Lista completa de Questões de Farmácia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 43 a 48
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, HIV-1, provocou consideráveis modificações na sociedade e na prática médica e laboratorial a partir da década de 80 do século XX. O risco de transmissão pelo contato de sangue contaminado com lesões na pele tornou rotineiros alguns procedimentos de segurança antes pouco utilizados, uma vez que a taxa de infecção em profissionais da saúde é de 3 para 1.000. Em algumas regiões, a incidência dessa infecção em mulheres chega a 24% por ano, e 5% dos usuários de drogas injetáveis são portadores do vírus HIV-1. Infecções oportunistas, como a pneumonia por Pneumocystis carinii, passaram a apresentar maior incidência, fazendo-se necessário o uso de diversos recursos laboratoriais não somente para o diagnóstico e o acompanhamento da infecção por HIV como também para o acompanhamento das próprias infecções oportunistas.
Acerca do tema tratado no texto e dos aspectos de biossegurança necessários para se prevenir a infecção acidental por HIV nos profissionais da área de saúde, assinale a opção correta.
Sangue e derivados de qualquer paciente devem ser considerados potencialmente contaminados com agentes transmissíveis.
O uso de óculos de proteção só é necessário ao se fazer inspeção visual próxima de materiais que contenham sangue contaminado por HIV.
Máscaras somente devem ser usadas quando houver risco de transmissão de infecções respiratórias, como tuberculose, por exemplo.
Agulhas devem ser recolocadas em sua capa original antes do descarte para evitar contaminação de quem manipule o descarte.
Materiais que não possam ser submetidos a autoclave devem ser obrigatoriamente descartados caso sejam contaminados com respingos de material que contenha HIV-1.
Além do histórico do paciente e das características clínicas evidenciadas, algumas análises laboratoriais são de grande importância para o diagnóstico da doença de Chagas. Com relação a tais análises, assinale a opção correta.
O xenodiagnóstico consiste na exposição de Xenopus laevis ao sangue do paciente, para posterior pesquisa do parasita.
O diagnóstico sorológico é realizado pela detecção de IgG contra Tripanosoma cruzi em até 5 dias após a inoculação pelo vetor, pois o IgG passa a ter níveis não-detectáveis após esse período.
A análise microscópica direta de um concentrado de leucócitos obtido por centrifugação permite a visualização do parasita em pacientes na fase aguda da doença.
O imunodiagnóstico não tem aplicação na fase crônica da doença de Chagas, pois o número de parasitas circulantes é geralmente menor que na fase aguda.
Não é viável o uso de meios de cultura para aumentar a sensibilidade dos testes de detecção dos parasitas, uma vez que estes somente se reproduzem se tanto o hospedeiro quanto o vetor participarem de seu ciclo de vida.
A esquistossomose, uma das doenças infecciosas mais prevalentes no mundo, é endêmica em mais de 70 países, com significativas taxas de mortalidade e morbidade em diversas regiões do Brasil. As alterações conseqüentes da fibrose hepática, comum na esquistossomose mansônica, podem levar à hipertensão portal e às conseqüentes hemorragias. A esquistossomose pode cursar com comprometimento hepático, na forma de lesões fibróticas associadas a uma resposta granulomatosa. Apesar de alterações detectáveis em provas de função hepática não estarem presentes em diversos casos, devido à preservação da irrigação dos hepatócitos, tais provas freqüentemente são solicitadas ao laboratório, seja para esclarecer o diagnóstico diferencial, seja para avaliar a possibilidade de lesão hepática em pacientes com hipertensão portal.
Considerando as informações acima, assinale a opção correta.
A dosagem de aspartato aminotransferase é um teste sensível e específico para a determinação de lesão hepática, pois tal enzima é exclusiva do hepatócito.
A avaliação da função hepática não pode ser feita por meio de dosagem de enzimas no sangue, pois estas são secretadas para o intestino e não, para a circulação.
A avaliação da função hepática não pode ser feita por meio de dosagem de enzimas no sangue, pois estas são secretadas para o intestino e não, para a circulação.
A análise da velocidade de formação do produto em função da concentração do substrato pode ser corretamente considerada uma análise de cinética enzimática.
A dosagem de enzimas por espectrofotometria pode ser automatizada, de forma que um grupo de amostras de diferentes pacientes pode ser colocado em um mesmo tubo, pois o espectro assim obtido fornece as dosagens individuais para cada paciente.
A promoção do uso racional de medicamentos é uma das diretrizes da política nacional de medicamentos, que tem por meta o processo educativo dos usuários e profissionais da área de saúde, bem como a adoção de medicamentos genéricos. Com relação aos medicamentos que são dispensados em uma farmácia, julgue os itens subseqüentes.
A ação dos medicamentos pode ser avaliada pela farmacocinética.
Texto para as questões de 40 a 45
Um paciente com suspeita de processo infeccioso que atinge a cavidade pleural teve uma amostra de líquido pleural colhida por punção e aspiração com seringa. A amostra foi armazenada em um tubo e enviada para análises laboratoriais, tendo sido submetida a métodos de coloração, bacterioscopia, cultura e análises bioquímicas.
Considerando a situação hipotética expressa no texto, assinale a opção correta acerca do material a ser usado para se coletarem a amostra e o respectivo preparo.
