Lista completa de Questões de Farmácia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O(s) antibiótico(s) de escolha em caso de cepas de Staphylococcus aureus meticilino-resistentes é(são):
Ciprofloxacina.
Vancomicina.
Neomicina.
Polimixina B.
Imipenem + Cilastatina.
A associação de Ampicilina + Sulbactam, utilizada no trata mento de infecções causadas por Acinetobacter sp., é um exemplo de associação de antimicrobianos:
Betalactâmico + inibidor de ßlactamase.
Quinolona + betalactâmico.
Carbapenêmico + Inibidor de ßlactamase.
Cefalosporina + aminoglicosídeo.
Inibidor de ßlactamase + quinolona.
As substâncias que exercem seu efeito anti-hipertensivo através da inibição da enzima conversora da angiotensina são:
Losartan e Nifedipina.
Aminofilina e Captopril.
Enalapril e Ramipril.
Enalapril e Losartan.
Captopril e Nimodipina.
O teste na urina de um recém-nascido indica grandes quantidades de ácido homogentísico, após aparecimento anormal de coloração escura na fralda. Este erro inato do metabolismo está associado à deficiência de uma enzima hepática, sendo conhecido como:
fenilcetonúria.
cistinúria.
alcaptonúria.
tirosinúria.
homocistinúria.
A ausência ou deficiência da enzima glicuronil transferase ocorre em um erro inato do metabolismo chamado de Síndrome de Crigler-Najjar. Esta condição patológica está relacionada com a metabolização da:
bilirrubina.
creatinina.
glicose.
hemoglobina.
albumina.
A anemia hemolítica não esferocítica hereditária, em que, após a ingestão de medicamentos como a primaquina, se observa oxidação das membranas dos eritrócitos e leucócitos, está relacionada com a deficiência da enzima: (A) dopamina β-hidroxilase.
dopamina β-hidroxilase.
glicose-6-fosfato desidrogenase.
monoamina oxidase.
fosforibosil pirofosfato sintetase.
aspartato aminotransferase.
A causa mais comum da doença hemolítica do recém-nascido está relacionada com o anti-Rh0 . Este anticorpo pertence à classe:
IgA
IgA
IgE
IgG
IgM
A temperatura média de incubação dos meios de cultura durante a realização da coprocultura é de 37 °C, porém algumas bactérias são termotolerantes e têm seu crescimento favorecido pelo aumento da temperatura. O gênero de bactérias que cresce bem a 42-43 °C, inibindo o crescimento de outras e, com isso, facilitando o seu diagnóstico, é:
Escherichia.
Proteus.
Clostridium.
Campylobacter.
Salmonella.
O diagnóstico de muitas doenças infecciosas e sistêmicas depende da detecção de antígenos e/ou anticorpos específicos na circulação ou nos tecidos, utilizando-se anticorpos monoclonais ou imunoensaios. Uma metodologia utilizada para obtenção desses anticorpos monoclonais se dá através da produção de:
granulomas.
tumores de células T.
lipossomas.
mieloma múltiplo.
hibridomas.
A presença de porfobilinogênio na urina pode ter significado clínico e ser indicativa de um quadro de porfiria. Para diferenciação de urobilinogênio de porfobilinogênio devese usar o Método:
Watson-Schwartz
Rothera.
Griess.
Benedict.
Dubin-Johnson.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...