Questões de Filosofia da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

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Ao estabelecer o primado do espírito, Descartes faz dele algo completamente separado do corpo. Surge a tese em que a alma é uma substância completamente distinta do corpo denominada:

  • A. espiritualismo
  • B. refl exionismo
  • C. dualismo
  • D. encadeamento
  • E. intuição

Doutrina que se opõe ao ceticismo e atribui à razão humana a capacidade exclusiva de conhecer e estabelecer a verdade:

  • A. estoicismo
  • B. racionalismo
  • C. escolástica
  • D. misticismo
  • E. platonismo

Uma ideia somente terá validade se for evidente e distinta. De acordo com Descartes, para que haja conhecimento, é necessário que as ideias sejam representações. Para demonstrar tal teoria, identifica os seguintes tipos de ideias:

  • A. consistentes, teóricas e exatas
  • B. exteriores, aplicáveis e da existência
  • C. científicas, sensoriais e de infinito
  • D. inatas, adventícias e da imaginação
  • E. evidentes, válidas e da certeza

Para Platão, o trabalho de conhecer não é tarefa apenas intelectual. É também obra de:

  • A. amor
  • B. religião
  • C. retórica
  • D. discurso
  • E. ideal

O interesse pela problemática ético-política, pela questão do homem enquanto cidadão da polis, que passa a se organizar politicamente no sistema de democracia na Atenas do século V a.C., delimita o contexto do surgimento:

  • A. da apologia
  • B. do pitagorismo
  • C. da sofística
  • D. da isonomia
  • E. do pluralismo

O conjunto de procedimentos racionais usados para se demonstrar a verdade denomina-se:

  • A. ciência
  • B. epistemologia
  • C. exposição
  • D. processo
  • E. método

De acordo com Marcondes (1997), a filosofia de Hegel teve grande influência em sua época e tornou-se uma das correntes do pensamento contemporâneo por meio de sua leitura pelos marxistas, pelos existencialistas, pela hermenêutica e, especialmente pela:

  • A. dialética transcendental
  • B. teoria crítica da Escola de Frankfurt
  • C. unidade sintética originária da apercepção
  • D. concepção otimista de Locke
  • E. teoria política moderna

Para Sartre (in Rezende, 1997), o ser é o que ele é, é o objeto, é tudo aquilo de que se tem consciência. A consciência precisa do objeto para ser; sem objeto ela não vai além de seu próprio vazio e o sujeito é nada. Logo, o ser defi ne-se pelo princípio da:

  • A. alteridade
  • B. intenção
  • C. contradição
  • D. perfeição
  • E. identidade

Os dois primeiros momentos da filosofia analítica da linguagem, mesmo que distintos pelo tipo de análise que fazem, têm em comum a ideia de que o significado de uma proposição depende de sua:

  • A. técnica
  • B. redução
  • C. síntese
  • D. verificação
  • E. sistematização

Comandar e agir, segundo comandos; relatar um acontecimento; conjecturar sobre o acontecimento; expor uma hipótese e prová-la; cantar uma cantiga de roda são exemplos que Wittgenstein (1996) aponta, ao analisar “as diversas maneiras de se usar a linguagem”, como:

  • A. as fi guras de linguagem
  • B. os jogos de linguagem
  • C. as estruturas de palavras
  • D. os ideais dos atos da fala
  • E. as formas de anotações
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