Lista completa de Questões de Farmácia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A toxoplasmose é uma infecção parasitária causada pelo Toxoplasma gondii. Com relação à sorologia para a toxoplasmose adquirida, assinale a opção correta.
Anticorpos da classe IgM são indicativos de toxoplasmose recente, sendo um método utilizado para avaliação do risco de transmissão de toxoplasmose para o feto.
A presença de anticorpos da classe IgG indica memória imunológica, ou seja, o paciente apresentou uma infecção anterior já debelada.
Em pacientes com suspeita de toxoplasmose, pode-se aplicar o teste de avidez, cujos altos valores indicam que o paciente foi acometido recentemente pela infecção.
A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita que não coloniza mucosas, portanto anticorpos da classe IgA nunca são identificados nos ensaios sorológicos.
O diagnóstico clínico é realizado mediante a identificação de anticorpos ou do T. gondii em cultura.
Vários testes são utilizados para diagnóstico da sífilis, que, ainda hoje, é um problema de saúde pública em todo o mundo. Em relação aos ensaios que utilizam a precipitação para a detecção de determinados anticorpos, assinale a opção correta.
A vantagem desse ensaio é a possibilidade de utilização de soros hemolisados ou lipêmicos, sem interferência no resultado final.
O teste de gravidez que utiliza o látex é um exemplo de ensaio de precipitação.
A maior quantidade de precipitado ocorre na zona de equivalência entre o antígeno e o anticorpo.
Os ensaios de precipitação são sempre manuais; sua determinação é realizada pela presença de um precipitado visível a olho nu.
Nesses ensaios apenas o anticorpo precisa ser bivalente para que ocorra a formação do precipitado.
Desde a descoberta do sistema ABO sanguíneo, as técnicas de detecção realizadas na rotina dos laboratórios e bancos de sangue baseiam-se na interação entre os antígenos na superfície dos eritrócitos e os anticorpos capazes de reconhecê-los. Acerca de sistema ABO, assinale a opção correta.
Pacientes do grupo O não apresentam anticorpos anti-A nem anti-B.
Os indivíduos do grupo AB são denominados doadores universais, ou seja, os indivíduos desse grupo podem doar sangue para indivíduos de todos os outros grupos sanguíneos.
O sistema ABO é determinado por três alelos múltiplos; o indivíduo do grupo B apresenta o genótipo IBIB ou IBI.
A ausência de aglutinação com o soro do indivíduo e de hemácias positivas para o antígeno B e a presença de aglutinação com o soro do indivíduo e de hemácias positivas para o antígeno A indicam que o indivíduo pertence ao grupo sanguíneo A.
O anticorpo mais empregado nos testes que utilizam a técnica de aglutinação são os anticorpos da classe D.
O antígeno RhD é o mais importante do sistema Rh, em razão de sua relação com a doença hemolítica do recém-nascido. No que se refere ao fator Rh, assinale a opção correta.
Para os pacientes cujo ensaio de aglutinação tenha sido negativo para o fator Rh, é recomendada a determinação do fator D, pois há a possibilidade de ser um paciente com Rh fraco.
Os indivíduos Rh negativo que apresentam o antígeno CDE podem doar sangue para todos os indivíduos Rh negativo.
Os pacientes com Rh fraco e os pacientes com Rh positivo apresentam diferenças qualitativas quanto à expressão do fator Rh.
Os anticorpos naturais anti-Rh determinam se um indivíduo é Rh positivo.
Toda mulher Rh positivo que estiver esperando um filho de um homem Rh negativo deve ser dessensibilizada logo após o nascimento do filho.
O Ministério da Saúde recomenda várias ações para que o diagnóstico de leishmaniose tegumentar (LTA) seja realizado precocemente e o tratamento adequado seja prontamente iniciado. Com relação ao diagnóstico da LTA, assinale a opção correta.
Quando associada a métodos parasitológicos tradicionais, a reação em cadeia da polimerase (PCR) é um método que apresenta alta sensibilidade. A modalidade do PCR em tempo real quantifica o ácido ribonucleico (RNA) do parasita, sendo possível a definição de sua espécie.
A pesquisa direta da Leishmania sp. é um método rápido e eficiente, porém, como há uma relação direta entre o tempo de lesão e o número de parasitas, essa técnica apresenta pouca sensibilidade em indivíduos na fase inicial da doença.
