Lista completa de Questões sobre Reações Adversas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da farmacologia e toxicologia dos carbamatos, julgue os seguintes itens. As manifestações clínicas decorrentes da intoxicação por carbamatos incluem sintomas característicos de um quadro muscarínico, como, por exemplo, miose, sudorese, diarreia, sialorreia, lacrimejamento, náuseas, vômito, cólicas e bradicardia.
Com relação à hemovigilância, julgue os itens subsecutivos. As reações adversas graves e os óbitos relacionados à doação devem ser notificados ao sistema de vigilância sanitária.
As Reações Adversas a Medicamentos são, tradicionalmente, classificadas em duas amplas categorias: Tipo A e Tipo B.
Sobre Reações Adversas a Medicamentos (RAM), analise as afirmativas a seguir:
1. A RAM tipo B não se relaciona a ações farmacológicas conhecidas dos fármacos causadores da reação.
2. A RAM Tipo B tem como característica a alta morbidade e a alta mortalidade.
3. A RAM Tipo A é previsível e responde à redução da dose do fármaco.
4. Devido à sua natureza, as RAM Tipo B têm mais chance de resultar em remoção da autorização de comercialização do medicamento.
5. A anafilaxia causada pelo uso de penicilina é um exemplo de RAM Tipo A.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Um dos principais métodos para obtenção de informações acerca de reações adversas a medicamentos (RAM) é a notificação voluntária ou espontânea realizada por profissionais de saúde. As hipóteses geradas com esta ação podem sugerir um seguimento mais intensivo ou o início de estudos epidemiológicos que permitam estabelecer o risco de RAM associado àquele uso.
Existem outras utilidades das notificações espontâneas de RAM, tais como:
1. identificação de reações previamente desconhecidas e inesperadas.
2. caracterização de síndromes iatrogênicas decorrentes do uso de medicamentos a partir de dados sobre o paciente, o fármaco e a reação.
3. identificação de subgrupos de pacientes mais suscetíveis.
4. comparação de toxicidade entre fármacos de um mesmo grupo terapêutico.
5. monitorização contínua das reações adversas de um medicamento quando é lançado no mercado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
As crises dolorosas são as complicações mais frequentes da doença falciforme e devem ser tratadas inicialmente com analgésicos comuns. Caso a resposta terapêutica seja insatisfatória, devem-se associar anti-inflamatórios não esteroides (AINES) ou opioides, de forma escalonada. Acerca dos medicamentos utilizados no controle da dor na doença falciforme, julgue os itens que se seguem. Durante o tratamento com uso de opioides, devem ser monitorados seus efeitos adversos, como depressão respiratória. Em caso de intoxicação, deve-se administrar metadona, um antagonista opioide de curta duração de ação, capaz de reverter a depressão respiratória.
As crises dolorosas são as complicações mais frequentes da doença falciforme e devem ser tratadas inicialmente com analgésicos comuns. Caso a resposta terapêutica seja insatisfatória, devem-se associar anti-inflamatórios não esteroides (AINES) ou opioides, de forma escalonada. Acerca dos medicamentos utilizados no controle da dor na doença falciforme, julgue os itens que se seguem. Os AINES devem ser administrados nas menores doses eficazes, em um curto período de tratamento, durante o qual devem ser monitorados seus efeitos adversos. O diclofenaco, um AINES não seletivo, pode provocar insuficiência renal aguda e lesões gastroduodenais e está associado a um maior risco de morte por doença cardiovascular, quando comparado ao ibuprofeno e naproxeno.
Os efeitos da maioria dos fármacos resultam da sua interação com os componentes macromoleculares do organismo (receptores). Essas interações desencadeiam alterações bioquímicas e fisiológicas características da resposta ao fármaco. A respeito dos padrões estruturais de receptores fisiológicos e suas relações com as vias de sinalização, julgue os itens que se seguem.
O salbutamol, agonista beta 2 adrenérgico, reduz a atividade catalítica da adenilato-ciclase e diminui os níveis AMPc intracelulares, produzindo broncodilatação.
Assinale a opção que apresenta as principais reações adversas relacionadas à dexametasona.
hipoglicemia e perda de peso
hipotensão arterial e hipolipidemia
redução significativa da retenção de sais e aumento de massa muscular
ototoxicidade e nefrotoxicidade
hipertensão, maior retenção de sódio e líquidos, aumento de apetite e de peso
Acerca da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e os agentes farmacológicos relacionados à sua prevenção e tratamento, julgue os itens que se seguem.
Entre os efeitos adversos do albuterol, inclui-se a arritmia cardíaca.Para um paciente com aumento de leucócitos na urina e diagnosticado com infecção urinária, o médico do pronto-socorro prescreveu o antibiótico Ciprofloxacina 500mg, de 12 em 12 horas. O paciente teve um desconforto estomacal e ingeriu por conta própria um antiácido. Assinale a alternativa que apresenta uma possível reação a esta mistura medicamentosa.
A absorção do antibiótico não será alterada.
A absorção do antibiótico será diminuída.
A metabolização do antibiótico será intensificada.
O antimicrobiano será deslocado das proteínas plasmáticas, aumentando o seu efeito terapêutico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...