Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A experiência estética é, segundo Kant, puramente contemplativa. Isso significa que a experiência estética é livre de qualquer forma interessada de relação com os objetos, sejam eles naturais ou artísticos. Observar uma pintura ou uma paisagem, ouvir uma música ou assistir a um filme podem ser experiências estéticas, dependendo da atitude do indivíduo diante de cada um desses atos. Assim sendo, nas opções a seguir são descritos motivos pelos quais diferentes pessoas se colocam diante de obras de arte. Desse modo, assinale a opção em que é apresentada uma experiência estética conforme a teoria kantiana.
Um jovem assiste a uma montagem da peça Esperando Godot, de Samuel Beckett, para produção de uma resenha para as aulas de história da arte.
Uma senhora assiste a um filme considerando que sua experiência possui valor em si mesma e por si mesma.
Um homem rico assiste a um concerto beneficente, patrocinado por ele, para mostrar à sociedade que é um filantropo.
Uma senhora lê Mrs. Dalloway, um romance de Virginia Woolf, no idioma original, para aprimorar seu domínio do inglês.
Um geólogo observa uma fotografia de paisagem, buscando localizar determinadas formações rochosas.
Tradicionalmente, considera-se que a experiência estética tem valor em si mesma, logo essa experiência só é possível se houver uma atitude desinteressada na relação com os objetos. Com relação à atitude desinteressada, assinale a opção correta.
A atitude desinteressada transforma o objeto em meio a serviço de um fim.
A atitude desinteressada é uma atitude instrumental e cognitiva.
Na atitude desinteressada, a relação com o objeto tem valor moral e ativo.
Na atitude desinteressada, a atenção é mobilizada sem nenhuma intenção instrumental.
A atitude desinteressada é uma atitude indiferente com valor teleológico.
Segundo Walter Benjamin, o conceito de aura é associado à invenção de um meio de representação que modificou o estatuto da pintura na virada dos séculos XIX e XX. Assinale a opção em que é apresentado esse meio de representação.
fotografia
xilogravura
serigrafia
litografia
ready-made
Benjamin
Gadamer
Nietzsche
Adorno
Horkheimer
Nietzsche, no ensaio Richard Wagner em Bayreuth (1876), criticou os valores modernos, a hipocrisia e a decadência. Nesse ensaio, Nietzsche propôs uma releitura do mito da caverna de Platão, associando a sociedade moderna à caverna e o artista a um homem superior, que tem acesso à luz e à verdade, livre das amarras da caverna. Com base nas teorias de Nietzsche, é correto afirmar que
a arte eleva o homem aos valores modernos.
o homem assimila o mundo subterrâneo da caverna por meio da arte.
o homem assimila os valores da vida moderna por meio da arte.
a arte liberta o homem da trivialidade da vida moderna.
a arte possibilita o acesso à luminosidade do mundo moderno.
Duas figuras da mitologia grega são fundamentais para a definição da tragédia segundo Nietzsche. Uma representa o princípio vital elementar e, portanto, remete à dissolução do indivíduo no fluxo do caótico do ser primordial e leva à embriaguez, ao excesso, ao êxtase e à potência do irracional que dissolve as formas. A outra figura mítica corresponde à potência ordenadora e estabilizadora, que faz nascer a medida, as formas claras e bem individualizadas e o sonho das belas aparências. Assim sendo, é correto afirmar que essas figuras míticas são, respectivamente,
Dioniso e Zeus.
Apolo e Dioniso.
Dioniso e Apolo.
Zeus e Apolo.
Zeus e Dioniso.
De acordo com Hegel, a arte é uma manifestação do espírito (geist). Em uma obra de arte, o belo manifesta o espírito sensivelmente, sendo produto do espírito. O espírito é superior à natureza, logo o belo natural é inferior ao belo artístico. Com base na teoria estética hegeliana, é correto afirmar que
a arte manifesta o espírito do belo natural sensivelmente.
a arte é uma das vias pelas quais o homem se integra à natureza.
a arte é uma das vias pelas quais a natureza se eleva ao nível do espírito.
a arte é uma das vias pelas quais o homem se separa da natureza.
a arte manifesta o espírito imitando sensivelmente a natureza.
Adorno e Horkheimer publicam, em 1947, A dialética do esclarecimento, uma das obras fundamentais da teoria crítica. Nessa obra, eles apresentaram a expressão indústria cultural, que atualmente é amplamente empregada em diversas áreas dos estudos culturais. A partir dessas informações, e considerando a referida obra, assinale a opção correta.
A indústria cultural representa a luta contra a sociedade pósmoderna, na qual a crescente burocracia e a produção da cultura de massa infantilizam e adormecem o povo.
A indústria cultural distribui, por meio de novos meios técnicos, elementos da cultura tradicional, mobilizando criticamente os indivíduos, visto que apresenta o caráter libertador do capitalismo.
A expressão indústria cultural designa o surgimento de uma cultura estandardizada, marcada pela emoção superficial, condicionada e comercializada segundo o modo dos bens de consumo.
A indústria cultural é um fator relevante de luta contra a opressão e o capitalismo, por meio de mídias impressas e visuais que orientam os indivíduos criticamente.
A expressão indústria cultural representa o surgimento de um segmento cultural crítico e libertador, oriundo do desenvolvimento das mídias, do cinema, da imprensa e da publicidade nos Estados Unidos da América.
Na obra Teoria estética, Adorno afirma que a arte é um meio de liberdade e criatividade no mundo tecnocrata. A função da obra de arte é, portanto, desempenhar uma crítica, sendo, ainda, um tópos da utopia e do desejo humano. Nesse sentido, a arte é o fermento de um mundo livre. Adorno admirou a segunda Escola de Viena, que rejeitou a gramática musical existente e utilizou uma sintaxe musical nova, a atonalidade. Em Filosofia da nova música, Adorno defende uma modernidade radical.
Considerando o texto acima e o pensamento de Adorno, assinale a opção correta.As técnicas artísticas clássicas devem estimular a produção de novos materiais.
Os artistas devem empregar materiais tradicionais em produções radicalmente modernas.
Os artistas devem utilizar materiais em constante evolução e rejeitar toda tentativa passadista.
Os artistas devem adotar estruturas existentes do passado, utilizando materiais novos.
O progresso dos materiais e a releitura do passado definem o modernismo na música.
Walter Benjamin estabelece uma distinção entre obras de arte dotadas de aura e obras de arte produzidas por meios de reprodução técnica. Com relação à figura acima, da série Brillo Box de Andy Warhol, e às reflexões de Walter Benjamin, assinale a opção correta.
A série de Warhol, feita em serigrafia um meio de reprodutibilidade técnica preserva a aura das caixas originais de sabão em pó, devido à repetição exata do original.
A reprodutibilidade técnica acentua o caráter cotidiano das caixas de sabão Brillo, transformando-as em arte comercial dotada de aura.
A serigrafia, a fotografia e os recursos digitais são meios de reprodutibilidade técnica amplamente empregados por Warhol para compor uma arte aurática em sintonia com o capitalismo.
Na série Brillo Box, Warhol busca a unicidade aoX transfigurar as caixas comuns em algo dotado de aura e, simultaneamente, coerente com a cultura técnica e comercial.
Ao apresentar a série Brillo Box, Warhol realiza uma arte exata e reprodutível, coerente com uma cultura técnica e comercial, visto que apresenta o que é comum, sem mistério e sem aura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...