Lista completa de Questões de Farmácia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das vitaminas, julgue os próximos itens.
É função do calcitriol aumentar a absorção intestinal de cálcio para promover mineralização óssea.
Infecção hospitalar é qualquer tipo de infecção diretamente relacionada com a internação ou ao procedimento hospitalar.Com referência à comissão de controle da infecção hospitalar (CCIH), julgue o próximo item.
A CCIH deve interagir com a comissão de farmácia e terapêutica e com a comissão de padronização de artigos e insumos médico-hospitalares para evitar o aumento da resistência microbiana na unidade e conseqüentemente o aumento das infecções hospitalares.
Infecção hospitalar é qualquer tipo de infecção diretamente relacionada a internação ou a procedimento hospitalar. Esse tipo de infecção é bastante freqüente e responsável por importantes complicações ocorridas em pacientes hospitalizados no Brasil, elevando os custos com internação e tratamento. Considerando que os antimicrobianos utilizados no tratamento desses pacientes dependem da identificação do gênero e da espécie do microrganismo responsável pela infecção, julgue os itens a seguir.
Independentemente do nível da desinfecção que se precise fazer, o desinfetante recomendado de escolha para a desinfecção das superfícies onde ocorreram as manipulações com a Pseudomonas aeruginosa é o glutaraldeído.
O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, no cenário da globalização, tornou mais difícil o controle e a fiscalização das transferências de itens sensíveis por parte dos Estados. A Organização das Nações Unidas (ONU) tem realizado várias convenções com os países participantes para tratar desse assunto. Acerca das medidas tomadas pela ONU com relação à importação e(ou) exportação de bens sensíveis, julgue os itens seguintes.
A lista de bens relacionados à área biológica e de serviços diretamente vinculados trata especificamente dos microrganismos com possibilidade de causar danos aos animais humanos e não-humanos.
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune, caracterizada por poliartrite periférica, cuja etiologia é desconhecida. O tratamento tem como objetivo prevenir ou controlar as lesões articulares e varia com o estágio e a gravidade da doença. Para controlar a dor e o processo inflamatório articular, são utilizados diversos medicamentos, entre eles os antiinflamatórios não-esteróides (AINES). A respeito dos AINES, julgue os itens subseqüentes.
O tempo de duração da ação do ácido acetil salicílico não depende diretamente da meia vida plasmática desse fármaco.
Com relação aos processos básicos de transmissão química, que envolvem a liberação de mediadores e a sua interação com os receptores situados nas células-alvo, julgue os itens a seguir.
I O princípio de Dale foi comprovado experimentalmente e é aceito até os dias de hoje.
II Os neurônios pós-ganglionares parassimpáticos são adrenérgicos e agem sobre os receptores muscarínicos situados nos órgãos-alvo.
III Os principais neurotransmissores do SNA são acetilcolina e noradrenalina, sendo que a acetilcolina se liga tanto aos receptores nicotínicos como aos muscarínicos.
IV O óxido nítrico e o neuropeptídio Y são exemplos de transmissores do tipo NANC.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
A infecção hospitalar é conceituada como qualquer processo infeccioso adquirido no ambiente hospitalar. Todos os hospitais brasileiros devem possuir um programa de controle das infecções hospitalares (PCIH), cujas diretrizes e normas de execução são definidas pelo Ministério da Saúde. Entre as principais infecções hospitalares descritas, está a infecção da ferida cirúrgica, e a profilaxia antimicrobiana é um instrumento importante na prevenção da infecção da ferida operatória. A respeito do controle da infecção hospitalar e da profilaxia antimicrobiana, julgue os itens a seguir.
Os antimicrobianos betalactâmicos agem na função e na estrutura do DNA bacteriano.
Em junho de 2008, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança recebeu parecer favorável à liberação da vacina Porcilis circumvent, produzida a partir de uma proteína recombinante do capsídeo viral do circovírus suíno tipo 2, expressa em baculovírus. A produção dessa vacina é um grande avanço tecnológico para que se resolvam os problemas da suinocultura no mundo. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir com relação à produção de organismos transgênicos, à lei de biossegurança vigente no Brasil e a vacinas.
A imunidade desenvolvida por um indivíduo contra determinado microrganismo apresenta diferenças de acordo com a via de administração da respectiva vacina.
Diversas doenças são originárias de um distúrbio grave no SNC, tais como a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, a deterioração cognitiva branda, a doença de Huntington, a esclerose lateral amiotrófica, a depressão e a memória de longa duração defeituosa. Atualmente, diversos fármacos são utilizados para tratar, prevenir e(ou) controlar esses distúrbios. A respeito dos alvos possíveis e dos mediadores presentes no SNC que se ligam aos fármacos disponíveis, assinale a opção correta.
Os fármacos neuroativos atuam somente através dos canais de íons e dos receptores acoplados a proteínas G.
A adrenalina e os eocosanoides são classificados como mediadores químicos não-clássicos.
A dopamina é considerada um neuromediador convencional de pequenas moléculas.
Os mediadores conhecidos como neuropeptídios possuem a função de neurotransmissor sináptico.
A 5-hidroxitriptamina é capaz de se ligar a receptores acoplados à proteína G e, após essa ligação, promove o crescimento neuronal.
Atualmente, existem mais de 20 fármacos antipsicóticos disponíveis no mercado. A clorpromazina é um fármaco importante no tratamento das doenças psicóticas e está sendo prescrita para os pacientes psicóticos desde a década de 50. A respeito da interação entre esse fármaco e o organismo do paciente, assinale a opção correta.
A clorpromazina atua bloqueando os receptores póssinápticos dopaminérgicos mesolímbicos no cérebro.
A clorpromazina é rapidamente absorvida pela via oral, elevando a concentração plasmática horas após a administração, mesmo durante seu uso crônico.
A clorpromazina é altamente lipofóbica e apresenta alta capacidade de se acumular em órgãos muito vascularizados, como o cérebro, o pulmão e o fígado.
A administração conjunta de anti-histamínico e clorpromazina é bem tolerada pelo paciente.
Pacientes que utilizam clorpromazina apresentam toxicidade aguda alta nos primeiros dias, associada a imprevisibilidade de resposta clínica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...