Lista completa de Questões de Farmácia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, referentes a microscopia ótica e eletrônica.
O princípio de um microscópio eletrônico de varredura (MEV) consiste na utilização de um feixe de nêutrons que incide sobre a superfície da amostra, para explorar ponto a ponto, por linhas sucessivas e transmitir o sinal do detector a uma tela catódica cuja varredura está perfeitamente sincronizada com aquela do feixe incidente.
A respeito das alterações hematológicas encontradas no sangue periférico de pacientes anêmicos, assinale a opção correta.
As anemias são diagnosticadas e classificadas com base na hemoglobina.
Indivíduos com anemia ferropriva sem tratamento apresentam contagem de reticulócitos normal.
A contagem de eritrócitos, que é determinante para o diagnóstico diferencial das anemias, está aumentada nas anemias macrocíticas e diminuída nas anemias microcíticas.
Para que um indivíduo adulto do sexo masculino seja considerado anêmico, ele deve apresentar hematócrito com valores iguais ou inferiores a 45%.
Um paciente anêmico que apresenta o valor de VCM de 65 fl possui anemia microcítica.
Julgue os itens a seguir, referentes a microscopia ótica e eletrônica.
O limite de resolução de um microscópio depende principalmente do comprimento de onda (λ) da luz incidente no objeto.
Em relação à infecção urinária, assinale a opção correta.
O pH ácido da urina é indicativo de infecção urinária.
No exame comum de urina, a ausência de nitrito e de leucócitos indica infecção urinária.
A confirmação de piúria (>5 leucócitos por campo em grande aumento) é indicativa de infecção urinária.
O hemograma com linfopenia é indicativo de pielonefrite.
O exame da cultura de urina com 2.000 unidades formadoras de colônias é considerado uma cultura negativa, independentemente de o paciente apresentar sintomas clínicos.
Nos últimos anos, a incidência das doenças fúngicas tem aumentado devido ao aumento dos transplantes e das terapias imunossupressoras. Assinale a opção correta a respeito de micoses sistêmicas.
Considere que o foco primário de uma infecção causada pelo Cryptococcus neoformans seja o pulmão, com posterior migração do fungo, causando meningite meningocócica. Nesse caso, é correto afirmar que os pacientes que apresentam meningite criptocóccica possuem hemocultura positiva para esse fungo.
A identificação de pseudo-hifas ou leveduras no tecido de pacientes com candidíase é realizada diretamente pelo hidróxido de potássio (KOH).
Na identificação de candidíase de mucosa em amostras biológicas de pacientes, os ensaios sorológicos são ferramentas de diagnóstico mais precisas que o ensaio de identificação direta pela coloração com KOH.
A coloração de Giemsa do escarro é o padrão-ouro para a determinação das pneumonias por Pneumocystis carinii, apresentando quase 100% de especificidade.
Mediante a utilização da tinta da China, o Cryptococcus neoformans pode ser identificado no liquor de 90% dos pacientes com meningite meningocócica.
As micoses superficiais são causadas por fungos que infectam a pele e regiões adjacentes. Os locais mais afetados são as unhas, a pele e os cabelos. Com relação às micoses superficiais e aos métodos utilizados para sua detecção, assinale a opção correta.
As micoses superficiais são identificadas como ceratofitoses, dermatofitoses e candidíase.
Um exame microscópico direto é o método de identificação de micose superficial mais fácil de ser realizado; nesse tipo de exame, o fungo deve ser corado com corante de Gram.
No meio de cultura de tecidos a serem analisados, é desnecessário o acréscimo de antibiótico, pois se utiliza meio seletivo para fungos.
Devido à complexidade dos componentes da parede celular, os fungos cutâneos induzem a uma forte reação de hipersensibilidade.
Quando presente no organismo humano, a Malassezia furfur encontra-se na pele ou no cabelo. A identificação desse fungo ocorre com coloração com tinta da China, sendo desnecessária a clarificação com KOH.
As hemácias são os elementos figurados mais abundantes do sangue. As análises qualitativas e quantitativas das hemácias auxiliam o diagnóstico dos pacientes com doenças hematológicas. A respeito de variações morfológicas e numéricas observadas nas hemácias dos pacientes, assinale a opção correta.
A presença de células macrocíticas é indicativa de deficiência de ferro.
A contagem global de hemácias apresenta maior reprodutibilidade que a porcentagem de hematócrito. Logo, esta está sendo substituída por aquela na prática laboratorial.
Índice volumétrico representa o valor do hematócrito multiplicado por 100 e dividido pelo valor da contagem da hemoglobina.
Em todos os estágios de maturação, as hemácias apresentam grânulos arredondados dispersos no citoplasma, que se coram com substâncias ácidas.
A anisocitose refere-se a uma grande variação do tamanho das hemácias.
Farmácia - Metodologia Científica na Investigação Clínica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correta acerca do exame do líquido cefalorraquidiano, rotineiramente utilizado para o diagnóstico das meningites.
A hiperglicorraquia é uma condição normal do liquor.
O líquido cefalorraquidiano deve ser processado tão logo chegue ao laboratório devido à presença de coágulos ou precipitados, independentemente de o paciente apresentar patologia ou não.
Durante os processos inflamatórios das meninges, observa-se drástica diminuição dos valores proteicos do líquido cefalorraquidiano.
Na pleocitose, observa-se aumento das hemácias no líquido cefalorraquidiano.
A análise bacteriológica do líquido cefalorraquidiano deve ser realizada tanto pela bacterioscopia como pela cultura do material, para que não haja erros de identificação.
Farmácia - Metodologia Científica na Investigação Clínica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao líquido pleural, assinale a opção correta.
Os exsudatos apresentam concentração de proteínas inferior a 1 g/dL.
Ainda que o paciente apresente neoplasia pleural primária, a presença de células neoplásicas no líquido pleural não é observada.
O pH do líquido pleural é mais baixo que o pH do sangue arterial.
O líquido pleural deve ser coletado em tubos contendo EDTA para análise bacteriológica.
Durante as primeiras semanas de ocorrência de tuberculose pleural, observa-se um aumento de neutrófilos no líquido pleural.
Acerca dos estudos epidemiológicos, julgue os itens a seguir.
estudo transversal, também chamado de estudo seccional, investiga e examina a relação entre eventos, como exposição, doença e outras variáveis de interesse, em um determinado momento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...