Lista completa de Questões de Filosofia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no trecho acima apresentado, julgue os próximos itens, relativos à filosofia de Tomás de Aquino.
Tomás de Aquino responde afirmativamente à primeira e à terceira questões.
Considerando o disposto na obra O ensaiador, cujo trecho é apresentado acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento de Galileu Galilei.
A defesa do uso da matemática no estudo do movimento feito por Galileu vincula-se à herança pitagórica do conhecimento da matéria que evidencia uma postura metafísica ainda que de base diversa do método pitagórico em relação ao estudo da natureza.
Considerando o disposto na obra O ensaiador, cujo trecho é apresentado acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento de Galileu Galilei.
Há uma relação direta entre as ideias acima dispostas e as noções de qualidades primárias e qualidades secundárias vinculadas ao estudo da natureza.
Em relação ao trecho acima e às filosofias platônica e aristotélica, julgue os itens seguintes.
Aristóteles critica a teoria das ideias de Platão ao afirmar que as ideias devem ser materiais, pois são causas do ser e do devir.
Em relação ao trecho acima e às filosofias platônica e aristotélica, julgue os itens seguintes.
A causa material e a causa final são importantes para a caracterização do conhecimento aristotélico.
Em relação ao trecho acima e às filosofias platônica e aristotélica, julgue os itens seguintes.
De acordo com Aristóteles, a substância relaciona-se, de alguma maneira, com a matéria.Com base na filosofia de Santo Agostinho, julgue os itens que se seguem.
De acordo com Santo Agostinho, o mal não existe, pois Deus é bom e não poderia criá-lo.Com base na filosofia de Santo Agostinho, julgue os itens que se seguem.
Segundo Santo Agostinho, o mal é a própria matéria.Em A origem da obra de arte, Heidegger preocupa-se com a caracterização da obra de arte e com a diferença que há entre arte e as coisas em geral. Para essa investigação, Heidegger analisa uma pintura de Van Gogh na qual está figurado um par de sapatos de uma camponesa, que é considerado um utensílio. Desse modo, ele conclui que a pintura de Van Gogh é a abertura do que o utensílio na verdade é. Considerando a estética de Heidegger, é correto afirmar que o exemplo dos sapatos da camponesa ilustra que a obra de arte
imita a essência geral das coisas.
imita a utensilidade do utensílio.
desoculta a utilidade dos sapatos.
desoculta a confiabilidade da arte.
desoculta a essência geral das coisas.
Em razão dos postulados de Heidegger, a relação entre arte e verdade assume um novo lugar na história da filosofia. Segundo ele, a essência da obra de arte é o pôr-se-em-obra da verdade. Cada ente que se torna manifesto na obra de arte é a expressão direta do modo como seu mundo é fundado. Desse modo, Heidegger tenta escapar de qualquer elemento subjetivista na arte. Considerando a relação entre arte e verdade, conforme a filosofia de Heidegger, é correto afirmar que esse filósofo
considera a arte como meio da verdade mimética, conforme a tradição platônica.
considera a arte como verdade subjetiva, visto que o artista constrói a verdade na arte.
considera que a arte eleva-se ao nível da experiência da verdade ontológica subjetivada pelo artista.
propõe uma contraposição entre arte e verdade no cerne da obra de arte.
considera que a verdade se põe em obra e a obra é, assim, obra da verdade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...