Lista completa de Questões de Filosofia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sócrates, Platão e Aristóteles, os principais filósofos da Grécia Antiga estruturaram, por meio de diferentes métodos, uma visão do mundo, na medida em que sistematizaram o conhecimento humano tendo em vista a racionalidade do mesmo. A respeito das doutrinas desses filósofos, julgue os próximos itens.
Ideologia é o mesmo que doutrina, ou seja, a ciência dos doutos em forma de idéias representativas da realidade.
A lógica pode ser entendida como ciência das formas do pensamento coerente que estuda a simples apreensão, o juízo e o raciocínio. Nesse sentido, considere os seguintes argumentos:
a) Todo círculo é redondo. Ora, nenhum quadrado é redondo. Logo nenhum quadrado é círculo.
b) Todo argelino é africano. Ora, algum africano é católico. Logo, algum católico é argelino.
c) Se o Brasil não melhorar o futebol, então não participará do próximo campeonato mundial. Ora, não vai acontecer o Brasil não melhorar o futebol. Logo ...
A respeito desses argumentos e da lógica, julgue os itens a seguir.
O argumento a) é um silogismo formal e materialmente válido, categórico, do modo AEE da segunda figura, em que quadrado, círculo e redondo são, respectivamente, os termos menor, maior e médio.
A lógica pode ser entendida como ciência das formas do pensamento coerente que estuda a simples apreensão, o juízo e o raciocínio. Nesse sentido, considere os seguintes argumentos:
a) Todo círculo é redondo. Ora, nenhum quadrado é redondo. Logo nenhum quadrado é círculo.
b) Todo argelino é africano. Ora, algum africano é católico. Logo, algum católico é argelino.
c) Se o Brasil não melhorar o futebol, então não participará do próximo campeonato mundial. Ora, não vai acontecer o Brasil não melhorar o futebol. Logo ...
A respeito desses argumentos e da lógica, julgue os itens a seguir.
O argumento b) é um silogismo dedutivo, válido formal e materialmente, categórico, sendo a sentença da premissa maior uma sentença toto-total afirmativa, segundo a quantificação do predicado de Hamilton.
A lógica pode ser entendida como ciência das formas do pensamento coerente que estuda a simples apreensão, o juízo e o raciocínio. Nesse sentido, considere os seguintes argumentos:
a) Todo círculo é redondo. Ora, nenhum quadrado é redondo. Logo nenhum quadrado é círculo.
b) Todo argelino é africano. Ora, algum africano é católico. Logo, algum católico é argelino.
c) Se o Brasil não melhorar o futebol, então não participará do próximo campeonato mundial. Ora, não vai acontecer o Brasil não melhorar o futebol. Logo ...
A respeito desses argumentos e da lógica, julgue os itens a seguir.
O argumento c) é um silogismo hipotético condicional no qual, pondo-se a parte condicionante, por-se-á a parte condicionada, mas não vice-versa. A sua conclusão é: Logo, o Brasil participará do próximo campeonato mundial.
A lógica pode ser entendida como ciência das formas do pensamento coerente que estuda a simples apreensão, o juízo e o raciocínio. Nesse sentido, considere os seguintes argumentos:
a) Todo círculo é redondo. Ora, nenhum quadrado é redondo. Logo nenhum quadrado é círculo.
b) Todo argelino é africano. Ora, algum africano é católico. Logo, algum católico é argelino.
c) Se o Brasil não melhorar o futebol, então não participará do próximo campeonato mundial. Ora, não vai acontecer o Brasil não melhorar o futebol. Logo ...
A respeito desses argumentos e da lógica, julgue os itens a seguir.
Na lógica dialética, o espírito nega-se como natureza e afirma-se como cultura, nega-se como ser em si, tornando-se ser para si; o sentido imediato é superado dialeticamente por um sentido novo, posto pelo próprio espírito.
Em todo o decorrer da história, o ser humano sempre preocupouse com o problema do conhecimento como parte da metafísica. A questão da possibilidade, dos limites e do conteúdo do conhecimento ocupa parte fundamental daquilo que, sob diversos aspectos, costumou-se chamar epistemologia, criteriologia ou gnoseologia. No que se refere a esse tema, julgue os itens que se seguem.
A epistemologia é a parte da filosofia que trata do estudo do conhecimento sistematizado e busca construir teorias do conhecimento científico.
Em todo o decorrer da história, o ser humano sempre preocupouse com o problema do conhecimento como parte da metafísica. A questão da possibilidade, dos limites e do conteúdo do conhecimento ocupa parte fundamental daquilo que, sob diversos aspectos, costumou-se chamar epistemologia, criteriologia ou gnoseologia. No que se refere a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Segundo Kant, a estética transcendental é uma ciência de todos os princípios da sensibilidade estabelecidos a priori, na qual existem duas formas puras de intuição sensível: as noções puras de espaço e as de tempo.
Em todo o decorrer da história, o ser humano sempre preocupouse com o problema do conhecimento como parte da metafísica. A questão da possibilidade, dos limites e do conteúdo do conhecimento ocupa parte fundamental daquilo que, sob diversos aspectos, costumou-se chamar epistemologia, criteriologia ou gnoseologia. No que se refere a esse tema, julgue os itens que se seguem.
A criteriologia estuda quais são as referências do conhecimento, as medidas e os parâmetros humanos do conhecer.
Em todo o decorrer da história, o ser humano sempre preocupouse com o problema do conhecimento como parte da metafísica. A questão da possibilidade, dos limites e do conteúdo do conhecimento ocupa parte fundamental daquilo que, sob diversos aspectos, costumou-se chamar epistemologia, criteriologia ou gnoseologia. No que se refere a esse tema, julgue os itens que se seguem.
O empirismo afirma que todos os conhecimentos originamse da razão e, por isso, também é chamado de racionalismo.
Tendo em vista as características do conhecimento filosófico, do conhecimento científico e dos seus métodos, julgue os itens a seguir.
Francis Bacon, um dos pilares da filosofia moderna, deduziu que o ser humano inicialmente existe como pensamento, para depois afirmar a sua existência, ou seja, vai da idéia do pensamento ao ser que pensa, realizando-se, então, o salto sobre o abismo que separa a subjetividade da objetividade.
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