Questões de Filosofia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A violência do princípio “saber é poder” (Francis Bacon), ou seja, a imposição da “técnica social”, da razão funcional, instrumental, tecnológica, com o seu afã de disponibilizar tudo, homens e coisas, perpassa totalmente a sociedade de nosso tempo, nas análises de Herbert Marcuse (1898-1979). A sociedade se torna um sistema funcional autoconstituído. É uma nova forma de “ditadura” ou “totalitarismo”. Agora, o totalitarismo já não provém deste ou daquele partido ou Estado, não tem cor, é anônimo. Mesmo a democracia é apenas uma aparência. Aparentemente, trata-se da “soberania do povo”, mas, em verdade, o que está em questão é a regência dos mecanismos estabelecidos pelo sistema. A dominação se tornou racional e a racionalidade, dominadora. Ninguém mais governa e todos são dominados. Dessa situação histórica surge o Homem unidimensional, título de um livro de Marcuse, de 1964. Assim, o mundo fica chato, isto é, plano (e monótono). A dominação ocorre não só por meio da tecnologia, mas como tecnologia. Paradoxalmente, a sociedade racional enterra, de vez, a ideia da razão.

Com relação às ideias expostas no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Marcuse vê no triunfo da razão instrumental e no surgimento do homem unidimensional a forma mais extrema de totalitarismo, que suprime a liberdade e o prazer da vida dos homens.

  • B.

    Marcuse considera o triunfo da razão instrumental como uma conquista da humanidade moderna, ou seja, como um processo que traz aos homens a plena satisfação de seus desejos, pois possibilita a eles participarem da fruição dos bens de consumo produzidos na civilização tecnológica.

  • C.

    Segundo Marcuse, a civilização tecnológica é a civilização da liberdade.

  • D.

    Na concepção de Marcuse, a forma de totalitarismo mais ameaçadora é a do Estado.

  • E.

    Para Marcuse, a democracia é uma das conquistas fundamentais dos Estados modernos.

A experiência estética é, segundo Kant, puramente contemplativa. Isso significa que a experiência estética é livre de qualquer forma interessada de relação com os objetos, sejam eles naturais ou artísticos. Observar uma pintura ou uma paisagem, ouvir uma música ou assistir a um filme podem ser experiências estéticas, dependendo da atitude do indivíduo diante de cada um desses atos. Assim sendo, nas opções a seguir são descritos motivos pelos quais diferentes pessoas se colocam diante de obras de arte. Desse modo, assinale a opção em que é apresentada uma experiência estética conforme a teoria kantiana.

  • A.

    Um jovem assiste a uma montagem da peça Esperando Godot, de Samuel Beckett, para produção de uma resenha para as aulas de história da arte.

  • B.

    Uma senhora assiste a um filme considerando que sua experiência possui valor em si mesma e por si mesma.

  • C.

    Um homem rico assiste a um concerto beneficente, patrocinado por ele, para mostrar à sociedade que é um filantropo.

  • D.

    Uma senhora lê Mrs. Dalloway, um romance de Virginia Woolf, no idioma original, para aprimorar seu domínio do inglês.

  • E.

    Um geólogo observa uma fotografia de paisagem, buscando localizar determinadas formações rochosas.

Tradicionalmente, considera-se que a experiência estética tem valor em si mesma, logo essa experiência só é possível se houver uma atitude desinteressada na relação com os objetos. Com relação à atitude desinteressada, assinale a opção correta.

  • A.

    A atitude desinteressada transforma o objeto em meio a serviço de um fim.

  • B.

    A atitude desinteressada é uma atitude instrumental e cognitiva.

  • C.

    Na atitude desinteressada, a relação com o objeto tem valor moral e ativo.

  • D.

    Na atitude desinteressada, a atenção é mobilizada sem nenhuma intenção instrumental.

  • E.

    A atitude desinteressada é uma atitude indiferente com valor teleológico.

Segundo Walter Benjamin, o conceito de aura é associado à invenção de um meio de representação que modificou o estatuto da pintura na virada dos séculos XIX e XX. Assinale a opção em que é apresentado esse meio de representação.

  • A.

    fotografia

  • B.

    xilogravura

  • C.

    serigrafia

  • D.

    litografia

  • E.

    ready-made

  • A.

    Benjamin

  • B.

    Gadamer

  • C.

    Nietzsche

  • D.

    Adorno

  • E.

