Questões de Filosofia do ano 2006

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Com relação ao existencialismo, julgue os itens a seguir.

Sartre não admite a existência de uma natureza humana, pois é o próprio homem, em uma livre escolha, e em situação que determina sua própria existência. Portanto, é correto afirmar que existem dois tipos de ser: o ser-para-si, que é o fenômeno, e o ser-em-si, que é a consciência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao existencialismo, julgue os itens a seguir.

O existencialismo toma de Heidegger a frase que tornou famosa toda a escola: a essência precede à existência, isto é, não existe uma natureza humana, uma definição do que seja o homem, pois há uma essência precedente ao ato de existir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da fenomenologia, que é uma das importantes correntes de pensamento do século XX, desenvolvida sobretudo na França e na Alemanha, julgue os itens subseqüentes.

Husserl dedica-se ao estudo da consciência e da subjetividade de acordo com a tradição da modernidade, mas procede a uma suspensão das crenças habituais, procurando chegar ao dado da consciência. A redução fenomenológica leva, assim, à redução eidética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima e a teoria popperiana, julgue os itens que se seguem.

Para comprovar uma teoria, K. Popper procura comparar logicamente as conclusões, investiga a forma lógica da teoria, compara com outras teorias e finalmente verifica as aplicações empíricas das conclusões que dela se possam deduzir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima e a teoria popperiana, julgue os itens que se seguem.

Popper usa o critério da verificabilidade como critério de demarcação, pois entende ser melhor dizer o que uma coisa é do que o que não é, e usa para tanto a indução nas ciências naturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Kant, no decorrer da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1960), afirma que: a) neste mundo, e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade; b) embora muitas coisas que o dever ordena possam acontecer em conformidade com ele, é, contudo, ainda duvidoso que elas aconteçam verdadeiramente por dever e que tenham, portanto, valor moral; c) o imperativo categórico é, portanto, só um único, que é este: age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.

Considerando os trechos acima transcritos e a problemática da ética kantiana, julgue os itens a seguir.

Considerando o trecho a), é correto afirmar que a ética kantiana se direciona na realidade para uma ética do desinteresse, em que a boa vontade é boa sem limites, precisamente por ser uma manifestação da razão puramente prática e por cumprir o dever unicamente pelo dever.

  • C. Certo
  • E. Errado

Kant, no decorrer da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1960), afirma que: a) neste mundo, e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade; b) embora muitas coisas que o dever ordena possam acontecer em conformidade com ele, é, contudo, ainda duvidoso que elas aconteçam verdadeiramente por dever e que tenham, portanto, valor moral; c) o imperativo categórico é, portanto, só um único, que é este: age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.

Considerando os trechos acima transcritos e a problemática da ética kantiana, julgue os itens a seguir.

Considerando o trecho b) e a doutrina ética kantiana, é correto afirmar que a ação por puro dever é, em última análise, moralmente idêntica à ação em conformidade ao dever, pois, embora seja duvidoso que estas últimas aconteçam verdadeiramente por dever, todas as ações humanas são feitas seguindo algum princípio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Kant, no decorrer da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1960), afirma que: a) neste mundo, e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade; b) embora muitas coisas que o dever ordena possam acontecer em conformidade com ele, é, contudo, ainda duvidoso que elas aconteçam verdadeiramente por dever e que tenham, portanto, valor moral; c) o imperativo categórico é, portanto, só um único, que é este: age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.

Considerando os trechos acima transcritos e a problemática da ética kantiana, julgue os itens a seguir.

Considerando o trecho c) e a doutrina ética kantiana, é correto afirmar que a teoria ética de Kant desemboca em uma regra universal já preconizada pelo catolicismo, na medida em que é redutível ao princípio religioso: não faças ao próximo aquilo que não queira que os outros façam a ti.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à questão ética, julgue os itens subseqüentes.

O termo ética, segundo sua significação etimológica, une os sentidos de costume e caráter.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à questão ética, julgue os itens subseqüentes.

Em uma linguagem atual e mais precisa, a moral é a ciência do agir humano, é a ação humana epistemologicamente considerada, ao passo que a ética trata dos costumes e das ações humanas amplamente consideradas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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