Questões sobre Geral

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Em sua obra conhecida como Do contrato social, é possível dizer que Jean-Jacques Rousseau procura, por meio das noções de direito natural dos indivíduos e de sociedade civil, refutar a ideia, própria do chamado Antigo Regime, segundo a qual o soberano

  • A.

    não tem poderes suficientes para reger a nação e, por isso, deve possuir um papel apenas simbólico.

  • B.

    deve reger a nação de modo essencialmente democrático e de acordo com a vontade geral popular.

  • C.

    recebe seu poder diretamente de Deus e possui por isso todas as virtudes necessárias para exercer a justiça.

  • D.

    deve ser eleito por meio de um contrato social entre o povo e a monarquia.

  • E.

    deve incorporar e defender todas as tendências do liberalismo.

Leia com atenção o texto a seguir.

A nova concepção de currículo escolar acima propõe

  • A.

    uma cisão radical entre as atividades curriculares e extracurriculares.

  • B.

    uma diferenciação, em sala de aula, entre cultura e conhecimento.

  • C.

    uma ênfase apenas nas atividades extracurriculares, já que hoje em dia cultura é mais importante do que o currículo tradicional.

  • D.

    uma interação entre conhecimento específico e cultura como uma forma de superar os obstáculos criados pelos tempos atuais.

  • E.

    uma ênfase apenas nas atividades curriculares, já que cultura é apenas lazer, divertimento e folclore.

Leia com atenção o texto abaixo.

A partir desta reflexão sobre a liberdade, pode-se dizer que, para Merleau-Ponty,

  • A.

    a ação humana é fruto do acaso, uma vez que é impossível identificar as causas reais das circunstâncias.

  • B.

    o conceito de liberdade é uma quimera, já que as ações humanas são completamente determinadas pelas cadeias causais que lhe antecedem.

  • C.

    a liberdade constitui-se não em oposição às determinações do mundo, mas por meio delas.

  • D.

    a liberdade reside na capacidade que os homens possuem de se destacar das determinações preexistentes no mundo, iniciando uma cadeia causal inteiramente nova.

  • E.

    a ação humana deve ser destituída de toda responsabilidade, já que nos cursos dos acontecimentos é impossível precisar a causa real dos fatos.

A chamada teoria da divisão dos poderes em Poder Judiciário, Poder Executivo e Poder Legislativo, que se tornaria a pedra angular do chamado Estado Democrático de Direito, tal como o vemos hoje em dia em vigor em muitos países, inclusive no Brasil, teria sido desenvolvida por

  • A.

    Rousseau em Do contrato social.

  • B.

    Montesquieu em O espírito das leis.

  • C.

    Maquiavel em O príncipe.

  • D.

    Hobbes no Leviatã.

  • E.

    Publius em O federalista.

Ao se analisar a proposta da chamada Escola de Frankfurt de modo geral, pode-se afirmar que uma de suas maiores contribuições foi ter

  • A.

    promovido a interdisciplinaridade, procurando fundar um saber formado por várias áreas das humanidades.

  • B.

    proporcionado uma nova compartimentação das disciplinas relativas às ciências humanas, contribuindo para a especificidade e o aprofundamento de cada uma delas.

  • C.

    procurado estabelecer uma ponte entre as ciências humanas e as ciências naturais, principalmente com a física e a biologia.

  • D.

    estabelecido, principalmente com Adorno e Horkheimer, um diálogo com a igualmente nascente filosofia de Heidegger.

  • E.

    fundado uma teoria social e estética favorável à reprodução técnica das obras de arte como meio de acesso popular à cultura.

Leia com atenção o texto abaixo.

Considerando-se o pensamento de Walter Benjamin sobre a reprodutibilidade da obra de arte, a lacuna acima só pode ser preenchida por:

  • A.

    sua aura.

  • B.

    sua alma.

  • C.

    seu espírito.

