Lista completa de Questões de Farmácia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com as disposições da Farmacopeia Brasileira, 5.ª edição, julgue os itens seguintes, relativos a tipo de águas e águas para uso farmacêutico. Como a água utilizada na produção de medicamentos injetáveis não pode conter endotoxinas e deve apresentar contagem total de bactérias < 1 UFC/100 mL, essa água deve passar por testes mais rigorosos que aqueles realizados com a água ultrapurificada.
De acordo com as disposições da Farmacopeia Brasileira, 5.ª edição, julgue os itens seguintes, relativos a tipo de águas e águas para uso farmacêutico. A água utilizada na destilação, processo de purificação de primeira escolha da água para a produção de medicamentos injetáveis, deve ser, no mínimo, potável e, em geral, necessitará ser tratada.
De acordo com as disposições da Farmacopeia Brasileira, 5.ª edição, julgue os itens seguintes, relativos a tipo de águas e águas para uso farmacêutico. A água potável, empregada normalmente como fonte de obtenção de água do mais alto grau de pureza, é obtida por meio do tratamento da água bruta.
Considerando as estruturas químicas apresentadas, referentes aos antibióticos I e II, julgue os itens a seguir.
O antibiótico II é representante das tetraciclinas, antibióticos com ação bacteriostática em concentrações terapêuticas.De acordo com as disposições da Farmacopeia Brasileira, 5.ª edição, julgue os itens seguintes, relativos a tipo de águas e águas para uso farmacêutico. A água purificada não contém qualquer outra substância adicionada e pode ser utilizada na produção de formas farmacêuticas não parenterais, desde que não exista nenhuma recomendação de pureza superior para o seu uso ou não precise ser apirogênica.
Considerando as estruturas químicas apresentadas, referentes aos antibióticos I e II, julgue os itens a seguir.
Apesar de serem representantes de classes distintas, os antibióticos I e II possuem o mesmo mecanismo de ação: interferem com a transpeptidação que ancora o peptidoglicano, impedindo a síntese da parede celular bacteriana.Farmácia - Administração de Medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Considerando que o gráfico precedente apresenta a concentração plasmática de um fármaco em função do tempo de administração a partir de duas formulações farmacêuticas A e B diferentes, julgue os itens a seguir.
Caso seja administrada pela via oral, a formulação B pode ser definida como uma formulação de liberação prolongada.Farmácia - Administração de Medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Considerando as estruturas químicas apresentadas, referentes aos antibióticos I e II, julgue os itens a seguir.
Os antibióticos I e II não devem ser ingeridos com leite ou laticínios, pois a interação de seus componentes com o cálcio presentes nesses alimentos pode prejudicar a eficácia do medicamento.Considerando que o gráfico precedente apresenta a concentração plasmática de um fármaco em função do tempo de administração a partir de duas formulações farmacêuticas A e B diferentes, julgue os itens a seguir.
Em função de sua farmacocinética, a formulação B pode levar à diminuição da flutuação dos níveis plasmáticos e, consequentemente, aumento da eficácia e(ou) segurança do tratamento.Considerando as estruturas químicas apresentadas, referentes aos antibióticos I e II, julgue os itens a seguir.
O antibiótico I corresponde à penicilina que não possui resistência à penicilinase.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...