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Essa é uma das principais teses do estoicismo.
Considere agora estas afirmações:
I. O mundo é um ser vivo, racional, animado e inteligente.
II. As naturezas dos homens são partes da natureza do todo.
III. Deus é causa do movimento do mundo.
IV. Corpo e alma se relacionam de modo incognoscível ao homem.
V. A alma humana é um fragmento da alma do Mundo.
Dentre as afirmações acima, fornecem fundamentação metafísica para a citada tese de Zenão apenas
I, III e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
I, II e V.
I, II e IV.
Assinale o conceito aristotélico que fundamenta essas características da poesia.
Reprodução.
Verificação.
Versificação.
Argumentação.
Imitação.
Em virtude dessa descoberta do cético pirrônico, assinale qual deverá ser seu procedimento para manter-se no estado de tranqüilidade.
Afirmar que as coisas são como aparecem.
Negar que as coisas são como aparecem.
Opor a todo argumento um argumento igual.
Manter-se em absoluto silêncio e completamente inativo.
Recusar-se a reconhecer os dados sensíveis.
Assinale a afirmação que está em conflito com os comentários acima.
Não há diferença natural entre o justo e o injusto.
Existe um bem natural.
Ninguém é naturalmente justo.
Natureza e lei se complementam.
A lei reprime as paixões.
Assinale a afirmação que expressa o conteúdo do texto.
O conhecimento da unidade nos corpos é obtido pela observação dos mesmos.
A unidade dos corpos é um elemento intelectual do conhecimento que somente pode estar presente no espírito.
A unidade dos corpos é conhecida ao examinarmos como eles se situam em termos de espaço e tempo.
Não há unidade dos corpos, mas apenas pluralidade e diversidade.
A unidade dos corpos depende do ponto de vista que assumimos em relação a eles.
A afirmação que expressa o conteúdo do texto é:
Na hierarquia proposta por Santo Agostinho, o intelecto é superior aos sentidos e essa superioridade deve servir de critério para julgarmos as coisas e os acontecimentos.
A sucessão temporal das coisas particulares é o que deve sobretudo reter nossa atenção quando desejamos conhecer a verdade.
Como cada coisa possui a sua particularidade no espaço e no tempo, devemos conhecer as coisas de modo separado da totalidade.
O objeto do amor humano deve ser buscado na diversidade das coisas temporais.
Não existe qualquer critério superior às coisas singulares a partir do qual possamos avaliá-las.
Assinale, dentre as afirmações a seguir, aquela que expressa a concepção de causalidade em Tomás de Aquino.
Tudo ocorre por intermédio de causas naturais e de acordo com o encadeamento físico das causas e efeitos, por meio do qual podemos conhecer os modos pelos quais se constituem os eventos, sem recorrer a qualquer causa extranatural.
Deus, como criador do universo, é a única causa atuante, qualquer que seja o gênero de eventos ou relações, de modo que o conhecimento de qualquer efeito no mundo supõe que o relacionemos diretamente com Deus como causa primeira e única.
Nosso conhecimento, devido às suas limitações, não alcança qualquer relação de causalidade e assim nada podemos saber acerca de como se determinam os eventos do mundo.
As causas são entidades ideais que só existem na mente.
Deus é a causa primeira de tudo que existe, o que não impede que exista um sistema de causalidade segunda, a partir do qual podemos conhecer, de maneira relativamente autônoma, o sistema do mundo existente.
Assinale a afirmação que expressa a doutrina da alma em Tomás de Aquino.
A alma é a forma do corpo, entendendo-se por isso uma funcionalidade biopsíquica que não sobrevive ao corpo.
A alma é forma substancial do corpo, portanto sua essência, e essa diferença autoriza a afirmar a imortalidade da alma.
Alma e corpo são completamente distintos a ponto de não podermos compreender como estariam unidos na condição atual do homem.
O que chamamos de alma é apenas a função intelectiva da matéria.
A alma é imanente ao corpo no sentido de uma forma que tão-somente organiza a matéria.
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a concepção de conhecimento em Tomás de Aquino.
Conhecemos todas as coisas exclusivamente em Deus e por Deus.
O conhecimento é exercido pela alma e, portanto, é exclusivamente intelectual ou conceitual.
Devido à nossa condição sensível, estamos restritos unicamente ao conhecimento empírico.
O processo de conhecimento inclui primeiramente a percepção sensível e depois a abstração intelectual.
Qualquer conhecimento verdadeiro só pode ser fornecido pela fé.
O método científico, tal como caracterizado por Galileu, consiste basicamente em
experiências sensatas e demonstrações necessárias.
induções por enumeração e argumentos transcendentais.
intuições evidentes e silogismos categóricos.
amostragens aleatórias e inferências estatísticas.
observações diretas e cálculo diferencial e integral.
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