Lista completa de Questões de Farmácia da Fundação Guimarães Rosa (FGR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) serve de instrumento básico para a elaboração das listas estaduais e municipais de medicamentos, segundo sua situação epidemiológica e contempla um elenco de produtos necessários ao controle preventivo da maioria das patologias prevalentes no país. Considerando a informação acima, marque a alternativa INCORRETA:
A seleção dos medicamentos da RENAME baseia-se nas prioridades nacionais de segurança pública, bem como na economia, biotecnologia, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade e na biodisponibilidade dos produtos.
As Políticas de Medicamentos estabelecem a atualização e a implementação da RENAME como instrumento racionalizador das ações no âmbito da Assistência Farmacêutica.
A RENAME tem também o papel fundamental de orientar a política pública de desenvolvimento científico e tecnológico, apontar prioridades nacionais na área de produção de medicamentos e do desenvolvimento tecnológico de insumos estratégicos para a saúde.
Garantindo a integralidade do tratamento medicamentoso na forma de linhas de cuidado, definidas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, considerando a RENAME, o SUS disponibiliza tratamento medicamentoso para diversas doenças, geralmente, crônicas e de baixa prevalência.
Conforme previsto na Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 44, de 17 de agosto de 2009 - ANVISA, além da Licença ou Alvará Sanitário expedido pelo órgão Estadual ou Municipal de Vigilância Sanitária, segundo legislação vigente, as farmácias e drogarias devem possuir os seguintes documentos no estabelecimento, EXCETO:
Certificado de Registro Cadastral (C.R.C) na Secretaria de Planejamento e Gestão SEPLAG.
Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) expedida pela Anvisa.
Autorização Especial de Funcionamento (AE) para farmácias, quando aplicável.
Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, conforme a legislação vigente e as especificidades de cada estabelecimento.
Os hemoderivados Albumina Humana, Imunoglobulinas, Complexo Protrombínico e outros, devem ser submetidos aos testes preconizados para as formas farmacêuticas injetáveis (volume médio, pH, pirogênio, esterilidade, etc). O controle de qualidade destes medicamentos também inclui testes específicos relacionados a seguir. Coloque V nas afirmativas VERDADEIRAS e F para as que forem FALSAS e a seguir marque a alternativa que corresponda a sequência CORRETA:
( ) Prova de atividade (potência) e identificação.
( ) Prova de detecção de anticorpos anti HbsAg.
( ) Prova de inocuidade ou toxicidade específica.
( ) Concentração de proteínas, composição protéica, determinação de sódio, potássio e alumínio, solubilidade, osmolalidade, determinação de polímeros e agregados.
( ) Determinação do ativador de pré-calicreína, do grupo heme, hemaglutinana anti-A e anti-B.
F, V, F, F, F.
V, F, V, F, V.
F, F, F, V, V.
V, F, F, V, V.
A alternativa CORRETA que define o medicamento genérico de acordo com a legislação em vigor é:
Medicamento similar a um produto de referência que tem comprovada sua eficácia, segurança e qualidade.
Medicamento similar comercializado no mercado nacional, composto por mesmo princípio ativo, mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração a um medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária.
Medicamento similar inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância federal e comercializado no país, cuja eficácia, segurança e qualidade forem comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.
Medicamento similar composto por pelo menos um fármaco ativo, sendo que esse fármaco deve ter sido objeto de patente, mesmo já extinta, por parte da empresa responsável pelo seu desenvolvimento e introdução no mercado do país de origem.
A coagulação sanguínea é composta por vários eventos que dependem de várias substâncias chamadas de fatores da coagulação. Os medicamentos utilizados para os transtornos trombóticos e hemorrágicos estão relacionados à ativação ou inibição desse sistema fisiológico que controla os eventos de coagulação. Com relação ao mecanismo de ação dos anticoagulantes e dos trombolíticos, marque a alternativa CORRETA:
Os derivados da cumarina e indandionas agem diretamente como trombolíticos por prevenirem a formação dos fatores II, VII, IX e X no fígado e por inibirem a beta-carboxilação dos seus precursores mediada pela vitamina K.
A heparina de baixo peso molecular é um anticoagulante superior à heparina padrão, entretanto apresenta como desvantagem meia vida mais curta e uma distribuição menos homogênea.
A alteplase, também conhecida como t-PA, é um ativador de plasminogênio tecidual recombinante, utilizado como trombolítico no infarto agudo do miocárdio.
A ticlopidina e o ácido acetilsalicílico atuam como antiagregantes plaquetários através do mesmo mecanismo de ação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...