    Horkheimer

Nietzsche, no ensaio Richard Wagner em Bayreuth (1876), criticou os valores modernos, a hipocrisia e a decadência. Nesse ensaio, Nietzsche propôs uma releitura do mito da caverna de Platão, associando a sociedade moderna à caverna e o artista a um homem superior, que tem acesso à luz e à verdade, livre das amarras da caverna. Com base nas teorias de Nietzsche, é correto afirmar que

  • A.

    a arte eleva o homem aos valores modernos.

  • B.

    o homem assimila o mundo subterrâneo da caverna por meio da arte.

  • C.

    o homem assimila os valores da vida moderna por meio da arte.

  • D.

    a arte liberta o homem da trivialidade da vida moderna.

  • E.

    a arte possibilita o acesso à luminosidade do mundo moderno.

Duas figuras da mitologia grega são fundamentais para a definição da tragédia segundo Nietzsche. Uma representa o princípio vital elementar e, portanto, remete à dissolução do indivíduo no fluxo do caótico do ser primordial e leva à embriaguez, ao excesso, ao êxtase e à potência do irracional que dissolve as formas. A outra figura mítica corresponde à potência ordenadora e estabilizadora, que faz nascer a medida, as formas claras e bem individualizadas e o sonho das belas aparências. Assim sendo, é correto afirmar que essas figuras míticas são, respectivamente,

  • A.

    Dioniso e Zeus.

  • B.

    Apolo e Dioniso.

  • C.

    Dioniso e Apolo.

  • D.

    Zeus e Apolo.

  • E.

    Zeus e Dioniso.

De acordo com Hegel, a arte é uma manifestação do espírito (geist). Em uma obra de arte, o belo manifesta o espírito sensivelmente, sendo produto do espírito. O espírito é superior à natureza, logo o belo natural é inferior ao belo artístico. Com base na teoria estética hegeliana, é correto afirmar que

  • A.

    a arte manifesta o espírito do belo natural sensivelmente.

  • B.

    a arte é uma das vias pelas quais o homem se integra à natureza.

  • C.

    a arte é uma das vias pelas quais a natureza se eleva ao nível do espírito.

  • D.

    a arte é uma das vias pelas quais o homem se separa da natureza.

  • E.

    a arte manifesta o espírito imitando sensivelmente a natureza.

Adorno e Horkheimer publicam, em 1947, A dialética do esclarecimento, uma das obras fundamentais da teoria crítica. Nessa obra, eles apresentaram a expressão indústria cultural, que atualmente é amplamente empregada em diversas áreas dos estudos culturais. A partir dessas informações, e considerando a referida obra, assinale a opção correta.

  • A.

    A indústria cultural representa a luta contra a sociedade pósmoderna, na qual a crescente burocracia e a produção da cultura de massa infantilizam e adormecem o povo.

  • B.

    A indústria cultural distribui, por meio de novos meios técnicos, elementos da cultura tradicional, mobilizando criticamente os indivíduos, visto que apresenta o caráter libertador do capitalismo.

  • C.

    A expressão indústria cultural designa o surgimento de uma cultura estandardizada, marcada pela emoção superficial, condicionada e comercializada segundo o modo dos bens de consumo.

  • D.

    A indústria cultural é um fator relevante de luta contra a opressão e o capitalismo, por meio de mídias impressas e visuais que orientam os indivíduos criticamente.

  • E.

    A expressão indústria cultural representa o surgimento de um segmento cultural crítico e libertador, oriundo do desenvolvimento das mídias, do cinema, da imprensa e da publicidade nos Estados Unidos da América.

Na obra Teoria estética, Adorno afirma que a arte é um meio de liberdade e criatividade no mundo tecnocrata. A função da obra de arte é, portanto, desempenhar uma crítica, sendo, ainda, um tópos da utopia e do desejo humano. Nesse sentido, a arte é o fermento de um mundo livre. Adorno admirou a segunda Escola de Viena, que rejeitou a gramática musical existente e utilizou uma sintaxe musical nova, a atonalidade. Em Filosofia da nova música, Adorno defende uma modernidade radical.

Considerando o texto acima e o pensamento de Adorno, assinale a opção correta.

  • A.

    As técnicas artísticas clássicas devem estimular a produção de novos materiais.

  • B.

    Os artistas devem empregar materiais tradicionais em produções radicalmente modernas.

  • C.

    Os artistas devem utilizar materiais em constante evolução e rejeitar toda tentativa passadista.

  • D.

    Os artistas devem adotar estruturas existentes do passado, utilizando materiais novos.

  • E.

    O progresso dos materiais e a releitura do passado definem o modernismo na música.

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