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Atradição agostiniana foi marcada pelo platonismo; e a tradição tomista, pelo aristotelismo. Embora partam de matrizes intelectuais distintas, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino possuem em comum a compreensão de que:
o conhecimento não pode ser derivado da apreensão sensível ou da experiência concreta.
o corpo é o maior obstáculo à atividade da alma, o pensamento.
a cidade terrena ou dos homens pode ser perfeita, sem, contudo, chegar ao estado de perfeição da ordem divina.
a razão humana é a expressão imperfeita da razão divina.
Nesse texto, Hume afirma que
os autores dão um salto na argumentação, passando sem explicações do plano do ser para o plano do dever ser.
os autores dos sistemas de moral cometem um erro linguístico ao escrever é ou não é onde o correto é escrever deve ou não deve.
todos os sistemas de moral da história da filosofia buscaram provar a existência de Deus.
os sistemas de moral desenvolvem argumentos consistentes ao operar o salto argumentativo do plano do ser ao plano do dever ser.
Apesar de simplificar uma realidade mais complexa, a contraposição entre racionalismo e empirismo fixou-se nos esquemas tradicionais de Filosofia, é INCORRETOafirmar que:
a ideia de que a mente surge já com categorias pré-formadas está de acordo com os preceitos do racionalismo.
o verdadeiro conhecimento é uma espécie de intuição intelectual, de acordo com o racionalismo.
o empirismo nega a possibilidade de a razão ter acesso ao conhecimento, mesmo quando usa os materiais fornecidos pelos sentidos.
o racionalismo consiste na atitude de quem sustenta o conhecimento de verdades necessárias e a infalibilidade da razão.
o modelo empirista é antiespeculativo e antimetafísico.
De acordo com o que se pode deduzir não apenas da passagem de Hume citada acima, mas de sua filosofia como um todo, está correto afirmar que, para ele,
o plano dos fatos não difere do plano dos valores, de modo que um fato sempre traz em si um juízo de valor e vice-versa, um juízo de valor sempre expressa o modo como as coisas são.
as verdades fatuais e descritivas, que tratam das coisas como elas são, diferem muito das verdades valorativas ou prescritivas, que tratam das coisas como elas devem ser.
os valores, que se referem ao plano da moral, se fundamentam inteiramente no plano dos fatos e são determinados por eles, o que caracteriza como realista o pensamento de Hume sobre a moral.
os fatos, que se referem ao plano das coisas, se fundamentam inteiramente no plano dos valores, o que caracteriza como idealista o pensamento de Hume sobre a moral.
O método criado por Karl Marx e Friedrich Engels para identificar as leis do desenvolvimento histórico é denominado de materialismo histórico e dialético. Está de acordo com o materialismo de Marx e Engels a ideia de que:
a história é feita a partir da satisfação das necessidades humanas.
o homem precisa libertar-se da religião para adquirir direitos de cidadão.
as relações legais, as formas políticas e de pensamento são provenientes do desenvolvimento da razão humana.
o fato da produção das ideias e das representações incide sobre a vida material dos homens mais do que o inverso.
a consciência do homem é livre e autodeterminada, porém se acha reprimida por instituições políticas autocráticas.
Segundo a Proposta Curricular do Ensino Médio para Filosofia (cf. p. 7), o ensino dessa disciplina nos séculos XX e XXI deve ir na contramão do modelo positivista tão disseminado na cultura brasileira principalmente na década de 1960. Segundo o texto, ensinar filosofia, no final do século XX e começos do século XXI, passa a significar formação crítica e torna-se um elemento decisivo na redescoberta da educação para a cidadania ... . Para isso, o texto propõe que o ensino da filosofia deve ser realizado de forma a
buscar seu sentido original de paideia e a se renovar com a pesquisa em História da Filosofia.
auxiliar os alunos a entrarem para o mercado de trabalho.
concorrer com as demais disciplinas do currículo escolar em termos de utilidade e tecnicidade.
encaixar o aluno naquela figura do filósofo descrita por Aristóteles na Metafísica, de um indivíduo totalmente desinteressado e que estaria acima dos desejos e necessidades humanos.
Os membros da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer, enfatizam que a industrial cultural (cinema, televisão, música popular, rádio, jornais e revistas) havia se tornado padronizada e dominada pelo desejo de lucrar. De acordo com essa perspectiva é INCORRETOafirmar que:
as diferenças culturais foram niveladas nas sociedades de massa, onde os produtos culturais são voltados para amplo público.
os meios de comunicação de massa modernos não enfraquecem a possibilidade de pensamento crítico, já que propiciam muitas formas de informações.
a cultura é substituída pelo simples entretenimento.
a indústria do lazer era usada para incutir valores.
a crítica da cultura de massa está relacionada à defesa da alta cultura (música clássica, ópera, pintura).
As Orientações Curriculares para o Ensino de Filosofia chamam a atenção para o papel peculiar da filosofia no desenvolvimento da competência geral da fala, leitura e escrita (p. 26), que estão profundamente vinculadas à natureza argumentativa da disciplina e contribuem para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e crítico. Para desenvolver essas competências de uma maneira especificamente filosófica, é preciso lembrar que o diferencial do ensino da disciplina Filosofia está em sua referência à História da Filosofia ou, em outras palavras, à tradição filosófica.
Segundo indica este texto, a História da Filosofia seria importante no currículo do Ensino Médio porqueé um elemento diferencial para se considerar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
ajuda aqueles que pretendem seguir a carreira de historiadores da filosofia.
colabora na formação de futuros oradores e políticos, na medida em que está vinculada à natureza argumentativa da disciplina.
contribui de maneira diferenciada para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e crítico.
Em sua Crítica da razão pura , Kant propõe uma teoria do conhecimento que é denominada de filosofia transcendental. NÃO está de acordo com as ideias defendidas na obra a afirmativa de que:
os juízos analíticos são a priori e os juízos sintéticos a posterior .
a estrutura da razão é inata e universal, enquanto os conteúdos são empíricos e podem variar no tempo e no espaço.
a razão se limita a conhecer os fenômenos, dado que a realidadeemsi mesma é incognoscível.
o conhecimento em geral independe dos conteúdos fornecidos pela experiência, já que não proveem deles.
a razão é sempre subjetiva, e, como tal, pode alcançar o conhecimento verdadeiro e científico.
No campo da filosofia moral, estabeleceu-se ao longo da história uma discussão entre os defensores do relativismo e os defensores do universalismo, os primeiros defendendo que as leis morais possuem sua origem nos costumes e os segundos defendendo que elas possuem uma validade atemporal. Nessa discussão, a moral de Kant
se encaixa na vertente universalista, pois o imperativo categórico deve valer absolutamente para todos, independentemente do lugar e dos costumes.
se encaixa na vertente relativista, pois o imperativo categórico vale apenas para o indivíduo considerado em sua cultura e dentro dos seus costumes.
não se encaixa em nenhuma das vertentes, já que a sua moral propõe um modelo que escapa tanto do universalismo quanto do relativismo.
se encaixa em ambas as vertentes, já que a sua moral tenta conciliar o universalismo com o relativismo.
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