O material coletado por punção não é adequado à cultura de microrganismos, cujo crescimento é inviabilizado pela pressão a que o material é submetido durante a aspiração.
A desinfecção com álcool 70% é suficiente para se preparar o material a ser utilizado para armazenamento do líquido coletado.
Após a coleta do material, o tubo deve ser esterilizado em chama de bico de Bunsen.
A coleta de material da cavidade pleural para bacterioscopia deve ser feita em seringa e tubo heparinizados, para que o sangue normalmente presente nesse espaço não prejudique a análise.
Uma das possíveis formas de se preparar o material a ser utilizado para a coleta é a esterilização por raios gama.
Texto para as questões de 40 a 45
Um paciente com suspeita de processo infeccioso que atinge a cavidade pleural teve uma amostra de líquido pleural colhida por punção e aspiração com seringa. A amostra foi armazenada em um tubo e enviada para análises laboratoriais, tendo sido submetida a métodos de coloração, bacterioscopia, cultura e análises bioquímicas.
Conforme referido no texto, o material colhido foi submetido também à cultura. Considerando os diversos aspectos dos meios de cultura e seu preparo, assinale a opção correta.
Caso seja necessário favorecer a proliferação de todos os microrganismos presentes na amostra, é correto utilizar-se um meio de cultura seletivo.
O ágar-sangue é um meio de enriquecimento freqüentemente utilizado para a cultura.
Se for necessária a obtenção de colônias puras, a partir de unidades formadoras de colônias, devem-se usar somente meios de cultura líquidos.
O controle de qualidade de meios de cultura feito pela incubação do meio sem a adição intencional de microrganismos é suficiente para a avaliação tanto de resultados falsos-positivos quanto de falsos-negativos.
O meio ágar chocolate apresenta, em sua composição, predominantemente lipídios, o que favorece o crescimento de microrganismos Gram positivos.
Texto para as questões de 40 a 45
Um paciente com suspeita de processo infeccioso que atinge a cavidade pleural teve uma amostra de líquido pleural colhida por punção e aspiração com seringa. A amostra foi armazenada em um tubo e enviada para análises laboratoriais, tendo sido submetida a métodos de coloração, bacterioscopia, cultura e análises bioquímicas.
Considere que, para a preparação do meio de cultura da amostra mencionada no texto, as instruções disponíveis no laboratório recomendem o preparo de uma solução que contenha 0,03 mol/L de asparagina (massa molar igual a 132 g/mol) e 0,6 g/L de alanina (massa molar igual a 89 g/mol). Considere, ainda, que seja necessário preparar 1 L da referida solução. Acerca dessa situação, assinale a opção correta.
Os componentes para essa solução devem, obrigatoriamente, ser esterilizados antes do preparo da mesma, pois não há meios de esterilização que mantenham inalteradas as características bioquímicas dessa solução.
Para o correto preparo da solução, devem ser adicionados 39,6 g de asparagina e 53,4 g de alanina a 1 L de água.
O procedimento correto de preparo da solução consiste na adição dos solutos a um volume de solvente menor que o volume final e na medição precisa do volume final da solução em balão volumétrico.
A solução de asparagina e a solução de alanina devem ser preparadas separadamente e somente misturadas ao final, para que não sofram polimerização.
O solvente a ser utilizado deve ser etanol e não, água, para se evitar a contaminação da solução.
Considerando os aspectos do lúpus eritematoso sistêmico (LES) e as diversas análises laboratoriais realizadas para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com tal doença, assinale a opção correta.
Freqüentemente, observa-se aumento de hemoglobina e de hematócrito durante a manifestação de rash cutâneo.
Devido à etiologia infecciosa da doença, é característica a presença de leucocitose.
Se for detectada uma concentração aumentada de anticorpos anti-DNA, outros testes podem ser dispensados, uma vez que esse teste é suficiente para firmar o diagnóstico de LES.
Nos exames de urinálise, pode ser observada proteinúria acima de 0,01 g/dia e(ou) cilindros mistos.
Freqüentemente, pacientes com LES apresentam resultados falsos-negativos em testes sorológicos para sífilis.
Quanto aos aspectos relacionados ao diagnóstico laboratorial de infecção por HIV, assinale a opção correta.
Diversos testes laboratoriais para diagnóstico de infecção por HIV detectam a presença de lipídios do envelope viral.
Testes de ELISA (enzyme linked immunosorbent assay) pesquisam anticorpos anti-HIV circulantes.
O método que utiliza fluorescência para diagnóstico de infecção por HIV detecta enzimas virais.
Um paciente portador de infecção assintomática por HIV pode receber diagnóstico por meio de testes laboratoriais que dosam a atividade da transcriptase reversa livre no plasma.
O método de detecção do HIV por PCR (polymerase chain reaction), apesar de usado para o diagnóstico, não serve para a quantificação da carga viral.
No referente ao teste oral de tolerância à glicose (TOTG), assinale a opção correta.
O TOTG é realizado por meio da ingestão de 75 mg de glicose, seguida de dosagens enzimáticas de AST e ALT.
O TOTG não deve ser realizado em gestantes, devido aos riscos para o feto.
Para a realização do TOTG, é correto administrarem-se 75 g ou 100 g de glicose e realizarem-se dosagens de glicose até 2 ou 3 horas após a ingestão.
Durante a realização do TOTG, as dosagens de glicose são feitas por meio de imunoensaio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...