Questões de Farmácia da CEC Concurso

Lista completa de Questões de Farmácia da CEC Concurso para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao exame de urina, analise as afirmações a seguir:

I. Quando a urina não puder ser entregue ao laboratório clínico até 1 hora após a coleta, ela deve ser conservada na faixa de 2 a 10ºC, até o momento da entrega.

II. O exame de urina compreende várias etapas, que incluem, dentre outras: a avaliação macroscópica, como a cor e a transparência, por exemplo; medidas físicas, como o pH, o volume e o peso específico; pesquisa de substâncias químicas empregando tiras de urina ou métodos clássicos; e exame microscópico do sedimento.

III. As tiras de urina são também conhecidas como tiras reagentes. Quando mantidas nas condições especificadas pelo seu fabricante, podem ser fragmentadas ao meio, sem perda de sua capacidade de reação com as substâncias químicas ou com as estruturas celulares.

IV. Quando houver a coleta simultânea de material para o exame de urina e para outros exames que também empregam a urina, o paciente deve ser sempre orientado para coletar o material em um único frasco, seco e estéril.

V. A urina de jato médio é o material de escolha para realizar o exame, exceto quando for necessária a coleta com auxílio do coletor autoaderente, o qual é particularmente recomendado para as crianças e outros pacientes que possuem dificuldades para a coleta da urina de jato médio.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente I, II, III e IV estão corretas.

  • B.

    Somente I, II e III estão corretas.

  • C.

    Somente I e II estão corretas.

  • D.

    Somente III e IV estão corretas.

  • E.

    Somente I, II e V estão corretas.

Em um paciente adulto, sexo masculino, uma taxa de hemoglobina de 10,8 g/dL, VCM de 118 fL e a presença de neutrófilos contendo mais de cinco lóbulos na extensão sanguínea são sugestivos de:

  • A.

    Doença hepática associada ao alcoolismo;

  • B.

    Anemia de doença crônica;

  • C.

    Anemia megaloblástica;

  • D.

    Reticulocitose;

  • E.

    Esplenomegalia.

Na rotina, durante o procedimento de coleta de amostra de sangue periférico de adultos, recomendase:

( ) para limpeza local, o uso de álcool isopropílico 70% e um tempo de garroteamento de, no máximo, um minuto.

( ) puncionar uma das artérias da prega do cotovelo (Cefálica, Basílica ou Mediana), pela maior facilidade de acesso.

( ) quando se deseja proceder a testes de coagulabilidade, utilizar frascos contendo Citrato de Sódio 3,2 ou 3,8% como anticoagulante, dependendo da hidratação do sal usado.

( ) utilizar frascos contendo gel acelerador da coagulação para obtenção rápida de plasma. Marcando (V) para as verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s), a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – F – V – F

  • B.

    V – F – V – V

  • C.

    F – F – V – F

  • D.

    V – V – V – F

  • E.

    V – V – F – V

Sobre os testes laboratoriais relacionados à coagulação sanguínea, considere as afirmações a seguir, marcando (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):

( ) O Tempo de Coagulação (TC) avalia a via intrínseca a partir da ativação do Fator XII. Está sujeito a várias interferências como o comprimento e o diâmetro do tubo reator, a inclinação do tubo reator durante a execução técnica ou a temperatura do banho-maria. É utilizado para o controle de anticoagulantes orais e na heparinoterapia.

( ) A tromboplastina é o reagente do Tempo de Protrombina (TP), a qual representa o fator tecidual. Obtida comercialmente, é calibrada pelo ISI, sistema de calibração que se baseia na relação linear entre o logaritmo da relação de tempos da tromboplastina comercial e a de referência internacional, que tem ISI = 1,0.

( ) Para o Tempo de Tromboplastina Parcial (TTP), colhese sangue em frascos contendo citrato de sódio 0,106 M como anticoagulante, na proporção 1:10. Este teste ativa diretamente o fator VII, medindo os fatores XII, XI, IX, VIII, X, V, II e I.

