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Assinale alternativa que expressa as idéias do texto acima.
A razão é plenamente suficiente para as avaliações morais e para a escolha da ação mais adequada à realização dos fins.
Quando se trata de escolhas morais, o sentimento é ao mesmo tempo o único critério de opção e o único instrumento de ação.
A razão e o sentimento se opõem um ao outro de modo absoluto e assim não podem estar ambos presentes na vida moral.
A virtude promove o bem e o vício conduz ao mal, independente da interferência da razão e do sentimento.
A razão nos informa acerca da utilidade das ações e o sentimento aprova ou desaprova essas ações na medida em que se mostrem conformes à realização da felicidade.
No contexto geral da filosofia crítica de Kant, a imortalidade da alma é
apenas um dogma da religião.
um postulado da razão pura prática.
uma especulação metafísica comprovadamente falsa.
uma proposição teórica demonstrável pelo entendimento.
uma hipótese experimental da psicologia.
O juízo de gosto, em Kant, tem como características:
ser singular e ter universalidade subjetiva.
ser interessado e ter universalidade objetiva.
ter interesse prático e ser particular.
ser desinteressado e ter universalidade objetiva.
ser interessado e ser um juízo estético.
Com as perguntas O que posso saber? e O que devo fazer? Kant caracteriza interesses da razão, que são, respectivamente:
metafísico e teológico.
antropológico e científico.
teórico e prático.
científico e religioso.
estético e psicológico.
Segundo a Enciclopédia das Ciências Filosóficas, de Hegel, a arte
é uma das figuras do espírito absoluto.
é uma das figuras do espírito subjetivo.
é uma das figuras do espírito objetivo.
não é uma figura do espírito.
é um mero dado da intuição.
Na visão positivista de Augusto Comte, o espírito humano passa por três estágios em seu desenvolvimento. O estágio mais avançado é o
mitológico.
científico.
metafísico.
teológico.
fictício.
"Toda arte, toda filosofia, pode ser considerada como meio de cura e de auxílio a serviço da vida que cresce, que combate: pressupõe sempre sofrimento e sofredores. Mas há duas espécies de sofredores, primeiro os que sofrem de abundância de vida, que querem uma arte dionisíaca e, do mesmo modo, uma visão e compreensão trágicas da vida – e depois os que sofrem de empobrecimento de vida, que procuram por repouso, quietude, mar liso, redenção de si mesmo pela arte e pelo conhecimento, ou então a embriaguez, o espasmo, o ensurdecimento, o delírio".
Essa passagem, extraída de A Gaia Ciência, de Nietzsche, evoca a relação do autor com o trágico e o dionisíaco. A mesma relação foi tratada em outro livro de Nietzsche, O Nascimento da Tragédia.
Assinale a alternativa que expõe corretamente algum aspecto dessa relação em algum dos livros.
Em A Gaia Ciência, tal relação implica necessariamente assumir um pessimismo romântico.
Em O Nascimento da Tragédia, tal relação é pensada exclusivamente a partir da metafísica de Schopenhauer.
Em ambos os livros, tal relação mantém o mesmo vínculo com a noção de apolíneo.
Em A Gaia Ciência, tal relação é pensada como teorização da música de Wagner.
Em ambos os livros, tal relação funciona como critério para valores estéticos.
Assinale a alternativa que expressa as idéias do texto acima.
Como a única forma possível de filosofar é um exercício puramente conceitual, haverá sempre uma disputa interminável entre diferentes sistemas montados a partir de diversas combinatórias de conceitos, todas formalmente coerentes.
A única saída para os conflitos insolúveis que se dão entre as filosofias elaboradas segundo uma dialética pura é a renúncia ao exercício das faculdades de concepção e de raciocínio.
É da própria natureza da filosofia que um sistema suscite o surgimento de outro que se lhe opõe.
Como conceito e percepção se opõem, o único método possível para a filosofia passa exclusivamente pela elaboração conceitual.
Se utilizarmos não apenas o formalismo conceitual, mas também a percepção, ampliada e dilatada, encontraremos um critério real para decidir entre as possibilidades de conhecimento e, assim, chegar à verdade.
Sobre a moral de nobres e moral de escravos, na Genealogia da Moral, de Nietzsche, pode-se dizer que, segundo o autor,
a confluência de ambas se dá uma moral prescritiva.
a moral de escravos é fruto do ressentimento.
a moral dos nobres é uma redenção cristã.
a moral dos nobres se constrói por oposição à moral dos escravos.
a moral de escravos é ativa no seu fundamento.
Para Pierre Duhem, "o físico nunca pode submeter ao controle da experiência uma hipótese isolada, mas somente todo um conjunto de hipóteses; quando a experiência está em desacordo com as suas previsões, ela lhe ensina que pelo menos uma das hipóteses que constituem esse conjunto está errada e deve ser modificada, mas ela não lhe mostra aquela que deve ser modificada". Essa abordagem da confirmação empírica pode ser adequadamente caracterizada como
dedutiva.
narrativa.
probabilista.
reducionista.
genealógica.
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