Lista completa de Questões de Filosofia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Duas figuras da mitologia grega são fundamentais para a definição da tragédia segundo Nietzsche. Uma representa o princípio vital elementar e, portanto, remete à dissolução do indivíduo no fluxo do caótico do ser primordial e leva à embriaguez, ao excesso, ao êxtase e à potência do irracional que dissolve as formas. A outra figura mítica corresponde à potência ordenadora e estabilizadora, que faz nascer a medida, as formas claras e bem individualizadas e o sonho das belas aparências. Assim sendo, é correto afirmar que essas figuras míticas são, respectivamente,
Dioniso e Zeus.
Apolo e Dioniso.
Dioniso e Apolo.
Zeus e Apolo.
Zeus e Dioniso.
De acordo com Hegel, a arte é uma manifestação do espírito (geist). Em uma obra de arte, o belo manifesta o espírito sensivelmente, sendo produto do espírito. O espírito é superior à natureza, logo o belo natural é inferior ao belo artístico. Com base na teoria estética hegeliana, é correto afirmar que
a arte manifesta o espírito do belo natural sensivelmente.
a arte é uma das vias pelas quais o homem se integra à natureza.
a arte é uma das vias pelas quais a natureza se eleva ao nível do espírito.
a arte é uma das vias pelas quais o homem se separa da natureza.
a arte manifesta o espírito imitando sensivelmente a natureza.
Adorno e Horkheimer publicam, em 1947, A dialética do esclarecimento, uma das obras fundamentais da teoria crítica. Nessa obra, eles apresentaram a expressão indústria cultural, que atualmente é amplamente empregada em diversas áreas dos estudos culturais. A partir dessas informações, e considerando a referida obra, assinale a opção correta.
A indústria cultural representa a luta contra a sociedade pósmoderna, na qual a crescente burocracia e a produção da cultura de massa infantilizam e adormecem o povo.
A indústria cultural distribui, por meio de novos meios técnicos, elementos da cultura tradicional, mobilizando criticamente os indivíduos, visto que apresenta o caráter libertador do capitalismo.
A expressão indústria cultural designa o surgimento de uma cultura estandardizada, marcada pela emoção superficial, condicionada e comercializada segundo o modo dos bens de consumo.
A indústria cultural é um fator relevante de luta contra a opressão e o capitalismo, por meio de mídias impressas e visuais que orientam os indivíduos criticamente.
A expressão indústria cultural representa o surgimento de um segmento cultural crítico e libertador, oriundo do desenvolvimento das mídias, do cinema, da imprensa e da publicidade nos Estados Unidos da América.
Na obra Teoria estética, Adorno afirma que a arte é um meio de liberdade e criatividade no mundo tecnocrata. A função da obra de arte é, portanto, desempenhar uma crítica, sendo, ainda, um tópos da utopia e do desejo humano. Nesse sentido, a arte é o fermento de um mundo livre. Adorno admirou a segunda Escola de Viena, que rejeitou a gramática musical existente e utilizou uma sintaxe musical nova, a atonalidade. Em Filosofia da nova música, Adorno defende uma modernidade radical.
Considerando o texto acima e o pensamento de Adorno, assinale a opção correta.As técnicas artísticas clássicas devem estimular a produção de novos materiais.
Os artistas devem empregar materiais tradicionais em produções radicalmente modernas.
Os artistas devem utilizar materiais em constante evolução e rejeitar toda tentativa passadista.
Os artistas devem adotar estruturas existentes do passado, utilizando materiais novos.
O progresso dos materiais e a releitura do passado definem o modernismo na música.
Walter Benjamin estabelece uma distinção entre obras de arte dotadas de aura e obras de arte produzidas por meios de reprodução técnica. Com relação à figura acima, da série Brillo Box de Andy Warhol, e às reflexões de Walter Benjamin, assinale a opção correta.
A série de Warhol, feita em serigrafia um meio de reprodutibilidade técnica preserva a aura das caixas originais de sabão em pó, devido à repetição exata do original.
A reprodutibilidade técnica acentua o caráter cotidiano das caixas de sabão Brillo, transformando-as em arte comercial dotada de aura.
A serigrafia, a fotografia e os recursos digitais são meios de reprodutibilidade técnica amplamente empregados por Warhol para compor uma arte aurática em sintonia com o capitalismo.
Na série Brillo Box, Warhol busca a unicidade aoX transfigurar as caixas comuns em algo dotado de aura e, simultaneamente, coerente com a cultura técnica e comercial.
Ao apresentar a série Brillo Box, Warhol realiza uma arte exata e reprodutível, coerente com uma cultura técnica e comercial, visto que apresenta o que é comum, sem mistério e sem aura.