( ) O fibrinogênio é uma proteína de fase aguda, cujos valores estão aumentados em situações inflamatórias e em gestantes. Pode ser medido por espectrofotometria, diluindo-se o soro em tampão apropriado e acrescentando-se uma solução de trombina, a qual promoverá a formação do coágulo de fibrina, turvando o meio, a qual é proporcional à concentração de fibrinogênio.

( ) O Teste de Retração do Coágulo (RC) avalia a capacidade funcional das plaquetas, as quais retraem a fibrina. As plaquetas são, ainda, fragmentos citoplasmáticos dos megacariócitos participantes da hemostasia primária, da qual participam também os vasos sanguíneos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    F – V – F – F – V

  • B.

    V – V – F – F – V

  • C.

    F – F – F – V – V

  • D.

    F – F – F – V – F

  • E.

    F – V – F – F – F

Quanto aos quesitos referentes à garantia da qualidade em laboratórios de análises clínicas, numere as lacunas a seguir de acordo com o código:

1. controle interno da qualidade

2. controle externo da qualidade

( ) O laboratório clínico deve utilizar amostras controle comerciais, regularizados junto a ANVISA/MS de acordo com a legislação vigente.

( ) O laboratório clínico deve participar de Ensaios de Proficiência para todos os exames realizados na sua rotina.

( ) A participação em Ensaios de Proficiência deve ser individual para cada unidade do laboratório clínico que realiza as análises.

( ) As amostras controle devem ser analisadas da mesma forma que as amostras dos pacientes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    1 – 2 – 2 – 2

  • B.

    1 – 1 – 1 – 2

  • C.

    2 – 1 – 2 – 1

  • D.

    2 – 1 – 1 – 1

  • E.

    1 – 1 – 2 – 2

Tecido que reveste a superfície corpórea e cavidades como o estômago e a bexiga. Tem entre suas funções proteger o organismo contra ações mecânicas. Quanto ao número de camadas celulares, pode ser classificado como simples ou estratificado. A qual tecido se refere esse texto?

  • A.

    Tecido Nervoso;

  • B.

    Tecido Epitelial;

  • C.

    Tecido Ósseo;

  • D.

    Tecido Conjuntivo;

  • E.

    Tecido Cartilaginoso.

A rubéola continua a se manifestar na população, apesar das campanhas de vacinação. É uma doença normalmente moderada e o contágio ocorre por via respiratória, com um período de incubação variando entre 2 a 3 semanas. Os sintomas constituem-se de um rash cutâneo maculopapular, com linfadenopatia suboccipital. Os anticorpos antirrubéola são detectáveis logo após o desaparecimento do fenômeno cutâneo. Os primeiros a aparecer são da classe IgM, detectáveis cerca de 4 a 5 semanas após a infecção (ou vacinação). Atualmente, métodos ultrassensíveis possibilitam sua detecção por mais tempo (6 meses ou mais). A seguir, aparecem os da classe IgG, que, quer por infecção natural ou por vacinação, persistem pelo resto da vida. A infecção quase sempre confere imunidade permanente. Entretanto, a reinfecção pode ocorrer, especialmente nos indivíduos vacinados, apresentando aumento da concentração de anticorpos da classe IgG. A resposta de anticorpos da classe IgM está tipicamente ausente ou baixa, mas pode acontecer, embora raramente, o que dificulta significativamente sua interpretação.

Assinale a alternativa que contém o agente causador da rubéola:

  • A.

    Bactéria gram-positiva;

  • B.

    Bactéria gram-negativa;

  • C.

    Vírus DNA;

  • D.

    Vírus RNA;

  • E.

    Arbovírus.