  • D.

    sua origem.

  • E.

    sua ideia.

De acordo com os textos da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de Filosofia para o Ensino Médio bem como das Orientações Curriculares para o Ensino Médio, um dos principais desafios do professor de Filosofia é ensinar essa disciplina de modo a fazer com que os alunos

  • A.

    utilizem os conhecimentos filosóficos no estudo das demais disciplinas.

  • B.

    aprendam a escrever textos literários e jornalísticos de acordo com as normas cultas da língua portuguesa.

  • C.

    decorem o máximo possível de teorias, enunciados e fórmulas filosóficas.

  • D.

    sejam capazes de observar a relação dos conceitos filosóficos com a vida cotidiana.

  • E.

    sejam capazes de diferenciar a essência da aparência.

Leia com atenção o texto a seguir.

De acordo com o que escreve Hanna Arendt, acima, é correto afirmar que

  • A.

    a passagem do domínio privado para o domínio público nas sociedades antigas acirrou a diferença entre o domínio do indivíduo e o domínio do cidadão político.

  • B.

    os conceitos público e privado passaram ao longo do tempo por uma alteração de significado, de modo que hoje em dia reina um outro tipo de relação entre os dois domínios.

  • C.

    hoje em dia tenderíamos a achar idiota a distinção que os gregos e os romanos fizeram entre o público e o privado, pois as sociedades modernas separam claramente uma esfera da outra.

  • D.

    a relação entre o domínio privado e o público tal como se dá hoje em dia é exatamente igual àquela que se deu com os gregos e os romanos.

  • E.

    a relação entre o domínio público e o privado tal como a vivemos hoje em dia é um renascimento da concepção romana de que o mundo privado oferecia um refúgio temporário para as atividades do cidadão político.

Leia com atenção a notícia abaixo.

A notícia acima seria um exemplo perfeito de qual passagem a seguir?

  • A.

    “... a era moderna não coincide com o mundo moderno. Cientificamente, a era moderna começou no séc. XVII e terminou no limiar do séc. XX; politicamente, o mundo moderno em que vivemos surgiu com as primeiras explosões atômicas” (Arendt, H. A condição humana, p. 14).

  • B.

    “A guerra fria foi a divisão geopolítica, econômica e militar entre dois grandes blocos: o bloco capitalista, sob a direção dos Estados Unidos, e o bloco comunista, sob a direção da União Soviética e da China. Uma das principais razões para essa divisão foi militar, isto é, a invenção da bomba atômica, que punha fim às guerras convencionais” (Chaui, M. Convite à Filosofia, p.555).

  • C.

    “...sabemos também que, na Ciência, as consequências dos progressos de conhecimentos não são necessariamente progressivas. Esse, de resto, é um dos pontos há muito estabelecidos, uma vez que se diz: a Ciência progride como conhecimento, mas suas consequências podem ser atrozes, mortais” (Morin, E. Ciência com consciência, p.101).

  • D.

    “A técnica produzida pelas ciências transforma a sociedade, mas também, retroativamente, a sociedade tecnologizada transforma a própria ciência” (Morin, E. Ciência com consciência, p.20).

  • E.

    "A era moderna trouxe consigo a glorificação teórica do trabalho, e resultou na transformação efetiva de toda a sociedade em uma sociedade operária" (Arendt, H. A condição humana, p.12).

No início do Discurso do Método, Descartes mostra uma certa reserva no que se refere à erudição enquanto fonte de conhecimentos científicos. Este posicionamento está intimamente ligado à concepção de que

  • A.

    só a originalidade dota uma obra de valor.

  • B.

    a razão e não a autoridade é fonte de conhecimentos científicos.

  • C.

    a teoria deve ser aprendida na prática.

  • D.

    a experiência sensorial é a principal fonte de conhecimentos científicos.

  • E.

    o conhecimento é por natureza descontínuo, não sendo passível de progresso.

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