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De acordo com as leis de trabalho para o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual), analise as afirmativas abaixo.
I - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, somente na existência de situação de risco grave e iminente no ambiente de trabalho. II - Nas situações que não sejam típicas de risco grave e iminente, a empresa poderá fornecer EPI aos empregados e, neste caso, estará autorizada a descontar do salário dos trabalhadores o valor correspondente ao gasto na aquisição do EPI. III - O EPI só poderá ser posto à venda ou utilizado, com a indicação do Certificado de Aprovação, expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. IV - Mesmo nas situações de risco grave e iminente, a empresa só poderá descontar dos trabalhadores o valor correspondente ao EPI, utilizado normalmente na atividade, quando autorizado pelo trabalhador. Está correto APENAS o que se afirma emLeia com atenção o texto a seguir.
Nesta definição de Esclarecimento, pode-se dizer que, para Kant,
o entendimento deve orientar-se pelas paixões próprias a cada um.
a condição de menoridade é proveniente da falta de cultura e erudição.
o Esclarecimento é um movimento que só pode ser exercido por maiores de idade.
o entendimento esclarecido deve orientar os entendimentos não esclarecidos.
a passagem à maioridade intelectual exige autonomia.
Leia com atenção o texto a seguir.
Levando-se em conta o texto acima, pode-se dizer quea ciência não constitui um campo homogêneo e imutável.
as teorias constituídas ao longo da história da ciência são em geral falsas.
a história da ciência possui um desenvolvimento linear.
a história da ciência pode ser vista como um conjunto desordenado de opiniões.
a ciência não constitui um campo de conhecimentos teóricos.
Tendo em vista a sua teoria da reminiscência, pode-se dizer que Platão é um representante
do ocasionalismo.
do inatismo.
da fenomenologia.
do nominalismo.
do empirismo.
Ao dizer que não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos, Heráclito de Éfeso defende que
os homens que mudam constantemente de opiniões e de intenções são dignos de censura.
o mundo no qual vivemos não é real, mas ilusório, uma vez que tudo nele está em constante perecimento.
a identidade das coisas só pode ser alcançada pela razão, já que a percepção nos fornece um fluxo de informações instáveis e precárias.
a realidade está em constante mudança e as coisas estão sempre se transformando em seus contrários.
os homens são de natureza oposta àquela do rio, que é de natureza fluída e instável.
Leia com atenção o texto a seguir.
A descrição acima feita por Marilena Chaui só pode se referir a um pensador de toda a história da filosofia. Esse pensador é
Hegel.
Kant.
Marx.
Descartes.
Hobbes.
Tendo como base as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, no que se refere à metodologia do ensino da Filosofia, a aula preparada pelo professor deve procurar
basear-se tão somente em manuais de Filosofia e em textos clássicos da História da Filosofia.
deixar de lado a História da Filosofia e centrar-se apenas em textos paralelos, tais como os de jornais e revistas, que proporcionem uma passagem para temas propriamente filosóficos.
abordar temas próprios da Filosofia, utilizando-se, porém, apenas das entradas proporcionadas por outras disciplinas, tais como História, Geografia e Física.
manter a centralidade do texto filosófico (de preferência primário) e procurar complementá-lo por meio de textos literários e jornalísticos, por exemplo.
ter sempre como instrumento mais importante a utilização de dinâmicas de grupo, recursos audiovisuais, dramatizações, apresentações de filmes etc.
O termo indústria cultural foi cunhado para, entre outras coisas, expressar que na sociedade pós-moderna
a cultura passa a ser uma produção inteiramente livre, já que deixa de ser vinculada à religião.
o artista deixa de ser visto como gênio e passa a ser denominado industrioso.
o mundo da indústria e do trabalho passa a ser o principal tema da arte.
a produção cultural democratiza-se, tornando-se acessível a todos.
a arte massifica-se e suas obras tornam-se mercadorias.
Em Além do Bem e do Mal, Nietzsche indica a necessidade de se reunir materiais para a realização de uma tipologia da moral. Esta tipologia se opõe à tradicional ambição de fundamentar a moral − ambição que Nietzsche critica − na medida em que
adota uma perspectiva histórica sobre a moral.
mostra que a vontade submete-se à razão e ao entendimento.
demonstra que há virtudes e vícios próprios a cada pathos ou tipo humano.
encontra o fundamento último e definitivo de toda conduta moral.
mostra como a moral não constitui um aspecto importante da cultura de cada povo.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 29 e 30.
Segundo o texto acima, é possível dizer que Santo Agostinho justifica a existência do Mal, afirmando que
não possui realidade em si, mas se trata apenas de um afastamento do Bem.
é uma criação de Deus.
se trata de uma grandeza positiva, isto é, que possui tanta realidade como o Bem.
é o meio pelo qual Deus pune os bons, fazendo parte, por isso, da justiça divina.
é como o pão saboroso ao paladar enfermo e como a luz agradável aos olhos doentes.
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