Lista completa de Questões de Farmácia da Fundação Guimarães Rosa (FGR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A estabilidade de um produto farmacêutico abrange muitos aspectos e, considerando que um medicamento é uma associação de um ou mais fármacos, com um ou mais excipientes e/ou veículos, contido em uma embalagem, coloque V para as afirmativas que forem VERDADEIRAS e F para as que forem FALSAS e a seguir marque a alternativa que corresponda à sequência CORRETA:
( ) Os fatores intrínsecos de estabilidade estão relacionados à formulação do medicamento, às características físico-químicas do fármaco e demais componentes.
( ) São chamados extrínsecos, os fatores de estabilidade que fazem parte da composição do medicamento, mas não constituem um sistema isolado da formulação, dependendo, portanto, de ações ou de fenômenos naturais oriundos da temperatura, luz e umidade.
( ) O oxigênio é o gás atmosférico que possui maior participação nos processos de degradação dos fármacos.
( ) O pH de ótima estabilidade consiste na somatória do pH de ótima solubilidade com o pH fisiológico.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
F, F, F, V.
V, V, F, V.
Com relação aos glicosídeos cardíacos, coloque V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as que forem FALSAS e a seguir marque a alternativa que corresponda à sequência CORRETA:
( ) Possuem baixo índice terapêutico, fazendo com que sua toxicidade seja um problema clínico comum.
( ) A toxicidade é um sério risco em pacientes em uso de antibióticos como a tetraciclina e eritromicina.
( ) O uso parenteral deve ser priorizado, pois devido à ausência de efeitos gastrointestinais, a toxicidade é minimizada.
( ) Sua ação inotrópica está diretamente relacionada ao aumento do Ca2+ intracelular, que também é a base para as arritmias relacionadas à intoxicação.
( ) Em alguns pacientes a flora intestinal pode metabolizar a digoxina, reduzindo a biodisponibilidade, sendo necessárias doses mais altas que as habituais.
F, V, V, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, F.
Em farmacocinética, vários processos fisiológicos e patológicos ditam o ajuste posológico individual dos pacientes, como, por exemplo, a insuficiência cardíaca e a disfunção renal, por levarem a modificações dos parâmetros farmacocinéticos. Nesse contexto, coloque V nas afirmativas que forem VERDADEIRAS e F nas que forem FALSAS e, a seguir, marque a alternativa que corresponda à sequência CORRETA:
( ) A biodisponibilidade avalia principalmente a velocidade de absorção e a quantidade do medicamento absorvido que está disponível para exercer seu efeito após atingir a corrente sanguínea.
( ) O volume de distribuição avalia o espaço aparente disponível no organismo para distribuição do medicamento.
( ) A constante de velocidade de eliminação mede a velocidade de disposição do fármaco do organismo, descontando-se a biotransformação e a absorção.
( ) A absorção é o processo pelo qual os medicamentos administrados chegam, sem sofrer alterações, ao meio tissular, de onde se distribuirão pelo corpo, em geral, através do sangue.
F, F, V, F.
V, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
Com relação aos antimicrobianos, marque a alternativa CORRETA:
Os antibióticos do grupo das cefalosporinas são classificados por geração, sendo as de 3ª geração mais ativas contra microorganismos gram positivos que as de 1ª geração.
Os carbapenêmicos (imipenem e meropenem) são mais usados como profiláticos, visando a prevenir infecções por germes multirresistentes.
As doses de vancomicina devem ser reajustadas em pacientes com insuficiência renal.
Devido a sua polaridade, os aminoglicosídeos têm boa absorção oral sendo essa via a de escolha para o uso desse tipo de antimicrobiano.
Um grande número de fármacos pode causar hiperglicemia em indivíduos normais ou comprometer o controle metabólico em pacientes diabéticos. Nesse contexto, são exemplos de fármacos com efeitos hiperglicemiantes, EXCETO:
Salicilatos.
Epinefrina.
Bloqueadores dos receptores H2.
Diuréticos.
Embora o uso de contraceptivos orais seja considerado seguro para a maior parte das mulheres saudáveis, estes agentes podem contribuir para maior incidência e gravidade de certas doenças quando há outros fatores de risco. Com base nas características desses agentes, são consideradas contraindicações absolutas para o uso de contraceptivos orais, EXCETO:
História de doença tromboembólica.
Doença cerebrovascular.
Infarto do miocárdio.
Hipertensão.
No que se refere às características e comparação dos analgésicos não esteroidais (AINE), relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna. A seguir, marque a sequência CORRETA:
4, 2, 5, 3, 1.
3, 1, 4, 5, 2.
2, 1, 5, 4, 3.
5, 4, 1, 2, 3.
A angiotensina II é um importante regulador da função cardiovascular. A capacidade de reduzir os níveis de angiotensina II com inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina II (ECA) representa um importante avanço no tratamento da hipertensão. Com base na informação, marque a alternativa CORRETA, que representa exemplos de fármacos inibidores da ECA:
Verapamil, Diltiazem, Anlodipina.
Losartana, Telmisartana, Valsartana.
Atenolol, Prazosina, Carvedilol, Clonidina.
Captopril, Enalapril, Lisinopril.
Com relação às interações e incompatibilidades entre medicamentos, marque a alternativa CORRETA.
O uso da anfotericina B concomitante com aminoglicosídeos pode atenuar a toxicidade e nefrotoxicidade normalmente causados pelo antibiótico.
O uso de barbitúrico concomitante com vancomicina pode diminuir o efeito anticonvulsivante do barbitúrico.
O uso conjunto de ciprofloxacina oral com suspensões antiácidas protege a mucosa gástrica e não altera a biodisponibilidade do antibiótico.
Os aminoglicosídeos produzem bloqueio neuromuscular por inibirem a acetilcolina liberada dos neurônios pré-ganglionares. A interação dos curares e aminoglicosídeos é importante clinicamente, devendo a dose do bloqueador neuromuscular ser ajustada.
Os benefícios da racionalização no uso de medicamentos se expressam em sofrimentos evitados, na redução do tempo de ação da doença e no período de hospitalização, com repercussões econômicas para as instituições e sociedade. Neste contexto, a seleção de medicamentos depende de vários fatores, destacando-se o perfil das patologias prevalentes, a infraestrutura para o tratamento, o treinamento e a experiência da equipe disponível.
Considerando o exposto, os seguintes critérios devem ser empregados no processo de seleção de medicamentos, EXCETO:
Priorizar formas farmacêuticas que proporcionem maior possibilidade de fracionamento e adequação à faixa etária.
Padronizar os medicamentos pela marca de referência, adotando-se para tal a Denominação Comum Brasileira DCB.
Eleger, entre os medicamentos da mesma indicação e eficácia, aquele de menor toxicidade relativa e maior comodidade posológica.
Padronizar especialidades farmacêuticas que tenham informações sobre biodisponibilidade e parâmetros farmacocinéticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...