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Em sua obra conhecida como Do contrato social, é possível dizer que Jean-Jacques Rousseau procura, por meio das noções de direito natural dos indivíduos e de sociedade civil, refutar a ideia, própria do chamado Antigo Regime, segundo a qual o soberano
não tem poderes suficientes para reger a nação e, por isso, deve possuir um papel apenas simbólico.
deve reger a nação de modo essencialmente democrático e de acordo com a vontade geral popular.
recebe seu poder diretamente de Deus e possui por isso todas as virtudes necessárias para exercer a justiça.
deve ser eleito por meio de um contrato social entre o povo e a monarquia.
deve incorporar e defender todas as tendências do liberalismo.
Leia com atenção o texto a seguir.
A nova concepção de currículo escolar acima propõe
uma cisão radical entre as atividades curriculares e extracurriculares.
uma diferenciação, em sala de aula, entre cultura e conhecimento.
uma ênfase apenas nas atividades extracurriculares, já que hoje em dia cultura é mais importante do que o currículo tradicional.
uma interação entre conhecimento específico e cultura como uma forma de superar os obstáculos criados pelos tempos atuais.
uma ênfase apenas nas atividades curriculares, já que cultura é apenas lazer, divertimento e folclore.
Leia com atenção o texto abaixo.
A partir desta reflexão sobre a liberdade, pode-se dizer que, para Merleau-Ponty,
a ação humana é fruto do acaso, uma vez que é impossível identificar as causas reais das circunstâncias.
o conceito de liberdade é uma quimera, já que as ações humanas são completamente determinadas pelas cadeias causais que lhe antecedem.
a liberdade constitui-se não em oposição às determinações do mundo, mas por meio delas.
a liberdade reside na capacidade que os homens possuem de se destacar das determinações preexistentes no mundo, iniciando uma cadeia causal inteiramente nova.
a ação humana deve ser destituída de toda responsabilidade, já que nos cursos dos acontecimentos é impossível precisar a causa real dos fatos.
A chamada teoria da divisão dos poderes em Poder Judiciário, Poder Executivo e Poder Legislativo, que se tornaria a pedra angular do chamado Estado Democrático de Direito, tal como o vemos hoje em dia em vigor em muitos países, inclusive no Brasil, teria sido desenvolvida por
Rousseau em Do contrato social.
Montesquieu em O espírito das leis.
Maquiavel em O príncipe.
Hobbes no Leviatã.
Publius em O federalista.
Ao se analisar a proposta da chamada Escola de Frankfurt de modo geral, pode-se afirmar que uma de suas maiores contribuições foi ter
promovido a interdisciplinaridade, procurando fundar um saber formado por várias áreas das humanidades.
proporcionado uma nova compartimentação das disciplinas relativas às ciências humanas, contribuindo para a especificidade e o aprofundamento de cada uma delas.
procurado estabelecer uma ponte entre as ciências humanas e as ciências naturais, principalmente com a física e a biologia.
estabelecido, principalmente com Adorno e Horkheimer, um diálogo com a igualmente nascente filosofia de Heidegger.
fundado uma teoria social e estética favorável à reprodução técnica das obras de arte como meio de acesso popular à cultura.
Leia com atenção o texto abaixo.
Considerando-se o pensamento de Walter Benjamin sobre a reprodutibilidade da obra de arte, a lacuna acima só pode ser preenchida por:
sua aura.
sua alma.
seu espírito.
sua origem.
sua ideia.
De acordo com os textos da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de Filosofia para o Ensino Médio bem como das Orientações Curriculares para o Ensino Médio, um dos principais desafios do professor de Filosofia é ensinar essa disciplina de modo a fazer com que os alunos
utilizem os conhecimentos filosóficos no estudo das demais disciplinas.
aprendam a escrever textos literários e jornalísticos de acordo com as normas cultas da língua portuguesa.
decorem o máximo possível de teorias, enunciados e fórmulas filosóficas.
sejam capazes de observar a relação dos conceitos filosóficos com a vida cotidiana.
sejam capazes de diferenciar a essência da aparência.
Leia com atenção o texto a seguir.
De acordo com o que escreve Hanna Arendt, acima, é correto afirmar que
a passagem do domínio privado para o domínio público nas sociedades antigas acirrou a diferença entre o domínio do indivíduo e o domínio do cidadão político.
os conceitos público e privado passaram ao longo do tempo por uma alteração de significado, de modo que hoje em dia reina um outro tipo de relação entre os dois domínios.
hoje em dia tenderíamos a achar idiota a distinção que os gregos e os romanos fizeram entre o público e o privado, pois as sociedades modernas separam claramente uma esfera da outra.
a relação entre o domínio privado e o público tal como se dá hoje em dia é exatamente igual àquela que se deu com os gregos e os romanos.
a relação entre o domínio público e o privado tal como a vivemos hoje em dia é um renascimento da concepção romana de que o mundo privado oferecia um refúgio temporário para as atividades do cidadão político.
Leia com atenção a notícia abaixo.
A notícia acima seria um exemplo perfeito de qual passagem a seguir?
... a era moderna não coincide com o mundo moderno. Cientificamente, a era moderna começou no séc. XVII e terminou no limiar do séc. XX; politicamente, o mundo moderno em que vivemos surgiu com as primeiras explosões atômicas (Arendt, H. A condição humana, p. 14).
A guerra fria foi a divisão geopolítica, econômica e militar entre dois grandes blocos: o bloco capitalista, sob a direção dos Estados Unidos, e o bloco comunista, sob a direção da União Soviética e da China. Uma das principais razões para essa divisão foi militar, isto é, a invenção da bomba atômica, que punha fim às guerras convencionais (Chaui, M. Convite à Filosofia, p.555).
...sabemos também que, na Ciência, as consequências dos progressos de conhecimentos não são necessariamente progressivas. Esse, de resto, é um dos pontos há muito estabelecidos, uma vez que se diz: a Ciência progride como conhecimento, mas suas consequências podem ser atrozes, mortais (Morin, E. Ciência com consciência, p.101).
A técnica produzida pelas ciências transforma a sociedade, mas também, retroativamente, a sociedade tecnologizada transforma a própria ciência (Morin, E. Ciência com consciência, p.20).
"A era moderna trouxe consigo a glorificação teórica do trabalho, e resultou na transformação efetiva de toda a sociedade em uma sociedade operária" (Arendt, H. A condição humana, p.12).
No início do Discurso do Método, Descartes mostra uma certa reserva no que se refere à erudição enquanto fonte de conhecimentos científicos. Este posicionamento está intimamente ligado à concepção de que
só a originalidade dota uma obra de valor.
a razão e não a autoridade é fonte de conhecimentos científicos.
a teoria deve ser aprendida na prática.
a experiência sensorial é a principal fonte de conhecimentos científicos.
o conhecimento é por natureza descontínuo, não sendo passível de progresso.
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