Lista completa de Questões de Farmácia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A função pancreática é avaliada pela elevação sérica das enzimas produzidas pelas células acinares do pâncreas exócrino, a amilase e a lipase. A respeito dessas informações, assinale a opção correta.
A amilase pancreática, nos casos de pancreatite aguda, estará diminuída após o início do episódio de dor abdominal.
A obstrução dos ductos pancreáticos pode resultar no extravasamento de enzimas digestivas para as ilhotas de Langerhans, onde estão localizadas as células beta produtoras de insulina.
Havendo uma lesão das células acinares, ou ocorrendo uma obstrução no fluxo do ducto pancreático, certamente haverá alteração nos níveis sanguíneos de amilase e lipase.
Os exames laboratoriais de determinação de amilase e lípase envolvem reações do tipo ácido-base.
A determinação da lipase sérica é considerada um teste mais sensível e menos específico para pancreatite aguda, sendo mais sensível que a determinação da amilase.
Com relação ao tratamento, interação medicamentosa e doenças do sistema cardiovascular, julgue os itens a seguir.
Os inibidores de fosfodiesterase III diminuem a mortalidade de pessoas com falência cardíaca crônica.
Tendo em vista que um dos maiores problemas da indústria farmacêutica ainda está em fazer o controle de polimorfismo nos medicamentos, assinale a opção correta acerca desse tema.
O controle de qualidade deve assegurar que não haja alterações nas características do cristal entre diferentes lotes de produção, pois tais alterações poderiam influenciar a biodisponibilidade e a estabilidade química e física do medicamento.
Diferentes formas polimórficas podem apresentar propriedades físico-químicas e mecanismos de ação farmacológicos distintos.
O aparecimento de formas polimórficas durante a síntese e produção de medicamentos representa um grande problema para a indústria farmacêutica, uma vez que formas polimórficas têm sempre a eficácia menor que o medicamento de referência.
A forma polimórfica com menor energia livre será a mais estável e apresentará o menor ponto de fusão. A tendência desse cristal é transformar-se na forma metaestável.
Polimorfos são fármacos que apresentam cristais com formas (hábitos) diferentes e um mesmo padrão interno de arranjo molecular.
Acerca da farmacovigilância, julgue os itens subsecutivos.
Basta uma notificação para que se avente a hipótese de falta de segurança de determinado fármaco.
A hidroclorotiazida é um diurético tiazídico que possui ação anti-hipertensiva relativamente lenta.
Mudanças no processo de produção não afetam a biodisponibilidade do medicamento, o que torna dispensável a ação da ANVISA descrita no texto.
A utilização da hidroclorotiazida se deve à ausência total de efeitos colaterais durante seu uso contínuo.
A associação de hidroclorotiazida com outros antihipertensivos é incomum e pouco indicada em casos moderados ou graves de hipertensão arterial.
Diante da falta do medicamento, os prescritores cearenses poderiam, corretamente, prescrever outro anti-hipertensivo com mecanismo de ação idêntico, como a furosemida ou a clonidina.
Acerca da farmacovigilância, julgue os itens subsecutivos.
A farmacovigilância desempenha atividade regulatória, possuindo papel relevante na prática clínica e no desenvolvimento de políticas de saúde pública.
Farmácia - Medicamentos e tratamentos clínicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Os fármacos cimetidina, ranitidina, omeprazol e pantoprazol
são todos pertencentes ao grupo dos antagonistas dos receptores H2 do estômago.
diminuem a secreção do ácido estomacal, alguns deles atuando como antagonistas dos receptores histamínicos H2, e outros, inibindo a bomba de prótons.
são individualmente suficientes para o tratamento de gastrites associadas à infecção por Helicobacter pylori.
pertencem, todos ao grupo de fármacos antissecretores do ácido estomacal, cujo mecanismo de ação é inibir a bomba de prótons.
são fármacos pró-cinéticos indicados para doença do refluxo gastroesofágico e dispepsia.
Acerca da farmacovigilância, julgue os itens subsecutivos.
farmacovigilância atua na identificação de efeitos indesejáveis surgidos durante as diferentes fases clínicas do estudo relativo a determinado medicamento.
Farmácia - Medicamentos e tratamentos clínicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Introduzida no mercado no ano de 1988, a fluoxetina é hoje um dos fármacos antidepressivos mais dispensados no Brasil. A principal vantagem de uso dessa substância, se comparada a outros antidepressivos mais convencionais, é a
inibição mais seletiva da monoamina oxidase.
possibilidade de uso em crianças para o tratamento de transtorno obsessivo-compulsivo.
meia-vida prolongada, permitindo a administração de uma dose única diária e a melhor adesão do paciente à terapia.
a ausência de interações com outros medicamentos, por não possuir ação inibitória de nenhuma enzima hepática.
ausência de efeitos colaterais gastrintestinais.
Acerca da farmacovigilância, julgue os itens subsecutivos.
Um dos principais métodos de obtenção de informações relativas a reações adversas a medicamentos (RAM) é a notificação voluntária ou espontânea, realizada por profissionais de saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...