Com relação a sífilis, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O diagnóstico laboratorial da sífilis é feito pela pesquisa direta do Treponema pallidum ou pela pesquisa de anticorpos formados durante a infecção, que podem ser de dois tipos: anticorpos não treponêmicos e anticorpos treponêmicos. A pesquisa direta, realizada por microscopia de campo escuro, apesar de altamente específica, tem indicação limitada, podendo ser realizada na fase primária, diretamente do cancro duro do órgão genital ou em outras localizações.

  • B.

    A pesquisa de anticorpos não treponêmicos, inespecífica para o diagnóstico, é feita pela reação de VDRL, que se mostra positiva em provável reação cruzada contra a cardiolipina, componente presente em vários tecidos, sendo indicada como exame de triagem.

  • C.

    A pesquisa de anticorpos treponêmicos, que são específicos contra o Treponema pallidum, é indicada como testes confirmatórios e pode ser realizada pela imunofluorescência indireta (FTA-ABS) e pela hemaglutinação passiva (TPHA).

  • D.

    A sensibilidade da reação de hemaglutinação é similar à do FTA-ABS, com exceção da investigação da fase primária, quando é menos sensível. Assim como no FTA-ABS, se positivos, os anticorpos permanecem por toda a vida como cicatriz sorológica.

  • E.

    O diagnóstico da sífilis congênita baseia-se na presença de anticorpos IgG, sendo o método de escolha a pesquisa do FTA-ABS IgG. Entretanto, um resultado negativo não afasta a possibilidade de infecção, já que a positividade só acontece em cerca de 80% dos casos. A persistência de reações sorológicas positivas, treponêmicas e não treponêmicas, por mais de 6 meses após o nascimento é altamente indicativa de sífilis congênita.

Considere as afirmações com relação à organização e funcionamento das farmácias hospitalares. Marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso e, em seguida, aponte a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

( ) A farmácia deve dispor de um espaço suficiente para o desenvolvimento de diferentes atividades, tendo em vista que são muitos os fatores que podem condicionar o ambiente necessário a determinada função.

( ) A central de abastecimento farmacêutica tem como objetivo impedir a correta conservação dos medicamentos.

( ) A disposição dos produtos farmacêuticos deve facilitar a localização e evitar trocas no momento da separação.

( ) A central de abastecimento farmacêutico deverá estar organizacionalmente dividida em: recepção, contagem e distribuição.

( ) Medicamentos, correlatos, produtos inflamáveis, radiofármacos e outros, necessitam de condições específicas de armazenamento, de acordo com suas características físico-químicas.

  • A.

    F – F – V – V – F

  • B.

    V – F – V – V – V

  • C.

    V – V – F – F – V

  • D.

    V – F – V – F – V

  • E.

    V – F – F – F – F

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático, que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém com importantes particularidades. Os quadros clínicos agudos das hepatites virais são muito diversificados, variando desde formas subclínicas ou oligossintomáticas até formas fulminantes. A maioria dos casos cursa com predominância de fadiga, anorexia, náuseas, mal-estar geral e adinamia. Nos pacientes sintomáticos, o período de doença aguda se caracteriza pela presença de colúria, hipocolia fecal e icterícia. Como as aminotransferases (ALT e AST) são marcadores sensíveis de lesão do parênquima hepático, porém não são específicas para nenhum tipo de hepatite, pode-se recorrer à sorologia para um diagnóstico diferencial.

Quanto aos anticorpos da Hepatite B aguda, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    HBsAg é o primeiro marcador que aparece no curso da infecção.

  • B.

    Anti-HBs é o único anticorpo que confere imunidade ao HBV. Está presente no soro após o desaparecimento do HBsAg, sendo indicador de cura e imunidade; está presente isoladamente em pessoas vacinadas.

  • C.

    HBeAg é marcador de replicação viral; sua positividade indica alta infecciosidade.

  • D.

    Anti-HBc IgG é marcador de infecção recente, encontrado no soro até 32 semanas após a infecção.

  • E.

    HBeAg é marcador de replicação viral; sua positividade indica alta infecciosidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...