Questões sobre Geral

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Kant, ao considerar a liberdade como “uma espécie de causalidade” referindo-se às categorias de sua possibilidade natural, criou a “Tábua das categorias da liberdade em relação aos conceitos do bem e do mal”. Em relação à categoria da qualidade, subdividiu-a em regras práticas de:

  • A. exceção, condução e ação
  • B. opinião, dever e vontade
  • C. ação, omissão e exceção
  • D. princípios, objetivos e deveres
  • E. práticas, proibições e inclinações

Em sua obra Poética, Aristóteles analisa a tragédia grega de sua época e a tradição da poesia épica, desenvolvendo duas noções de grande influência na teoria e na crítica literária. São as noções de catarsis (efeito purificador produzido nos que assistem às tragédias) e de:

  • A. virtude (areté)
  • B. poiesis (saber produtivo)
  • C. retórica
  • D. mímesis (imitação)
  • E. verdade

O existencialismo, pelo modo como elabora a questão da liberdade e da autenticidade como elementos centrais da existência humana, do ser humano como ser autoconsciente que cria a si mesmo, assume a dimensão:

  • A. ética
  • B. analítica
  • C. estética
  • D. religiosa
  • E. racional

No mundo contemporâneo, a política deixa de ser compreendida como o conjunto das atividades relacionadas à vida prática e passa a se constituir como o campo da mera administração de:

  • A. problemas advindos das relações pessoais
  • B. atividades dirigidas à economia
  • C. questões de natureza técnica
  • D. objetivos de ordem social
  • E. experiências políticas inéditas

Um traço comum aos racionalistas do início do pensamento moderno foi a utilização do recurso, de inspiração cartesiana, da dedução como forma de demonstração de verdades. Tal recurso é também chamado de:

  • A. método geométrico
  • B. estudo de lógica
  • C. princípio de Pascal
  • D. trabalho científico
  • E. argumento da aposta

Segundo Kant, o conhecimento só poderá surgir da reunião das seguintes capacidades ou faculdades:

  • A. disponibilidade e intuição
  • B. predisposição e vontade
  • C. racionalidade e disposição
  • D. sensibilidade e entendimento
  • E. determinação e comparação

Posição filosófica que tem a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações, principalmente nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência:

  • A. estoismo
  • B. realismo
  • C. liberalismo
  • D. idealismo
  • E. empirismo

Em A origem da obra de arte, Heidegger preocupa-se com a caracterização da obra de arte e com a diferença que há entre arte e as coisas em geral. Para essa investigação, Heidegger analisa uma pintura de Van Gogh na qual está figurado um par de sapatos de uma camponesa, que é considerado um utensílio. Desse modo, ele conclui que a pintura de Van Gogh é “a abertura do que o utensílio na verdade é”. Considerando a estética de Heidegger, é correto afirmar que o exemplo dos sapatos da camponesa ilustra que a obra de arte

  • A.

    imita a essência geral das coisas.

  • B.

    imita a utensilidade do utensílio.

  • C.

    desoculta a utilidade dos sapatos.

  • D.

    desoculta a confiabilidade da arte.

  • E.

    desoculta a essência geral das coisas.

Em razão dos postulados de Heidegger, a relação entre arte e verdade assume um novo lugar na história da filosofia. Segundo ele, a essência da obra de arte é o pôr-se-em-obra da verdade. Cada ente que se torna manifesto na obra de arte é a expressão direta do modo como seu mundo é fundado. Desse modo, Heidegger tenta escapar de qualquer elemento subjetivista na arte. Considerando a relação entre arte e verdade, conforme a filosofia de Heidegger, é correto afirmar que esse filósofo

  • A.

    considera a arte como meio da verdade mimética, conforme a tradição platônica.

  • B.

    considera a arte como verdade subjetiva, visto que o artista constrói a verdade na arte.

  • C.

    considera que a arte eleva-se ao nível da experiência da verdade ontológica subjetivada pelo artista.

  • D.

    propõe uma contraposição entre arte e verdade no cerne da obra de arte.

  • E.

    considera que a verdade se põe em obra e a obra é, assim, obra da verdade.

O prognóstico sobre o fim da arte surgiu, inicialmente, em um sistema filosófico no qual a arte é vista como destinada a ser superada pela religião revelada e pela filosofia. De acordo com esse sistema, a religião e a filosofia são menos dependentes do sensível e do material que a arte, constituindo-se em momentos puramente espirituais. Desse modo, assinale a opção em que é apresentado o nome do filósofo que defende essas ideias.

  • A.

    Adorno

  • B.

    Kant

  • C.

    Hegel

  • D.

    Horkheimer

  • E.

    Platão

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