Lista completa de Questões sobre Vias de administração medicamentosa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em farmacocinética, vários processos fisiológicos e patológicos ditam o ajuste posológico individual dos pacientes, como, por exemplo, a insuficiência cardíaca e a disfunção renal, por levarem a modificações dos parâmetros farmacocinéticos. Nesse contexto, coloque V nas afirmativas que forem VERDADEIRAS e F nas que forem FALSAS e, a seguir, marque a alternativa que corresponda à sequência CORRETA:
( ) A biodisponibilidade avalia principalmente a velocidade de absorção e a quantidade do medicamento absorvido que está disponível para exercer seu efeito após atingir a corrente sanguínea.
( ) O volume de distribuição avalia o espaço aparente disponível no organismo para distribuição do medicamento.
( ) A constante de velocidade de eliminação mede a velocidade de disposição do fármaco do organismo, descontando-se a biotransformação e a absorção.
( ) A absorção é o processo pelo qual os medicamentos administrados chegam, sem sofrer alterações, ao meio tissular, de onde se distribuirão pelo corpo, em geral, através do sangue.
F, F, V, F.
V, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2012
Assinale a alternativa CORRETA sobre farmacocinética, segundo Berham G Katzung, 2010.
A dose padrão sempre é adequada a todos os pacientes.
A depuração de um fármaco relaciona a quantidade do fármaco no organismo com a concentração do fármaco no sangue ou plasma.
A dose padrão de um fármaco baseia-se em estudos realizados em voluntários saudáveis e pacientes com capacidade média de absorver, distribuir e eliminar o fármaco.
A evolução do fármaco no organismo depende exclusivamente da depuração.
Biodisponibilidade é definida como a fração alterada do fármaco que alcança a circulação sistêmica após a administração por qualquer via.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Analisando fármacos que atuam no sistema gastrintestinal, nos acometimentos da acidez gástrica, úlceras pépticas e da doença do refluxo gastroesofágico é possível utilizar várias classes de medicamentos. A cimetidina é um fármaco utilizado nestas condições, e pode ser classificada como
inibidor da bomba de prótons.
antiácido.
antagonista dos receptores muscarínicos.
antagonista dos receptores H2.
agente que aumenta a defesa da mucosa.
Sobre antibióticos, julgue os itens a seguir em V ou F:
I. A amoxicilina é excretada pelo leite materno.
II. A ampicilina é um antibiótico bactericida de amplo espectro.
III. A benzilpenicilina é um antibiótico bactericida de espectro estreito.
É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):
I;
I e II;
I e III;
II e III;
I, II e III.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A farmacocinética descreve e prevê as quantidades dos medicamentos e suas concentrações em vários fluidos do organismo, as mudanças nestas quantidades com o tempo e os efeitos terapêuticos ou tóxicos observados. Em relação à farmacocinética da dose múltipla afirma-se corretamente que:
a administração endovenosa intermitente do fármaco fará com que, gradualmente, a concentração sanguínea aumente, até que atinja a concentração do estado de equilíbrio, no qual a quantidade do fármaco que está entrando no organismo é menor do que está sendo eliminada.
o que mantém a concentração do fármaco estável em um estado de equilíbrio são a velocidade de distribuição sanguínea, o nível de PTNs plasmáticas e a depuração (clearence ) do paciente.
após atingir o estado de equilíbrio, havendo mudanças posológicas ou uso de outros medicamentos que interfiram nos parâmetros farmacocinéticos, os valores da concentração máxima e mínima deverão oscilar em torno de um valor médio.
o tempo necessário para o fármaco atingir 95% da concentração de equilíbrio equivale a cerca de 3-4 meias-vidas do fármaco, administradas a intervalos regulares.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A disponibilidade biológica (biodisponibilidade) é o objetivo fundamental, quando do desenvolvimento de um medicamento. Durante o processo de desenvolvimento, a indústria farmacêutica emprega estudos de biodisponibilidade para comparar diferentes formulações de modo a determinar qual delas apresenta o padrão de absorção desejável.
Assinale a alternativa que melhor representa os parâmetros a serem avaliados nos estudos de biodisponibilidade comparativa de duas formulações:
Pico de concentração máxima, tempo para ocorrer o pico de concentração máxima e área sob a curva da concentração plasmática;
Tempo de dissolução da forma farmacêutica e área sob a curva de concentração plasmática;
Concentração máxima atingida, tempo de duração de ação;
Quantidade total de fármaco de fármaco absorvida na circulação depois da administração de uma dose e tempo de desintegração da forma farmacêutica;
Pico de concentração máxima e velocidade de eliminação do fármaco.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
São considerados fármacos antipsicóticos atípicos:
Quetiapina e clozapina;
Haloperidol e clorpromazina;
Flufenazina e clozapina;
Haloperidol e quetiapina;
Risperidona e levomepromazina.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Pacientes portadores de hipertensão fazem acompanhamento ambulatorial, cujos medicamentos comumente prescritos são: hidroclorotiazida, carvedilol e enalapril. A que classe terapêutica, ou mecanismo de ação, esses medicamentos fazem parte, respectivamente:
Agonista beta adrenérgico, inibidor da fosfolipase A2, antagonista de receptores muscarínicos.
Diurético de alça, agonista beta2 adrenérgico, inibidor da enzima conversora de angiotensina.
Diurético que atua sobre o túbulo distal, bloqueador dos receptores beta adrenérgicos e inibidor da enzima conversora de angiotensina.
Diurético que atua sobre o túbulo proximal, bloqueador dos receptores alfa adrenérgicos e inibidor da enzima conversora de angiotensina.
Diurético poupador de potássio, antagonista beta2 adrenérgico, inibidor da fosfolipase A2.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Sobre os contraceptivos orais, é correto afirmar que:
São exemplos de pílulas de estrógenos: Levonogestrel, desogestrel e gestodeno.
O estrógeno inibe a secreção do Hormônio Luteinizante e, assim, previne a ovulação, também estimula a produção de muco cervical menos susceptível à passagem do esperma.
O estrógeno inibe a secreção de FSH via retroalimentação negativa na hipófise anterior, e assim suprime o desenvolvimento do ciclo ovariano.
Os contraceptivos de emergência consistem em dois comprimidos, um de progesterona e outro de estrogênio e são tomados em dose única. É efetiva se tomada até 48 horas após o coito e repetida 12 horas mais tarde.
Os contraceptivos de emergência consistem em dois comprimidos, um de progesterona e outro de estrogênio e são tomados em dose única. É efetiva se tomada até 48 horas após o coito e repetida 12 horas mais tarde.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, acerca do mecanismo de ação dos antimicrobianos, antineoplásicos e suas interações.
O itraconazol é um dioxolanotrazol sintético oral que inibe a síntese de membrana celular dos fungos. Ele deve ser administrado com alimento para aumentar a sua biodisponibilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...