Lista completa de Questões de Filosofia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Kant, ao considerar a liberdade como uma espécie de causalidade referindo-se às categorias de sua possibilidade natural, criou a Tábua das categorias da liberdade em relação aos conceitos do bem e do mal. Em relação à categoria da qualidade, subdividiu-a em regras práticas de:
Em sua obra Poética, Aristóteles analisa a tragédia grega de sua época e a tradição da poesia épica, desenvolvendo duas noções de grande influência na teoria e na crítica literária. São as noções de catarsis (efeito purificador produzido nos que assistem às tragédias) e de:
O existencialismo, pelo modo como elabora a questão da liberdade e da autenticidade como elementos centrais da existência humana, do ser humano como ser autoconsciente que cria a si mesmo, assume a dimensão:
No mundo contemporâneo, a política deixa de ser compreendida como o conjunto das atividades relacionadas à vida prática e passa a se constituir como o campo da mera administração de:
Um traço comum aos racionalistas do início do pensamento moderno foi a utilização do recurso, de inspiração cartesiana, da dedução como forma de demonstração de verdades. Tal recurso é também chamado de:
Segundo Kant, o conhecimento só poderá surgir da reunião das seguintes capacidades ou faculdades:
Posição filosófica que tem a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações, principalmente nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência:
Em A origem da obra de arte, Heidegger preocupa-se com a caracterização da obra de arte e com a diferença que há entre arte e as coisas em geral. Para essa investigação, Heidegger analisa uma pintura de Van Gogh na qual está figurado um par de sapatos de uma camponesa, que é considerado um utensílio. Desse modo, ele conclui que a pintura de Van Gogh é a abertura do que o utensílio na verdade é. Considerando a estética de Heidegger, é correto afirmar que o exemplo dos sapatos da camponesa ilustra que a obra de arte
imita a essência geral das coisas.
imita a utensilidade do utensílio.
desoculta a utilidade dos sapatos.
desoculta a confiabilidade da arte.
desoculta a essência geral das coisas.
Em razão dos postulados de Heidegger, a relação entre arte e verdade assume um novo lugar na história da filosofia. Segundo ele, a essência da obra de arte é o pôr-se-em-obra da verdade. Cada ente que se torna manifesto na obra de arte é a expressão direta do modo como seu mundo é fundado. Desse modo, Heidegger tenta escapar de qualquer elemento subjetivista na arte. Considerando a relação entre arte e verdade, conforme a filosofia de Heidegger, é correto afirmar que esse filósofo
considera a arte como meio da verdade mimética, conforme a tradição platônica.
considera a arte como verdade subjetiva, visto que o artista constrói a verdade na arte.
considera que a arte eleva-se ao nível da experiência da verdade ontológica subjetivada pelo artista.
propõe uma contraposição entre arte e verdade no cerne da obra de arte.
considera que a verdade se põe em obra e a obra é, assim, obra da verdade.
O prognóstico sobre o fim da arte surgiu, inicialmente, em um sistema filosófico no qual a arte é vista como destinada a ser superada pela religião revelada e pela filosofia. De acordo com esse sistema, a religião e a filosofia são menos dependentes do sensível e do material que a arte, constituindo-se em momentos puramente espirituais. Desse modo, assinale a opção em que é apresentado o nome do filósofo que defende essas ideias.
Adorno
Kant
Hegel
Horkheimer
Platão
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...