Questões de Filosofia do ano 2008

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A respeito do texto acima e de conhecimentos relativos à questão da conceituação filosófica, assinale a opção correta.

  • A.

    Definir um conceito filosófico é fixar um sentido universal para ele.

  • B.

    Uma doutrina filosófica é uma articulação de definições coerentes entre si.

  • C.

    A definição é resultado de um procedimento só aparentemente complexo de delimitação dos conceitos.

  • D.

    Aristóteles apreendeu estilo e forma das definições de Platão.

A partir do texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    A filosofia quer contribuir para que o Homo symbolicus prevaleça sobre o Homo faber.

  • B.

    A bioética deve condenar as descobertas das tecnociências por serem prejudiciais à vida ética.

  • C.

    O terceiro milênio começou com uma boa bagagem de horizonte ético, devido às reflexões históricas conduzidas ao longo dos últimos séculos do segundo milênio.

  • D.

    O sentido da vida hoje emerge das novas descobertas científicas e tecnológicas.

Tendo como base o texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    O positivismo considera o saber produzido pela filosofia como de igual valor ao saber produzido pelas ciências.

  • B.

    A interdisciplinaridade é a melhor definição da função da filosofia.

  • C.

    A filosofia é um empreendimento transversal.

  • D.

    Chegar a uma cosmovisão é o produto central de esforço filosófico.

Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    A formação da cidadania plena no ensino médio requer o desenvolvimento da competência da filosofia.

  • B.

    Todos os conhecimentos filosóficos são necessários ao objetivo da formação da cidadania plena.

  • C.

    A responsabilidade do desenvolvimento da cidadania plena é, no ensino médio, exclusivamente do ensino de filosofia.

  • D.

    A legislação não reconhece a importância da história da filosofia.

A partir das idéias do texto acima, assinale opção correta.

  • A.

    As antinomias indicadas por Derrida propõem que a filosofia como disciplina mantenha sua liberdade radical de propor sua própria metodologia de trabalho.

  • B.

    A filosofia como disciplina é possível e necessária.

  • C.

    A filosofia não pode se sujeitar a finalidades ou utilidades.

  • D.

    A filosofia deve ser pensada como uma aprendizagem autodidática.

De acordo com o pensamento predominante no texto, o ato de ensinar exige

I rigorosidade metódica, pesquisa e criticidade.

II respeito aos saberes dos educandos, estética e ética.

III corporificação das palavras pelo exemplo.

IV risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou sua própria construção, o que exige que o professor pense certo. Com relação aos pressupostos filosóficos subjacentes a essa afirmativa e ao texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Pensar certo é uma postura exigente, difícil e penosa que o professor tem de assumir diante dos outros e com os outros, em face do mundo e dos fatos.

  • B.

    Pensar certo é ter a certeza de que todas as ações humanas estão predeterminadas pelo destino, que a interferência do indivíduo pouco mudará a realidade.

  • C.

    Pensar certo é agir com espontaneidade, a ponto de todas as ações serem pautadas pelo espontaneísmo.

  • D.

    Pensar certo é fácil, pouco exigente e complementa a atitude autoritária do professor, que cada vez menos necessita da rigorosidade metódica.

A partir do saber fundamental "mudar é difícil, mas é possível" é que se deve programar a ação político-pedagógica. Com base nesse pressuposto e considerando, ainda, o texto de Paulo Freire, assinale a opção correta.

  • A.

    O educador deve assumir uma postura neutra diante do real, pois a função da educação é estudar e constatar a realidade, para compreendê-la e admirá-la como obra da construção humana.

  • B.

    O educador deve tomar consciência de que não é apenas objeto da história, mas também sujeito. No mundo da história, da cultura e da política, deve constatar a realidade não para se acomodar, mas para mudar.

  • C.

    Para que se possa transformar o mundo por meio da educação é preciso pregar a rebelião e instigar a revolta nas camadas populares, pelo fato de estas serem profundamente injustiçadas.

  • D.

    O educador deve respeitar o saber dos grupos com que trabalha. Porém, não pode permitir que estes predominem, por ter consciência de que aquilo que pensa, em face de sua formação, é melhor para o grupo.

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