Lista completa de Questões de Farmácia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em 1939, a eletroforese foi introduzida por A.Tiselius e A.E. Kabat com o objetivo de separar partículas orgânicas, apresentando como fundamento a separação de material orgânico (proteínas, enzimas, DNA, RNA) que apresentam cargas elétricas definidas por pH específicos. Em relação à eletroforese, assinale a alternativa correta:
Na eletroforese de proteínas utiliza-se como tampão o dietilbarbiturato de sódio.
As soluções protéicas utilizadas em eletroforese deverão conter no máximo 0,5 gramas de proteínas por litro.
A cuba eletroforética utilizada na eletroforese é composta de uma caixa plástica dividida em três compartimentos.
A aplicação da eletroforese é limitada ao tamanho da carga iônica da partícula que se quer separar
Na eletroforese de lipoproteínas utiliza-se como corante o acetato de etila
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A imunoeletroforese foi introduzida a partir dos trabalhos de Pierre Grabar quando utilizou a eletroforese de proteínas de fluidos biológicos em gel de ágar, seguida de imunodifusão. Neste sentido, em relação à técnica imunoeletroforética, assinale a alternativa incorreta:
A imunoeletroforese surgiu da combinação de duas técnicas: a eletroforese e a reação de imunoprecipitação entre antígeno e anticorpo, através de difusão.
O princípio geral da imunoeletroforese baseia-se na separação eletroforética do soro, ocasionando fracionamento das proteínas
Qualquer substância hidrossolúvel, capaz de induzir a formação de anticorpos, poderá ser analisada qualitativa ou quantitativamente pela imunoeletroforese
Para realizar a imunoeletroforese, é necessário utilizar um suporte poroso, como o acetato de celulose, gel de ágar ou agarose.
O gel de acrilamida é o mais recomendado para trabalhos clínicos.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Entre as reações imunológicas mais representativas tem-se a reação de aglutinação, cujo diluente deve ter:
pH ao redor de 1,0.
pH ao redor de 10,0
pH ao redor de 9,0.
pH ao redor de 8,0
pH ao redor de 7,0.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A esterilização é o termo que implica a inativação de todos os microrganismos quanto à capacidade reprodutiva. Neste contexto, assinale a alternativa incorreta:
A esterilização conduz à destruição total de todas as macromoléculas dos microrganismos, como as enzimas
Na esterilização pelo método do calor úmido, a morte celular envolve a desnaturação protéica, a coagulação de proteínas e de enzimas, assim como a fusão de lipídios de membrana.
Na esterilização pelo calor seco, a morte celular ocorre principalmente por um processo de oxidação, sendo necessário o emprego de temperaturas mais elevadas do que no calor úmido.
Autoclavação é o processo de esterilização que utiliza calor úmido sob pressão, sendo impróprios para materiais que são sensíveis à umidade.
Um fator limitante no uso do calor úmido sob pressão é o seu emprego na esterilização de óleos e gorduras.
Farmácia - Farmacotécnica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os métodos de esterilização por calor seco e por radiação são bastante utilizados na indústria farmacêutica, sendo aplicado de acordo com o material que se deseja esterilizar. Neste sentido, assinale a alternativa incorreta:
O processo de esterilização por calor seco deve incluir a circulação forçada de ar dentro da câmara de esterilização e a manutenção de pressão negativa, a fim de evitar a entrada de ar não estéril.
No processo de esterilização por calor seco, se for inserido ar dentro da câmara, este deve ser filtrado através de filtro esterilizante.
Quando o processo de esterilização por calor seco for também utilizado para remoção de pirogênios, devem ser realizados ensaios que utilizem endotoxinas, como parte da validação
A esterilização por radiação é utilizada principalmente com materiais e produtos sensíveis ao calor e somente deve ser aplicado quando não há efeitos nocivos ao produto, comprovados experimentalmente.
A radiação ultravioleta não é um método aceitável de esterilização.
Farmácia - Medicamentos e tratamentos clínicos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda relacionando o anticoagulante ao seu mecanismo de ação:
A seqüência correta de cima para baixo é:
2, 1, 4, 3.
1, 2, 4, 3.
3, 2, 4, 1
3, 4, 1, 2
2, 4, 1, 3
Farmácia - Farmacognosia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Vários fatores interferem no processo de extração, como as características do material vegetal, grau de divisão deste material, o solvente extrator, bem como a metodologia de extração. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, relacionando o solvente ao tipo de substância preferencialmente extraída.
A seqüência correta de cima para baixo é:
1, 4, 4, 3, 2.
3, 4, 1, 2, 3.
3, 3, 1, 2, 4.
4, 4, 1, 3, 2.
4, 4, 3, 2, 1.
Farmácia - Farmacognosia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que indica o método de extração que consiste em manter o material vegetal em contato, durante um determinado período de tempo, com um solvente em ebulição, normalmente a água. Ressalta-se que este método é empregado para extração de substâncias de materiais vegetais duros e de natureza lenhosa.
Infusão
Extração sob refluxo
Extração em aparelho de Soxhlet
Decocção
Maceração
Farmácia - Farmacognosia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação ao processo de estabilização do material vegetal, analise as seguintes afirmativas:
1. A estabilização do material vegetal consiste na desnaturação protéica de enzimas celulares, através da destruição das suas estruturas terciárias e quaternárias.
2. Quando a execução da análise fitoquímica for feita em tempo distante da coleta, o material vegetal deve ser imediatamente tratado.
3. A desnaturação protéica pode ser efetuada pela ação de agentes desidratantes, como o etanol.
4. A secagem do material vegetal visando sua estabilização é feita em temperaturas acima de 60ºC e curto tempo de exposição.
Estão corretas:
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
2 e 4, apenas
2, 3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Farmácia - Farmacognosia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para se proceder à caracterização de um determinado grupo de substâncias de interesse presentes em um vegetal, deve-se primeiro extrair essas substâncias com um solvente adequado, para, então, caracterizá-las no extrato. Neste contexto, assinale a alternativa que indica um grupo de substâncias cuja caracterização no extrato pode ser feita pela observação sob a luz ultravioleta, visto que a maioria delas possui fluorescência azul-brilhante ou verde.
Esteróides
Tripertenos
Cumarinas
Polifenóis
Alcalóides
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...