Lista completa de Questões de Farmácia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Semiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O principal componente α1-globulina é a α1-antitripsina, que é uma proteína de fase aguda, também chamada de mucoproteína. É um dos melhores indicadores de atividade inflamatória. Está aumentada em
icterícias obstrutivas neonatais.
pneumopatias crônicas.
desnutrição.
lúpus eritematoso sistêmico.
hepatopatias graves.
Farmácia - Semiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Amostras de urina devem ser submetidas a uronálise e urocultura quando há suspeita de infecções do trato urinário. Na interpretação dos resultados, deve-se levar em consideração a contagem de bactérias e leucócitos e crescimento de microrganismos. Em um processo de infecção urinária, encontram- se, respectivamente, os seguintes valores:
10³ colônias/mL, 30 000 leucócitos/mL e sem crescimento de microorganismos.
abaixo de colônias/mL, 30 000 leucócitos/mL e 1 ou mais microrganismos identificados.
acima de colônias/mL, 30 000 leucócitos/mL e 1 ou mais microrganismos identificados.
colônias/mL, 20 000 leucócitos/mL e 1 ou mais microrganismos identificados.
colônias/mL, 10 000 leucócitos/mL e 1 ou mais microrganismos identificados.
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A Farmacocinética estuda os processos que determinam a velocidade e as quantidades de fármaco que entram e saem dos diversos compartimentos do organismo. Em relação a esses processos, é correto afirmar que
a determinação da concentração sangüínea de um fármaco inclui a fração livre e a ligada às proteínas plasmáticas, sendo essa última a que se liga ao receptor e é responsável pela resposta farmacológica.
o modelo monocompartimental é útil para os fármacos hidrossolúveis, que saem rapidamente do plasma e se distribuem nos demais fluidos do organismo, como é o caso dos aminoglicosídeos.
no modelo de dois compartimentos, a distribuição inicial do fármaco ocorre no compartimento periférico onde sofre biotransformação e só depois ganha o compartimento central.
a principal vantagem dos modelos não compartimentais é a observação do comportamento do medicamento como um todo, apesar de não permitir que se estime o volume de distribuição.
de acordo com o modelo monocompartimental, quando o medicamento é administrado em dose única, por via extra-vascular, as concentrações sangüíneas decaem linearmente em relação ao tempo.
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Sobre a interação droga-receptor e suas consequências, é correto afirmar que
a combinação da droga com o seu receptor resulta em uma alteração na configuração terciária da droga ou na distribuição de cargas na membrana da célula.
para cada receptor que uma droga se combina, há uma função que, fisiologicamente, é mediada por neurotransmissores, hormônios ou outras substâncias.
agonista e antagonista são termos que se aplicam à ocupação do sítio receptor, seguida de inibição e mimetização da reação celular, respectivamente.
receptores sempre exercem efeitos celulares mediados por segundos mensageiros, como a proteína G.
a proteína G liga-se à guanosina difosfato (GDP), fosforilando- a a guanosina trifosfato (GTP).
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Nas interações químicas entre droga e receptor,
as ligações covalentes são as mais desejáveis para a maioria dos fármacos e compostos fisiológicos.
as ligações iônicas resultam de atração eletrostática entre cargas opostas e diminuem sua força proporcionalmente ao quadrado da distância entre as espécies iônicas.
o padrão de ligação iônica é o mais desejável para drogas antineoplásicas.
na interação iônica ocorre a somatória de várias pontes de hidrogênio e, conseqüentemente, alteração terciária da estrutura de proteínas e ácidos nucléicos.
as ligações de Van der Waals são muito fracas e por este motivo não têm relação com a especificidade da droga pelo receptor.
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Observe os gráficos de dose-resposta (A) e dose letal (B).
Os gráficos representam a porcentagem de animais protegidos das convulsões (gráfico A) e a porcentagem de animais mortos (gráfico B) durante o tratamento com diferentes doses (1 a 50 mg/kg de peso) da droga X. Assinale a alternativa correta de acordo com os gráficos.O índice terapêutico é 10.
A margem de segurança para a droga X é 1.
Farmácia - Farmacocinética - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Sobre fármacos benzodiazepínicos, é correto afirmar que
receptores benzodiazepínicos estão associados aos receptores do ácido gama-aminobutírico (GABA), o principal neurotransmissor estimulante do sistema nervoso central.
a interação benzodiazepínico-receptor forma um complexo que regula a entrada de cloreto nas células póssinápticas, levando a uma hiperpolarização e conseqüente diminuição da transmissão sináptica.
flumazenil é um importante agonista do receptor GABA, que age intensificando seus efeitos.
doses baixas de benzodiazepínicos são utilizadas para obter um relaxamento da musculatura, enquanto que doses mais elevadas levam a efeitos terapêuticos como diminuição da ansiedade e depressão do sistema nervoso.
benzodiazepínicos não podem ser utilizados no controle de epilepsia e prevenção de convulsões.
Farmácia - Fisiologia Humana - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A coagulação do sangue é um processo dinâmico que envolve proteínas plasmáticas, lipídeos e íons em uma série de reações bioquímicas e enzimáticas. Quanto a esse processo, é correto afirmar que
os fatores de coagulação são cisteíno-proteases que circulam no sangue sob a forma inativa.
dentre os fatores de coagulação dependentes de vitamina K, pode-se citar o grupo do fibrinogênio, que compreende os fatores I, V, VIII e XIII.
o fator X, ou fator de Von Willebrand, facilita a agregação plaquetária por formar ponte entre o colágeno subendotelial e as plaquetas.
o plasminogênio é um inibidor fisiológico da hemostasia primária.
a via comum da cascata de coagulação é aquela em que o fator IIa transforma o fator I em fibrina.
Farmácia - Administração de Medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Em relação aos Sistemas de Distribuição de Medicamentos,
no Sistema de Distribuição Coletiva, o estoque é centralizado por unidade assistencial.
no Sistema de Distribuição Coletiva, a facilidade de acesso aos medicamentos por qualquer pessoa, a diminuição do estoque necessário e a diminuição das atividades da enfermagem com medicamentos são vantagens importantes.
no Sistema de Distribuição por Prescrição Individualizada, o incremento das atividades da Farmácia bem como a necessidade de plantão da Farmácia Hospitalar e o controle total sobre as perdas econômicas são vantagens importantes.
no Sistema de Distribuição por Dose Unitária, a prescrição médica ou cópia é enviada à farmácia, onde são preparados a folha de dispensação e o perfil farmacoterapêutico do paciente.
no Sistema de Distribuição por Dose Unitária, o aumento do tempo da enfermagem em atividades com medicamentos, o aumento de erros de medicação e a diminuição da eficiência do controle de estoque são desvantagens importantes.
Farmácia - Administração de Medicamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Em um hospital com 1280 leitos e uma ocupação igual a 81% foram dispensados, em um ano, 35 163g de ampicilina, cuja Dose Diária Definida – DDD – estabelecida é 2 g. A DDD referente ao consumo de ampicilina dos pacientes hospitalizados nesse hospital, por ano, é
4,64.
3,64
2,64.
1,64.
0,64.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...