Questões de Farmácia da Fundação Guimarães Rosa (FGR)

Lista completa de Questões de Farmácia da Fundação Guimarães Rosa (FGR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) serve de instrumento básico para a elaboração das listas estaduais e municipais de medicamentos, segundo sua situação epidemiológica e contempla um elenco de produtos necessários ao controle preventivo da maioria das patologias prevalentes no país. Considerando a informação acima, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A seleção dos medicamentos da RENAME baseia-se nas prioridades nacionais de segurança pública, bem como na economia, biotecnologia, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade e na biodisponibilidade dos produtos.

  • B.

    As Políticas de Medicamentos estabelecem a atualização e a implementação da RENAME como instrumento racionalizador das ações no âmbito da Assistência Farmacêutica.

  • C.

    A RENAME tem também o papel fundamental de orientar a política pública de desenvolvimento científico e tecnológico, apontar prioridades nacionais na área de produção de medicamentos e do desenvolvimento tecnológico de insumos estratégicos para a saúde.

  • D.

    Garantindo a integralidade do tratamento medicamentoso na forma de linhas de cuidado, definidas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, considerando a RENAME, o SUS disponibiliza tratamento medicamentoso para diversas doenças, geralmente, crônicas e de baixa prevalência.

Conforme previsto na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 44, de 17 de agosto de 2009 - ANVISA, além da Licença ou Alvará Sanitário expedido pelo órgão Estadual ou Municipal de Vigilância Sanitária, segundo legislação vigente, as farmácias e drogarias devem possuir os seguintes documentos no estabelecimento, EXCETO:

  • A.

    Certificado de Registro Cadastral (C.R.C) na Secretaria de Planejamento e Gestão – SEPLAG.

  • B.

    Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) expedida pela Anvisa.

  • C.

    Autorização Especial de Funcionamento (AE) para farmácias, quando aplicável.

  • D.

    Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, conforme a legislação vigente e as especificidades de cada estabelecimento.

Os hemoderivados Albumina Humana, Imunoglobulinas, Complexo Protrombínico e outros, devem ser submetidos aos testes preconizados para as formas farmacêuticas injetáveis (volume médio, pH, pirogênio, esterilidade, etc). O controle de qualidade destes medicamentos também inclui testes específicos relacionados a seguir. Coloque V nas afirmativas VERDADEIRAS e F para as que forem FALSAS e a seguir marque a alternativa que corresponda a sequência CORRETA:

( ) Prova de atividade (potência) e identificação.

( ) Prova de detecção de anticorpos anti HbsAg.

 ( ) Prova de inocuidade ou toxicidade específica.

( ) Concentração de proteínas, composição protéica, determinação de sódio, potássio e alumínio, solubilidade, osmolalidade, determinação de polímeros e agregados.

( ) Determinação do ativador de pré-calicreína, do grupo heme, hemaglutinana anti-A e anti-B.

  • A.

    F, V, F, F, F.

  • B.

    V, F, V, F, V.

  • C.

    F, F, F, V, V.

  • D.

    V, F, F, V, V.

A alternativa CORRETA que define o medicamento genérico de acordo com a legislação em vigor é:

  • A.

    Medicamento similar a um produto de referência que tem comprovada sua eficácia, segurança e qualidade.

  • B.

    Medicamento similar comercializado no mercado nacional, composto por mesmo princípio ativo, mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração a um medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária.

  • C.

    Medicamento similar inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância federal e comercializado no país, cuja eficácia, segurança e qualidade forem comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.

  • D.

    Medicamento similar composto por pelo menos um fármaco ativo, sendo que esse fármaco deve ter sido objeto de patente, mesmo já extinta, por parte da empresa responsável pelo seu desenvolvimento e introdução no mercado do país de origem.

A coagulação sanguínea é composta por vários eventos que dependem de várias substâncias chamadas de fatores da coagulação. Os medicamentos utilizados para os transtornos trombóticos e hemorrágicos estão relacionados à ativação ou inibição desse sistema fisiológico que controla os eventos de coagulação. Com relação ao mecanismo de ação dos anticoagulantes e dos trombolíticos, marque a alternativa CORRETA:

  • A.

    Os derivados da cumarina e indandionas agem diretamente como trombolíticos por prevenirem a formação dos fatores II, VII, IX e X no fígado e por inibirem a beta-carboxilação dos seus precursores mediada pela vitamina K.

  • B.

    A heparina de baixo peso molecular é um anticoagulante superior à heparina padrão, entretanto apresenta como desvantagem meia vida mais curta e uma distribuição menos homogênea.

  • C.

    A alteplase, também conhecida como t-PA, é um ativador de plasminogênio tecidual recombinante, utilizado como trombolítico no infarto agudo do miocárdio.

  • D.

    A ticlopidina e o ácido acetilsalicílico atuam como antiagregantes plaquetários através do mesmo mecanismo de ação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...