Inicialmente, a cultura dos parasitas permite a identificação da Leishmania sp. e, posteriormente, a identificação da espécie envolvida. Nesse procedimento, após cinco dias, observa-se o crescimento da forma amastigota do parasita.
Em áreas endêmicas é muito comum a utilização da intradermoreação de Montenegro (IDRM) para monitoração dos pacientes que apresentaram cura clínica e precisavam ser monitorados quanto à reativação. Nesses pacientes, a reação negativa ou positiva é, respectivamente, o indicativo de desaparecimento ou aparecimento do parasita.
Os testes sorológicos são indicados como critério isolado de cura ou previsão de recorrência, visto que os níveis de anticorpos apresentados nesses testes estão relacionados com a progressão da doença.
O Ascaris lumbricoides é um parasita cosmopolita e responsável por inúmeras mortes, todos os anos. No que concerne a esse parasita, assinale a opção correta.
Os ovos são envoltos por duas membranas, sendo a membrana externa composta por quitina e proteínas, cuja função é a impermeabilização do ovo.
Para a detecção dos parasitas, utilizam-se os testes de Kato- Katz e de Hoffman-Pons e Janer (HPJ) para determinações qualitativas e quantitativas, respectivamente.
Os ovos produzidos pelo Ascaris lumbricoides fêmea podem infectar os seres humanos a partir do momento que são liberados no ambiente.
Após a ingestão de alimentos contaminados, os ovos desse parasita são rompidos, levando a disseminação das larvas pelo corpo através da corrente sanguínea. O acasalamento das larvas ocorre nas vísceras, mas a ovipostura ocorre no trato gastrointestinal.
Assinale a opção correta no que se refere à dengue.
O diagnóstico laboratorial pode ser realizado pela identificação tanto do vírus quanto dos anticorpos produzidos durante a doença. O tempo da coleta do soro para os dois exames é de três a cinco dias.
A inibição de hemaglutinação e o teste de neutralização são técnicas recomendadas para a rotina do diagnóstico da dengue.
A determinação do sorotipo do vírus pode ser realizada por imunohistoquímica dos tecidos ou por método molecular, mediante a reação em cadeia de polimerase (PCR).
A dengue clássica somente é confirmada por meio de exames laboratoriais, principalmente durante epidemias.
Apesar de terem sido identificados quatro sorotipos diferentes de dengue, cada vírus é responsável por uma única forma da doença.
Farmácia - Metodologia Científica na Investigação Clínica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em geral, os resultados dos diagnósticos laboratoriais variam de um laboratório para outro. Essa variação é decorrente de alguns fatores, como a falta de padronização de rotinas de controle de qualidade dos procedimentos realizados. Acerca dos procedimentos que visam garantir a reprodutibilidade dos métodos, assinale a opção correta.
O controle de qualidade dos equipamentos é estabelecido mediante contratos de manutenção corretiva.
Não é necessária a realização de controle de qualidade externo quando se utiliza kits comerciais.
Os microrganismos adquiridos de um banco de padrão de microrganismos, que são empregados no controle de qualidade, devem ser mantidos na geladeira até o momento do uso.
A localização dos equipamentos e reagentes e a descrição das metodologias devem estar contidas no manual de procedimentos.
Ao se implementar um novo exame, é obrigatória a realização do ensaio de proficiência.
Assinale a opção em que são apresentados os fixadores de escolha para a preservação de material biológico.
saponina, triton X-100 e formaldeído
proinase K, formaldeído e dexametasona
glutaraldeído, paraformaldeído e formaldeído
xilol, acetona e álcool
betamercaptoetanol, glutaraldeído e formaldeído
A leucopenia é uma manifestação hematológica bastante frequente nos hemogramas de rotina. Com relação à leucopenia, assinale a opção correta.
O uso de corticoides é um importante agente causador da linfopenia.
Durante a infecção com o HIV, o paciente apresenta diminuição do número de monócitos circulantes, devido à capacidade desse vírus de infectar preferencialmente monócitos.
Pacientes com contagem de leucócitos no sangue periférico que variam de 5 x 103/mL a 10 x 103/mL são considerados leucopênicos.
A neutropenia é uma anomalia que pode surgir a partir de uma infecção causada por helmintos.
Nos hemogramas, o desvio à esquerda é caracterizado pelo aumento de monócitos jovens na circulação sanguínea.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...