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identifica-se com um processo contínuo de progresso não-contraditório.
está relacionada com o aumento da felicidade e expansão dos valores éticos.
expressa-se como domínio da natureza não relacionado à luta de classes.
apresenta tensões internas relacionadas com o conflito entre necessidade e liberdade.
é um processo conduzido por uma racionalidade de natureza libertadora.
apresenta-se como sabedoria de vida.
é sinônimo de teologia.
identifica-se com a reflexão crítica.
manifesta-se como ideologia.
identifica-se com uma certa visão de mundo.
tem como pressuposto fundamental o relativismo dos valores.
subordina-se necessariamente a valores religiosos.
apresenta conotações que independem das relações humanas.
apresenta pretensões universais do ponto de vista da sociedade que a institui.
subordina-se a parâmetros científicos e cartesianos de conhecimento.
Nas reflexões filosóficas sobre a relação milenar entre natureza e cultura desenvolvidas desde a antiguidade até a modernidade,
predominou desde sempre a concepção de que o homem era dominador e a natureza, dominada.
predominou desde sempre a concepção de que a natureza era dominadora em relação ao homem, frágil e impotente.
houve uma alteração substancial: se na antiguidade a natureza era considerada ameaçadora, na modernidade ela passou a ser considerada frágil e ameaçada.
predominou ao longo dos séculos uma visão de que o homem sempre manteve uma relação equilibrada em relação à natureza.
O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período a cosmologia é definido como um tipo de saber:
empírico.
dogmático
especulativo.
cosmogônico
metafísico.
O mito de Prometeu é uma das imagens mais ricas já inventadas para diferenciar o homem dos demais seres vivos. Nesse mito, o
fogo roubado, entregue aos homens, representa o início da corrupção e do vício humanos.
homem é representado como poderoso e invencível em relação aos deuses, que nada podem fazer para deter o progresso humano.
principal deus do Olimpo, Zeus, se compadece com a fraqueza humana e doa aos homens a razão e a técnica.
roubo do fogo indica o início da cultura humana, na medida em que representa a aquisição do saber técnico.
Os primeiros filósofos do período socrático foram os sofistas, que vieram ao encontro de uma cultura adaptada à educação política das classes. NÃO estão associadas aos sofistas as ideias de:
humanismo e relativismo.
natureza (physis ) e justiça ( dike )
cultura (paidéia ) e excelência (areté ).
opinião (doxá ) e retórica (peithó ).
convenção (nomos ) e cidade política (pólis)
O texto acima se refere a uma das questões mais antigas da história da filosofia, a saber, à relação entre
corpo e alma.
natureza e moralidade.
ser e não ser.
mortalidade e imortalidade.
O problema da cont radição-mudança e identidade-permanência dos seres, posto por Heráclito e Parmênides, encontrou resposta na fase de apogeu da filosofia grega, com Platão e Aristóteles. Écorreto dizer que:
o mundo inteligível é parmenidiano e o mundo sensível é heraclitiano, para Platão.
a mudança afeta a identidade do ser, segundo Aristóteles.
essências e aparências estão juntas num único mundo, de acordo com Platão.
a realidade está dividida em dois mundos, o das aparências e o das essências,emAristóteles.
o mundo sensível é composto de seres mutáveis e imutáveis, conforme Platão.
Tendo em vista a dificuldade dos alunos do Ensino Médio em compreender os temas próprios da filosofia, o tema exposto no texto acima poderia ser abordado, por exemplo, por meio
de um longo exercício de memorização de todas as relações e diferenças referentes ao assunto.
da leitura de textos filosóficos estritamente técnicos, como artigos sobre a Crítica da Razão Pura de Kant e sobre a Fenomenologia do Espírito de Hegel.
do levantamento do conhecimento prévio dos próprios alunos acerca de algum movimento social de protesto ou de lutas por alguma causa.
de um rigoroso exercício de lógica, no qual os alunos aprenderiam a identificar as diferenças e relações entre uma coisa e outra analisando os termos das sentenças.
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