Lista completa de Questões sobre Imunofarmacologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.
São marcadores imunológicos da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) o antígeno de superfície (HBsAg) e o antígeno "e" (HBeAg).
Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.
Os marcadores sorológicos da infecção pelo VHB utilizados rotineiramente são os anticorpos específicos contra o antígeno do core (anti-HBc), o AgPré-S1/anti-Pré-S1 e o AgPré-S2/anti-Pré-S2.
Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.
O primeiro marcador sorológico a ser detectado no sangue é o HBsAg, elevado na fase aguda da doença, seguido do HBeAg, que normalmente indica alto grau de replicação viral. O anti-HBs, quando presente, indica recuperação sorológica do estado de infecção e imunidade contra o HBV.
Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.
Para o perfil sorológico de um indivíduo infectado pelo HBV em que se observe: HBsAg (-), anti-HBc IgM (-), anti-HBc IgG (+) e anti-HBs (-), uma das possibilidades a ser considerada é a de janela imunológica. Essa possibilidade deriva do fato de, no perfil sorológico, o único marcador a detectar o estado de infecção pelo HBV é o anti-HBc IgG.
Em junho de 2008, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança recebeu parecer favorável à liberação da vacina Porcilis circumvent, produzida a partir de uma proteína recombinante do capsídeo viral do circovírus suíno tipo 2, expressa em baculovírus. A produção dessa vacina é um grande avanço tecnológico para que se resolvam os problemas da suinocultura no mundo. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir com relação à produção de organismos transgênicos, à lei de biossegurança vigente no Brasil e a vacinas.
A imunidade desenvolvida por um indivíduo contra determinado microrganismo apresenta diferenças de acordo com a via de administração da respectiva vacina.
Assinale a alternativa correta.
Na reação de precipitação, qual a característica do anticorpo ideal?
Texto para as questões de 21 a 26
Considere a situação hipotética em que dois pacientes admitidos em um serviço de atendimento médico, apresentam os seguintes quadros clínicos:
indivíduo A: quadro de febre, mialgia, cansaço e cefaléia há 1 semana, discreta perda de acuidade visual, hepatomegalia e esplenomegalia e linfadenopatia cervical;
indivíduo B: quadro de mal-estar, febre, cefaléia, linfadenopatia difusa, lesões cutâneas maculares rosadas, simétricas, inicialmente distribuídas próximas aos arcos costais e, a seguir, por todo o corpo.
A critério dos médicos responsáveis, foram colhidas amostras de sangue, urina e biópsias, para diversos tipos de análises laboratoriais, e foram iniciados os tratamentos.
Algumas das análises realizadas foram: dosagens séricas de alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, lactato desidrogenase, uréia, creatinina e glicose; dosagens de alguns antígenos e anticorpos específicos; urinálise de rotina e dosagem urinária de creatinina.
Considerando os aspectos imunológicos relacionados às situações descritas no texto, assinale a opção correta.
O diagnóstico de doenças infecciosas por ELISA (enzymelinked immunosorbent assay – ensaio de imunoadsorção ligado a enzima) permite detectar-se apenas a presença do agente infeccioso, porém não, os anticorpos.
Os testes de aglutinação direta são mais caros e mais sensíveis que os de fluorescência.
Ao se realizar uma análise de nefelometria, deve-se ter o cuidado de não utilizar amostras que contenham precipitados, os quais danificam o equipamento.
Com relação ao quadro clínico do indivíduo A, caso se suspeite de toxoplasmose a sorologia mais sensível para detecção na fase aguda é a dosagem de IgM.
Acerca da imunologia, assinale a opção correta.
A pele, por não fazer parte do sistema imune, não é considerada como participante da imunidade inata.
A lisozima, uma lipoproteína presente na lágrima, atua como um mecanismo de defesa específico.
Monócitos, neutrófilos e macrófagos são capazes de realizar fagocitose.
As células que participam da resposta inflamatória não participam da resposta imune.
Os ensaios imunológicos permitem avaliar vários parâmetros imunológicos relacionados com diferentes doenças e(ou) estágios de doença. Julgue os itens a seguir, com relação a esses ensaios.
A visualização da reação de precipitação e de aglutinação ocorre quando as concentrações dos anticorpos e antígenos estão equimolares.
Os ensaios imunológicos permitem avaliar vários parâmetros imunológicos relacionados com diferentes doenças e(ou) estágios de doença. Julgue os itens a seguir, com relação a esses ensaios.
Nos ensaios que utilizam a técnica de precipitação, somente o anticorpo pesquisado está na forma solúvel, o antígeno é insolúvel.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...