Lista completa de Questões de Farmácia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Os adjuvantes farmacotécnicos que devem ser utilizados na composição de uma fórmula farmacêutica, na forma de solução, que contém um fármaco, o qual se decompõe na presença de luz e íons metálicos, são, respectivamente:
oxidante e quelante.
quelante e conservante.
Farmácia - Farmacoepidemiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Quando falamos de epidemias na história do Brasil, a primeira a ser lembrada é a febre amarela. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, chegou ao Brasil no século XVII em navios que vinham da África. Os primeiros casos datam de 1685, no Recife, e de 1692, na cidade de Salvador. No ano de 1685, veio a Recife um navio africano. Algumas semanas após o início da viagem, um dos tripulantes adoeceu de febre amarela e a doença se alastrou rapidamente. Quando cessou a epidemia, das 340 pessoas da guarnição restavam apenas 106 vivas, das quais 7 aparentemente não haviam sido afetadas. As medidas de mortalidade pertinentes (coeficiente de mortalidade e de letalidade) foram, respectivamente, de:
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Com relação à dispensação de medicamentos, assinale a alternativa correta.
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Para garantir o acesso da população a medicamentos de qualidade e de menor custo foi instituído o medicamento genérico. Com relação ao medicamento genérico pode-se afirmar que
se trata daquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.
se trata do produto inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.
se trata do medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua ausência, pela Denominação Comum Internacional (DCI).
o estudo de bioequivalência exigido para um medicamento genérico consiste na demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob formas farmacêuticas diversas, contendo idêntica composição quantitativa de princípio(s) ativo(s), e que tenham comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental.
biodisponibilidade indica a velocidade e a extensão da excreção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Vinte comprimidos de fluoxetina foram encaminhados ao laboratório para a determinação de uniformidade de conteúdo. Utilizando os dados seguintes, calcule o peso médio e a variação máxima e mínima, respectivamente.
0,2231 g; 7,8%; 6,3%.
0,2171 g; 6,8%; 8,3%.
0,2231 g; 6,3%; 7,8%.
Farmácia - Biotecnologia Farmacêutica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Para muitos pacientes, o medicamento na forma líquida é preferível à sólida pela maior facilidade de deglutição e flexibilidade da administração de diferentes doses. Entretanto, certos fármacos apresentam sabor desagradável, o qual pode ser evitado quando o medicamento é administrado na forma de partículas
dissolvidas, quer de uma solução quer de uma suspensão.
não dissolvidas de uma solução.
não dissolvidas de uma suspensão.
dissolvidas de uma solução.
dissolvidas de uma suspensão.
Farmácia - Analise Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
O diagnóstico laboratorial do Infarto Agudo do Miocárdio poderá ser feito, nas primeiras doze horas após o início da dor, por meio das determinações sangüíneas de
desidrogenase láctica e aspartato aminotransferase.
isoenzima-MB da creatinoquinase e troponina I e T.
aspartato aminotransferase e alanina aminotransferase.
desidrogenase láctica e leucina aminopeptidase.
gamaglutamil transferase e aspartato aminotransferase.
Farmácia - Analise Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
O hemograma é um exame freqüentemente solicitado pelos médicos para avaliação da celularidade do sangue periférico. Entre os componentes celulares reconhecíveis ao microscópio óptico estão os leucócitos, as hemácias e as plaquetas. Em relação a esses componentes, pode-se afirmar corretamente que
hemácias hipocrômicas e normocíticas são encontradas nas anemias ferroprivas.
leucocitose de 30 000/mm3 num indivíduo adulto às custas de neutrofilia e desvio à esquerda pode estar relacionada a processo infeccioso bacteriano.
plaquetoses são freqüentemente observadas em indivíduos com distúrbios da coagulação, principalmente nos que apresentam diminuição do fator II (Protrombina).
a presença de linfócitos atípicos em crianças é sempre sugestiva de processos leucêmicos.
os reticulócitos poderão ser observados por meio da coloração com azul de cresil brilhante do DNA mitocondrial residual dos eritroblastos.
Farmácia - Analise Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Considere as afirmações relacionadas aos métodos laboratoriais de análise por fracionamento.
I. A eletroforese é uma técnica de separação quantitativa baseada na utilização de um campo elétrico e pode ser usada nas determinações de proteínas, hemoglobinas e isoenzimas.
II. A cromatografia em camada delgada tem como fundamento a separação dos componentes da amostra baseada nas diferenças de solubilidade e polaridade dos solventes, na polaridade da amostra e na velocidade de difusão.
III. Na técnica de imunoeletroforese, não é necessária a utilização de campo elétrico. Nesse procedimento, ocorre a imunoprecipitação entre antígenos e anticorpos por meio da difusão.
Farmácia - Analise Clínica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Com relação às reações de imunofluorescência, pode-se afirmar corretamente que
é necessário o uso de um segundo anticorpo associado ao composto fluorescente na imunofluorescência direta
o microscópio óptico comum, por meio do uso do diafragma de campo escuro, é suficiente para a leitura das reações.
é necessário o uso de um segundo anticorpo associado ao composto fluorescente na imunofluorescência indireta.
a identificação do Streptococcus beta-hemolítico do grupo A, a partir de cultura em meio apropriado, não é possível pela reação de imunofluorescência direta.
a reação de imunofluorescência indireta, na detecção de anticorpos anti-Treponema pallidum, não requer uso de soro controle, pois os títulos obtidos são normalmente superiores à diluição 1/100.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...