Na obra Verdade e método, esboços de uma hermenêutica filosófica, Gadamer afirma que a experiência da arte faz surgir o fenômeno hermenêutico em toda a sua extensão, sendo discernida, nesse fenômeno, uma forma de verdade, que é também uma forma de atividade filosófica. Desse modo, a hermenêutica abrange a experiência estética. As Brillo Box de Andy Warhol reproduzem, em tamanho real, as caixas de sabão da marca Brillo, vendidas nos supermercados nova-iorquinos da época. Nesse sentido, considere que as Brillo Box estejam expostas em um museu, com cinco espectadores distintos que visitam ao mesmo tempo essa obra de arte. Considerando a figura e a situação hipotética descrita, assinale a opção correspondente à atitude do espectador da Brillo Box que passa pela experiência hermenêutica da arte conforme a proposta de Gadamer.
O espectador abre o catálogo da exposição e lê o que está escrito sobre a Brillo Box, buscando uma justificativa para o fato de a peça ser considerada uma obra de arte.
O espectador supõe que as caixas empilhadas por Andy Warhol foram retiradas do supermercado e declara que a peça não deveria estar em um museu, porque não é uma obra de arte.
O espectador, percorrendo apressadamente a sala de exposição, passa diante da Brillo Box de Warhol sem se deter.
O espectador se detém diante da Brillo Box e passa a experimentar o jogo da arte, no qual os jogadores e o próprio jogo se transformam conforme o que é jogado.
Com a câmera de um celular, o espectador faz um autorretrato em frente à Brillo Box de Warhol e o publica imediatamente em uma rede social.
Em A origem da obra de arte, Heidegger preocupa-se com a caracterização da obra de arte e com a diferença que há entre arte e as coisas em geral. Para essa investigação, Heidegger analisa uma pintura de Van Gogh na qual está figurado um par de sapatos de uma camponesa, que é considerado um utensílio. Desse modo, ele conclui que a pintura de Van Gogh é a abertura do que o utensílio na verdade é. Considerando a estética de Heidegger, é correto afirmar que o exemplo dos sapatos da camponesa ilustra que a obra de arte
imita a essência geral das coisas.
imita a utensilidade do utensílio.
desoculta a utilidade dos sapatos.
desoculta a confiabilidade da arte.
desoculta a essência geral das coisas.
Em razão dos postulados de Heidegger, a relação entre arte e verdade assume um novo lugar na história da filosofia. Segundo ele, a essência da obra de arte é o pôr-se-em-obra da verdade. Cada ente que se torna manifesto na obra de arte é a expressão direta do modo como seu mundo é fundado. Desse modo, Heidegger tenta escapar de qualquer elemento subjetivista na arte. Considerando a relação entre arte e verdade, conforme a filosofia de Heidegger, é correto afirmar que esse filósofo
considera a arte como meio da verdade mimética, conforme a tradição platônica.
considera a arte como verdade subjetiva, visto que o artista constrói a verdade na arte.
considera que a arte eleva-se ao nível da experiência da verdade ontológica subjetivada pelo artista.
propõe uma contraposição entre arte e verdade no cerne da obra de arte.
considera que a verdade se põe em obra e a obra é, assim, obra da verdade.
O prognóstico sobre o fim da arte surgiu, inicialmente, em um sistema filosófico no qual a arte é vista como destinada a ser superada pela religião revelada e pela filosofia. De acordo com esse sistema, a religião e a filosofia são menos dependentes do sensível e do material que a arte, constituindo-se em momentos puramente espirituais. Desse modo, assinale a opção em que é apresentado o nome do filósofo que defende essas ideias.
Adorno
Kant
Hegel
Horkheimer
Platão
O estudo sobre o episódio das sereias, concernente à Odisséia de Homero, é uma passagem emblemática da obra A dialética do esclarecimento, de Adorno e Horkheimer. Na Odisséia, Ulisses narra que, para sobreviver ao canto das sereias, tapou com cera os ouvidos dos marinheiros e mandou que o atassem ao mastro da nau sem, contudo, tapar seus próprios ouvidos. Amarrado, Ulisses ouviu o canto inebriante, mas não sucumbiu a ele. Seus nautas, por sua vez, não escutaram o canto e remaram incessantemente, surdos à beleza. Para Adorno e Horkheimer, as medidas tomadas por Ulisses quando seu navio se aproximou do território das sereias pressagiam alegoricamente a dialética do esclarecimento. Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta com base na teoria de Adorno e Horkheimer.
Ulisses triunfa sobre as sereias, pois abdica do gozo de escutar seus cantos. No entanto, aos nautas é permitido o gozo desse canto, emblema do próprio gozo da arte.
Ulisses somente pode escutar o canto das sereias, porque escolheu sua própria prisão. Os remadores sabem que algo belo existe, mas também sabem que, para sobreviver, devem viver sem essa beleza.
Os remadores estão condenados a trabalhar sem o gozo completo da beleza, enquanto Ulisses, o chefe, tem direito ao gozo livre e completo do belo.
A atitude de Ulisses marca a libertação estética das classes sociais oprimidas, pois remando surdas sem parar, elas vencem as sereias.
O triunfo de Ulisses sobre as sereias constitui uma forma emergente de mito sobre a racionalidade, ou seja, representa a transformação da arte em magia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...