grande número.
Com relação à hematologia, julgue os itens de 79 a 86.
A eliptocitose hereditária é causada por defeitos nas interações horizontais entre as proteínas formadoras da membrana eritrocitária.
Com relação ao diagnóstico das infecções por protozoários e helmintos, julgue os itens de 93 a 98.
Para o diagnóstico da esquistossomose, utiliza-se o exame parasitológico de fezes, com preferência pelo método Kato-Katz, que permite a determinação da quantidade de ovos por grama de fezes.
Com relação à hematologia, julgue os itens de 79 a 86.
A hiperuricemia por excesso de metabolismo proteico é um achado comum na leucemia mieloide crônica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...