Questões de Farmácia da DRH / UFES

Lista completa de Questões de Farmácia da DRH / UFES para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as sentenças abaixo e aponte a alternativa CORRETA.

  • A. A absorção configura o parâmetro farmacocinético que descreve a taxa com que o fármaco deixa o sítio em que foi administrado e vence a circulação sanguínea, bem como considera a magnitude de ocorrência do referido fenômeno.
  • B. É acurado considerar a placenta como uma barreira farmacológica.
  • C. Medicamentos administrados por via endovenosa são absorvidos de modo mais rápido e eficiente quando comparado às demais vias de administração de medicamentos.
  • D. O volume de distribuição aparente de um fármaco é definido como o volume necessário para conter a quantidade da substância homogeneamente na concentração encontrada no sangue, no plasma ou no tecido adiposo.
  • E. Em regime terapêutico baseado na administração de doses intermitentes, a dose de manutenção equivale ao produto da taxa de administração do medicamento pelo intervalo entre as doses, sendo estes inversamente proporcionais ao tempo de meia-vida do mesmo.

Em relação às boas práticas de armazenamento de medicamentos e correlatos analise as afirmativas a seguir:

I - a sala destinada ao armazenamento de medicamentos deve apresentar condições ideais de temperatura, umidade e iluminação, a fim de evitar alterações na composição destes.

II - ao armazenar medicamentos deve-se zelar pela sua integridade, proporcionando sua perfeita identificação e visualização quanto ao nome do produto, lote e prazo de validade.

III - deve-se sempre dispensar primeiro o medicamento, solução parenteral de grande volume (SPGV) e correlatos que tiverem a menor validade.

IV - por prevenção e segurança, ao estocar SPGV deve-se evitar deixá-los muito afastados do solo e respeitar o limite máximo de empilhamento de caixas, independente do produto a ser estocado.

Assinale:

  • A. Se apenas I e III estão corretas
  • B. Se apenas II e IV estão corretas
  • C. Se apenas I, III e IV estão corretas
  • D. Se apenas II, III e IV estão corretas
  • E. Se todas estão corretas.

O estabelecimento do esquema posológico racional de fármacos tem como base o cálculo dos parâmetros listados abaixo, EXCETO:

  • A. O acúmulo da substância no organismo do paciente, tal que seu fator de acumulação é inversamente proporcional à fração perdida da mesma em um intervalo entre as doses administradas.
  • B. A dose de manutenção do fármaco, calculada como o produto da depuração da substância pelo seu volume de distribuição aparente.
  • C. A dose de ataque do medicamento, mensurada como o produto do volume de distribuição aparente pela concentração-alvo da mesma.
  • D. A dose de ataque do medicamento, a qual pode ser medida pelo produto da dose de manutenção pelo fator de acumulação da substância no organismo do paciente.
  • E. A dose de manutenção do fármaco, calculada como o produto da depuração pela concentração-alvo da substância.

Analise criteriosamente as afirmativas abaixo e assinale aquela de conteúdo FALSO.

  • A. A Atenção Farmacêutica é uma das entradas do sistema de Farmacovigilância, ao identificar e avaliar problemas/riscos relacionados à segurança, à efetividade e aos desvios da qualidade de medicamentos, por meio do acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico ou outros componentes da Atenção Farmacêutica. Isto inclui a documentação e a avaliação dos resultados, gerando notificações e novos dados para o Sistema, por meio de estudos complementares.
  • B. A Atenção farmacêutica é um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e coresponsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde (Resolução RDC nº67, de 08 de outubro de 2007).
  • C. O manejo dos resíduos de serviços de saúde nas fases de acondicionamento, identificação, armazenamento temporário e destinação final, será tratado segundo a classificação dos resíduos. Observa-se, a exemplo, o grupo A1 congrega culturas e estoques de microrganismos resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética e o grupo A5, órgãos, tecidos, fluidos orgânicos, materiais perfurocortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação com príons.
  • D. Assistência farmacêutica: conjunto de ações e serviços relacionado com o medicamento destinado a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos (Resolução RDC nº67, de 08 de outubro de 2007).
  • E. Pode-se considerar que as afirmativas A e D são verdadeiras, enquanto que as sentenças B e C são falsas.

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva a deformidade e destruição das articulações em virtude de erosões ósseas e da cartilagem. Afeta mulheres duas a três vezes mais do que homens e sua prevalência aumenta com a idade. Em geral, a AR acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como: rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos. Com a progressão da doença, os pacientes com AR desenvolvem incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional, com impacto econômico significativo para o paciente e para a sociedade. Em relação ao tratamento da AR, é CORRETO administrar:

  • A. adalimumabe, 150 mg por via subcutânea por semana
  • B. infliximabe, em infusão contínua por via intravenosa, 100 mg/kg a cada 8 semanas
  • C. etanercept, 25 mg por via subcutânea 2 vezes por semana
  • D. leflunomida, durante 6 meses, 200 mg/dia durante 3 dias, seguido de tratamento de manutenção com 10 mg/dia
  • E. todas as sentenças acima estão corretas.

