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Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
Uma das diretrizes do currículo do ensino médio é a inclusão da disciplina de filosofia como obrigatória em todos os seus três anos.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
A LDB trata como finalidades do ensino médio: a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual, excluindo o pensamento crítico, visto que esse tema é específico da disciplina de filosofia.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
As propostas pedagógicas das escolas devem assegurar tratamento interdisciplinar e contextualizado para os conhecimentos de filosofia.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
Uma educação de caráter humanista capaz de fazer frente aos desafios da contemporaneidade não pode dispensar a contribuição das ciências humanas e da filosofia.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
No ensino médio, o estudo da filosofia explica como aplicar praticamente a tecnologia do método à história e à sociologia.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
Realizar a contextualização sociocultural do conhecimento filosófico implica tanto estudar a origem específica do conhecimento filosófico quanto estudá-lo nos planos pessoal-biográfico, sociopolítico, histórico, cultural, sociocientífico e tecnológico.
Com base nos conceitos de Estado, Estado moderno e Estadonação, julgue os itens de 112 a 114. Para Bobbio, o conceito de Estado não é um conceito universal, serve apenas para indicar e descrever uma forma de ordenamento surgida na Europa a partir do século XII até fins do século XVIII ou início do século XIX, com base em pressupostos específicos da história europeia, e que se estendeu a todo o mundo civilizado.
A charge acima alude propriamente a problemas filosóficos relativos ao pensamento
de Aristóteles.
de Wittgenstein.
de Santo Agostinho.
da Escola de Frankfurt.
O contexto histórico que serve de base ao desenvolvimento da filosofia de
Aristóteles, Stuart Mill e Kant tem peso relativo, pois eles tratam de questões filosóficas desvinculadas da realidade.
Aristóteles é inspirado pelo apogeu da cidade de Atenas e de sua liderança incontestável sobre o mundo grego.
Stuart Mill é marcado pela ascensão do capitalismo inglês e pelos desafios da modernidade.
Kant é marcado pela crise dos valores morais norteamericanos, após a independência dos Estados Unidos da América.
É característica comum do pensamento de Aristóteles, Stuart Mill e Kant a explicação das relações sociais por meio da
razão, fundamentada na moralidade vigente.
sistematização e separação da religião.
teoria utilitarista, de benefício à coletividade.
ética individual, que se torna coletiva pela socialização.
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