Lista completa de Questões de Farmácia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As amostras de antígenos C e D, na figura II, apresentam identidade antigênica parcial entre si quando incubadas com o soro do paciente.
Texto para as questões de 21 a 26
Considere a situação hipotética em que dois pacientes admitidos em um serviço de atendimento médico, apresentam os seguintes quadros clínicos:
indivíduo A: quadro de febre, mialgia, cansaço e cefaléia há 1 semana, discreta perda de acuidade visual, hepatomegalia e esplenomegalia e linfadenopatia cervical;
indivíduo B: quadro de mal-estar, febre, cefaléia, linfadenopatia difusa, lesões cutâneas maculares rosadas, simétricas, inicialmente distribuídas próximas aos arcos costais e, a seguir, por todo o corpo.
A critério dos médicos responsáveis, foram colhidas amostras de sangue, urina e biópsias, para diversos tipos de análises laboratoriais, e foram iniciados os tratamentos.
Algumas das análises realizadas foram: dosagens séricas de alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, lactato desidrogenase, uréia, creatinina e glicose; dosagens de alguns antígenos e anticorpos específicos; urinálise de rotina e dosagem urinária de creatinina.
Considerando os aspectos farmacológicos dos medicamentos que podem ter sido ministrados aos pacientes referidos no texto, assinale a opção correta.
Medicamentos administrados na forma de cápsulas não são absorvidos antes da passagem pelo cólon transverso.
Drogas lipofílicas, devido à sua facilidade em atravessar membranas, são rapidamente excretadas.
Compostos administrados por via sublingual não passam pelo fígado imediatamente após a absorção.
Uma droga hidrofílica administrada por via endovenosa terá sua concentração plasmática diminuída de forma linear ao longo do tempo.
As amostras de antígenos E e F, na figura III, apresentam identidade antigênica parcial entre si quando incubadas com o soro do paciente.
Em relação às doenças passíveis de transmissão e aos agentes contaminantes do sangue, plasma e demais hemocomponentes, julgue os itens que se seguem.
A contaminação bacteriana do sangue pode ocorrer pela falta de assepsia rigorosa da pele do doador, permitindo a penetração de organismos Gram-positivos provenientes daquele sítio.
Acerca do uso de antimicrobianos e da resistência de microrganismos a esses agentes, assinale a opção correta.
Beta-lactamase é um agente antimicrobiano capaz de inibir a proliferação de cocos gram-positivos.
As penicilinas, antimicrobianos que inibem a síntese da parede celular de alguns microrganismos, podem ser obtidas de um fungo.
Um antibiograma preparado com discos de oxacilina sobre uma placa que contenha meio de cultura pode ser usado para a detecção de microrganismos que captam folato do meio.
Se forem detectados microrganismos do gênero Streptococcus dos grupos A, B, C ou G , é necessário realizar-se o antibiograma de rotina, uma vez que à resistência à penicilina é comum nesses grupos.
Nessa técnica, é possível estabelecer o título do anticorpo pesquisado, que é definido como a concentração de anticorpo da maior diluição em que ocorre a visualização da reação antígeno-anticorpo.
Considerando a possibilidade de uso de antiinflamatório não esteroidal (AINE) como um dos componentes do tratamento do paciente mencionado no texto, assinale a opção correta.
A administração desse componente deve ser parenteral, uma vez que os AINE não são bem absorvidos pela mucosa gástrica ou entérica.
A possibilidade de dano hepático resultante da doença e de alterações na concentração de proteínas plasmáticas não interfere nos AINE, que são transportados livres no plasma.
O uso de AINE pode proteger a circulação renal em caso de redução do fluxo sangüíneo.
A inibição da ciclooxigenase e a conseqüente redução da produção de prostaglandinas podem levar à ulceração péptica.
Os ensaios imunológicos permitem a detecção de níveis mínimos de proteínas no soro, o que aumentou muito a sensibilidade dos métodos utilizados. Com relação às provas sorológicas, julgue os itens subseqüentes.
A quantificação dos anticorpos virais permite o diagnóstico da doença ou a avaliação do estado imunitário do paciente, por meio da presença de IgM e IgE vírus específico.
As infecções hospitalares são tão antigas quanto a origem dos hospitais. Em 1983, começou oficialmente no Brasil o controle de infecção, por meio da publicação da primeira portaria do Ministério da Saúde sobre o assunto, a qual tornou obrigatória a implantação de comissões de combate à infecção hospitalar em todos os hospitais. Em maio de 1998, a Portaria n.º 2.616 do Ministério da Saúde passou a nortear o sistema de controle de infecção hospitalar nacional. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O uso racional de antimicrobianos é importante para se alcançar o melhor resultado terapêutico e minimizar os efeitos colaterais, proporcionando-se maior segurança ao paciente.
Os ensaios imunológicos permitem a detecção de níveis mínimos de proteínas no soro, o que aumentou muito a sensibilidade dos métodos utilizados. Com relação às provas sorológicas, julgue os itens subseqüentes.
A determinação de infecção congênita pelo citomegalovírus é realizada pela dosagem de IgG no soro do recém-nascido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...