Atualmente, os antiinflamatórios não esteroidais constituem uma das classes mais consumidas de medicamentos no Brasil e no mundo. Sobre os mesmos, é apropriado atestar, EXCETO:

  • A. Considera-se que ibuprofeno e ácido acetil salicílico são antiinflamatórios equipotentes.
  • B. A dose antiinflamatória recomendada do ácido acetil salicílico é 1.200 a 1.500 mg TID, enquanto que sua dose antiplaquetária máxima é 320 mg por dia. Em ambos os regimes terapêuticos, deve-se atentar à interação medicamentosa do fármaco com a varfarina com fins de se evitar quadros hemorrágicos importantes.
  • C. O novo agente inibidor de cicloxigenase 2, Lumiracoxib, difere dos demais do grupo por não ser substância tricíclica e por se ionizar como ácido fraco; ademais, considera-se que seja mais seguro quanto aos efeitos cardiovasculares deletérios da classe por não interferir com a pressão arterial do paciente, tampouco com a produção de prostaciclina, durante toda a sua ação de 24 horas.
  • D. Em caso de toxicidade por salicilatos, recomenda-se alcalinizar a urina com bicarbonato de sódio.
  • E. A Sindrome de Nicolau, também conhecida como embolia cutis medicamentosa e dermatite livedóide, é uma rara complicação caracterizada por necrose tecidual que ocorre após a injeção de medicamentos, dentre eles o diclofenaco.

As diretrizes da Política Nacional de Medicamentos apontam prioridades que subsidiam a possibilidade de desenvolvimento das medidas estabelecidas, bem como a implementação das diferentes ações indispensáveis ao seu efetivo cumprimento. Dentre elas, pode-se citar:

  • A. revisão permanente da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais
  • B. organização de atividades de vigilância sanitária de medicamentos
  • C. assistência farmacêutica
  • D. promoção do uso racional de medicamentos
  • E. todas as afirmativas estão corretas.

Antissépticos e desinfetantes são empregados em práticas de assistência à saúde em hospitais, clínicas, ambulatórios, e consultórios com fins à prevenção e ao controle de infecções. A esse respeito, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa VERDADEIRA.

  • A. A solução de permanganato de potássio a 1% (p/v) é empregada sob forma de banhos para o alívio sintomático de lesões cutâneas disseminadas e pruriginosas.
  • B. A solução de hipoclorito de sódio 10 mg cloro/mL, concentração que equivale a 2% de cloro ativo, tem ação bactericida, fungicida, micobactericida e virucida.
  • C. A solução de glutaral a 2% (p/v) é considerada desinfetante, descrevendo ação bactericida, esporicida, fungicida, virucida e micobactericida.
  • D. A solução de álcool etílico a 70% (v/v) é antisséptica; entretanto, não é desinfetante.
  • E. Gliconato de clorexidina é considerado antisséptico com ação maior sobre bactérias Gram positivas quando comparada às Gram negativas, sendo utilizada a 10% com fins degermantes e a 0,12% para soluções bucais.

Sobre os fármacos empregados no controle de infecções, analise:

(1) Antotericina B

(2) Ceftriaxona

(3) Azitromicina

(4) Ciprofloxacino

(5) Vancomicina

(6) Doxiciclina

(7) Metronidazol

( ) Antibacteriano e amebicida

( ) Cefalosporina de terceira geração

( ) Tetraciclina isenta de interação medicamento-alimento

( ) Antibiótico glicopeptídeo

( ) Apresenta resistência cruzada com eritromicina

( ) Recomenda-se reserva ao tratamento de infecções causadas por bactérias Gram negativas aeróbias

( ) Causa nefrotoxicidade em cerca de 80% dos usuários.

A sequência que completa corretamente os parênteses da coluna de baixo é:

  • A. (7), (2), (6), (5), (3), (4), (1)
  • B. (5), (3), (1), (2), (4), (6), (7)
  • C. (7), (3), (2), (4), (1), (5), (6)
  • D. (5), (2), (6), (4), (1), (3), (7)
  • E. (5), (3), (4), (2), (7), (6), (1).

Assinale a sentença INCORRETA:

  • A. Em referência à manipulação de quimioterápicos antineoplásicos, considera-se acidente de pequeno porte o derramamento menor que 5 (cinco) mililitros ou 5 (cinco) gramas do quimioterápico antineoplásico; por outro lado, acidente de grande porte envolve situações de derramamento maior que 10 (dez) mililitros ou 10 (dez) gramas do quimioterápico antineoplásico.
  • B. Segundo a Resolução no. 328 de 22 de julho de 1999, Especialidade Farmacêutica é definida como produto oriundo da indústria farmacêutica com registro no Ministério da Saúde e disponível no mercado.
  • C. Quimioterápico antineoplásico é definido como solução, estéril apirogênica, acondicionada de maneira a preservar as suas características físico-químicas, destinada à administração em pacientes, em regime hospitalar ou ambulatorial e, excepcionalmente, em cuidados domiciliares, visando ao tratamento específico de sua patologia de base.
  • D. Medicamento é definido como o produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
  • E. A Resolução no. 328 de 22 de julho de 1999 dispõe sobre os requisitos exigidos para a dispensação de produtos de interesse à saúde em farmácias e drogarias, estabelecendo os critérios gerais de boas práticas a serem observadas na assistência farmacêutica aplicada à aquisição, ao armazenamento, à conservação e à dispensação de produtos industrializados em farmácias e drogarias.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...