Lista completa de Questões sobre Hematologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Alguns exames servem como suporte ao diagnóstico em situações difíceis de realização da sorologia, como nos casos de epidemias e em caso de falta de kits específicos. Neste sentido, o hemograma desempenha papel fundamental para o imediato tratamento. Suponhamos que o paciente chegou ao pronto atendimento do hospital municipal com sinais clínicos de infecção e não foi possível identificar o foco infeccioso. Assinale a alternativa correta que corresponde ao tipo de leucócito que estará predominante no hemograma realizado rapidamente, se a infecção for bacteriana.
A segurança e a qualidade do sangue e hemocomponentes devem ser asseguradas em todo o processo, desde a captação de doadores até a sua administração ao paciente. A hemovigilância inserese nessa perspectiva como um sistema de avaliação e alerta, organizado com o objetivo de recolher e avaliar informações sobre os efeitos indesejáveis (MANUAL TÉCNICO DE HEMOVIGILÂNCIA, 2007). Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Os hemocomponentes processados só podem ser liberados para o consumo após a conclusão dos testes imunohematológicos e sorológicos (tipagem sangüínea ABO (direta e reversa); Rh; anticorpos irregulares; Doença de Chagas; Hepatite B; Hepatite C; HIV/AIDS; HTLV I/II e Sífilis.
II. O sangue total e o concentrado de hemácias devem ser armazenados em temperatura de 2 a 6º C, com validade entre 21 a 42 dias. O plasma comum, fresco congelado e o crioprecipitado devem ser armazenados em freezer em temperatura inferior a -20º C com validade acima de 1 ano. E o concentrado de plaquetas deve ser armazenado em temperatura entre 20 e 24ºC, sob agitação constante e tem validade de 3 a 5 dias.
III. Durante todo período de transfusão o paciente deve ser rigorosamente observado e, pelo menos nos primeiros 10 minutos da transfusão, um técnico preparado deverá permanecer ao seu lado observando-o. O tempo de infusão de cada bolsa deve ser indicado pelo médico, entretanto, nunca deve exceder 4 horas. Na suspeita de reação transfusional, a transfusão deve ser suspensa, o paciente prontamente atendido e o serviço de hemoterapia comunicado.
Estão corretas as afirmativas:
Com relação aos corantes hematológicos, analise as assertivas abaixo e, ao final, responda o que se pede.
I - Na coloração de May-Grunwald-Giemsa, a coloração excessivamente azul pode ser devido ao esfregaço estar muito espesso ou ao tempo de coloração prolongado.
II - Uma coloração excessivamente rosa pode ser devido ao pH do corante muito ácido ou pela lavagem por tempo prolongado.
III - O aparecimento de precipitados no esfregaço pode ser decorrente do uso de lâminas que não foram limpas ou filtração inadequada do corante.
IV - Os núcleos são corados por corantes básicos e, por conseguinte, denominados basofílicos.
Marque a alternativa CORRETA:
A base dos testes clínicos da coagulação é a utilização de ensaios funcionais que verificam a velocidade de formação do coágulo. Qualquer defeito ao longo da via de formação do coágulo dará um resultado anormal. Marque a alternativa que apresenta o exame laboratorial que, quando prolongado, pode indicar um defeito na via extrínseca da coagulação:
Paciente do sexo masculino, de vinte e cinco anos de idade, procurou atendimento médico queixando-se de febre e calafrios nos últimos três dias. Amostras de sangue foram colhidas e alguns resultados do hemograma do paciente estão a seguir.
Com base no caso clínico descrito e nas informações apresentadas, julgue os seguintes itens.
O paciente apresenta um quadro de anemia, pois os valores de hemoglobina, hematócrito e contagem de eritrócitos estão abaixo dos intervalos de normalidade para sua idade e seu sexo.Paciente do sexo masculino, de vinte e cinco anos de idade, procurou atendimento médico queixando-se de febre e calafrios nos últimos três dias. Amostras de sangue foram colhidas e alguns resultados do hemograma do paciente estão a seguir.
Com base no caso clínico descrito e nas informações apresentadas, julgue os seguintes itens.
A normalidade dos índices eritrocitários VCM, HCM, CHCM indica ausência de alterações sanguíneas no paciente em análise.Paciente do sexo masculino, de vinte e cinco anos de idade, procurou atendimento médico queixando-se de febre e calafrios nos últimos três dias. Amostras de sangue foram colhidas e alguns resultados do hemograma do paciente estão a seguir.
Com base no caso clínico descrito e nas informações apresentadas, julgue os seguintes itens.
Para investigar se o paciente está em um estágio de anemia hemolítica, seria necessário solicitar outros exames laboratoriais que possibilitassem identificar a causa da hemólise e consequente redução da hemoglobina e eritrócitos.Paciente do sexo masculino, de vinte e cinco anos de idade, procurou atendimento médico queixando-se de febre e calafrios nos últimos três dias. Amostras de sangue foram colhidas e alguns resultados do hemograma do paciente estão a seguir.
Com base no caso clínico descrito e nas informações apresentadas, julgue os seguintes itens.
Uma possível causa da hemólise e consequente anemia seria uma infecção pelo protozoário parasito Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.Paciente do sexo masculino, de vinte e cinco anos de idade, procurou atendimento médico queixando-se de febre e calafrios nos últimos três dias. Amostras de sangue foram colhidas e alguns resultados do hemograma do paciente estão a seguir.
Com base no caso clínico descrito e nas informações apresentadas, julgue os seguintes itens.
A análise dos valores dos exames laboratoriais permite concluir que o paciente está em um quadro de anemia microcítica e hipocrômica, com redução de hemoglobina e eritrócitos.Paciente do sexo feminino, de vinte anos de idade, procurou o posto de saúde com queixas de fraqueza muscular, dores abdominais, diarreia persistente havia mais de duas semanas, com fezes acinzentadas e aparência oleosa. Foram colhidas amostras de sangue e fezes da paciente para a realização de exames laboratoriais e alguns resultados desses exames estão listados a seguir.
Com referência ao caso clínico descrito e às informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.
A leucopenia evidenciada pela linfocitopenia e plaquetopenia sustenta a suspeita de uma infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), pois este provoca a redução de linfócitos T CD4.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...