Questões de Filosofia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Assinale a opção correta, a respeito dos preceitos fundamentais da filosofia socrática.

  • A. Os diálogos mantidos por Sócrates evidenciavam que a linguagem é mais importante que a percepção e o pensamento.
  • B. Sócrates concordava com os sofistas no que se refere à ausência de relação entre a epistéme, ou seja, a ciência, e um método de investigação.
  • C. Segundo Sócrates, conhecer equivale a ser capaz de viver com virtude e ter opiniões subjetivas a respeito do mundo.
  • D. Sócrates discordava dos professores itinerantes, chamados de sofistas, que cultivavam a oratória e as técnicas de persuasão e objetivavam encontrar uma única verdade.
  • E. De acordo com as ideias de Sócrates, a filosofia implica em busca incessante pela verdade, alcançada mediante diálogo que abandona a multiplicidade de opiniões em benefício da unidade da ideia.

Considerando-se o texto 6A1AAA, é correto afirmar que a filosofia nascente

Considerando-se o texto 6A1AAA, é correto afirmar que a filosofia nascente

  • A. aceita explicações preestabelecidas, sobretudo ao recorrer ao sagrado ou ao divino, não se pretendendo dogmática.
  • B. procura o princípio das coisas, de forma completamente independente da cultura dos povos orientais e do discurso mítico.
  • C. surge na Grécia, nas investigações feitas a partir de conhecimentos práticos derivados dos teóricos, por isso sendo caracterizada como “o milagre grego”.
  • D. busca o conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza, divergindo do discurso mítico, que recorre ao fabuloso ou o contraditório.
  • E. pretende oferecer respostas sobre as causas das transformações da natureza, sem a utilização de um método ou de sistematização do pensamento.

Considerando-se o texto 6A1AAA, é correto afirmar que a filosofia nascente

Ainda no que se refere ao texto 6A1AAA, assinale a opção correta.

  • A. O mito constitui-se como uma cosmologia porque tem como princípio incontestável a não contradição.
  • B. A autoridade da explicação filosófica reside na pessoa do filósofo, assim como a autoridade do mito reside na pessoa do poeta-rapsodo.
  • C. O narrador do mito é o ator-rapsodo, alguém que se dizia escolhido pelos deuses e que narrava, para alguns poucos escolhidos, os acontecimentos passados.
  • D. Os mitos são considerados comumente cosmogonias ou teogonias porque, por meio deles, busca-se encontrar explicações sobre a origem das coisas recorrendo-se ao fantástico e a genealogias.
  • E. Os mitos não exerceram nenhuma influência no surgimento da filosofia por serem fabulações e histórias fantásticas constituídas de contradições.

Considerando-se o fragmento de texto precedente e a concepção filosófica do saber, é correto afirmar que uma atitude filosófica elementar implica em

  • A. deixar de indagar sobre o que são as coisas, a consciência, os comportamentos da vida cotidiana, os valores.
  • B. questionar o porquê da existência e da natureza humana, tendo por base uma autoridade previamente estabelecida, transcendente ou divina.
  • C. confirmar nossos juízos e intuições, acolhendo as pretensões do senso comum, o qual não guarda uma diferença considerável da filosofia.
  • D. confundir a filosofia com a ciência, conhecimento objetivo e quantitativo que se pretende homogêneo e universal e responde praticamente a todas as questões filosóficas.
  • E. problematizar o senso comum, os preconceitos bem como duvidar de fatos e ideias aparentemente indubitáveis presentes na experiência cotidiana.

Com base no texto 6A1BBB, assinale a opção correta, com relação à filosofia e ao regime de governo na pólis grega.

  • A. Os dois princípios fundamentais que regem a democracia ateniense são a isonomia, ou seja, a igualdade de todos os cidadãos perante a lei, e a isegoria, isto é, o direito de expressar a opinião e discutir em público.
  • B. A separação entre público e privado na Grécia clássica implicou, na esfera familiar, na divisão igualitária do poder.
  • C. O público e o privado eram instâncias indissociáveis na Grécia clássica, sendo na família o poder exercido, de maneira despótica, pelo pai.
  • D. As mulheres e os escravos eram os únicos estratos sociais excluídos da cidadania na democracia ateniense, de caráter oligárquico, em que uns se sobrepõem a outros.
  • E. A democracia ateniense fundamentava-se na isonomia, igualdade de todos os cidadãos perante a lei; e na aristocracia, privilégios para os considerados melhores e mais excelentes.

Ainda considerando-se o texto 6A1BBB, é correto afirmar que a técnica (tékhne), para os gregos, é

  • A. correlata da medicina, da arte e do teatro grego.
  • B. uma intervenção ensinada pelos deuses para fazer do homem o senhor e dominador da natureza.
  • C. um saber desvalorizado, como as artes e os ofícios, sendo os poetas muitas vezes banidos da cidade.
  • D. um saber prático que leva os homens à virtude.
  • E. inseparável da ideia de um saber-fazer proeminente ao conhecimento científico meramente teórico.

De acordo com o pensamento de Aristóteles, é correto afirmar que, na pólis, a maior de todas as virtudes humanas é a

  • A. veracidade, pois que une o ideal de excelência pessoal à ação honesta na pólis.
  • B. coragem, porque todo cidadão deveria colocar em primeiro lugar a cidade e a proteção desse território.
  • C. temperança, uma vez que a moderação e o equilíbrio eram os estados de espírito mais valorizados entre os gregos.
  • D. prudência, haja vista que envolve deliberação e escolha acerca dos fins, o que a eleva como condição de todas as outras virtudes.
  • E. magnanimidade, já que a generosidade e a grandeza de alma são indispensáveis ao agir virtuosamente na pólis.

Considerando-se o fragmento de texto apresentado, é correto afirmar que os sofistas

  • A. acreditavam que os costumes e as crenças sobre o bem, o justo e o verdadeiro são fundados em convenções, como a própria moral; prova disso é a máxima de Górgias, segundo o qual o discurso é um grande senhor.
  • B. buscavam conhecer o que a coisa seria em si mesma ou por natureza, por isso ensinavam a retórica (tékhne rhetoriké), a arte da persuasão, capaz de oferecer os lógoi, isto é, as razões ou os argumentos e definições de uma coisa.
  • C. desenvolveram a retórica como arte da persuasão em meio aos regimes tirânicos da Grécia Clássica.
  • D. introduziram em Atenas o gosto pela dialética e pela retórica ao afirmarem o predomínio da phýsis sobre o nómos, ou seja, da natureza sobre a lei instituída.
  • E. eram professores profissionais que ensinavam aos jovens sem cobrar nenhuma remuneração em troca.

Assinale a opção em que é apresentado o filósofo que integra a vertente da tradição sofística descrita no fragmento de texto precedente.

  • A. Protágoras de Abdera
  • B. Demócrito de Abdera
  • C. Parmênides de Eleia
  • D. Pitágoras de Samos
  • E. Diógenes Laércio

Considerando-se o texto apresentado como referência inicial, é correto afirmar que os estudos a respeito dos mitos

  • A. compreenderam que os mitos revelam inúmeros aspectos de sociedades arcaicas, em particular aqueles de caráter ético.
  • B. incorporaram esse tipo de texto às narrativas de eventos históricos, atribuindo-lhe valor documental.
  • C. absorveram e passaram a propagar os ensinamentos exemplares e significativos das sociedades arcaicas que investigavam.
  • D. adotaram a perspectiva dos filósofos pré-socráticos, que, desde Xenófanes, entendiam o mito como narrativa pautada na realidade.
  • E. conceberam o sentido ontológico de mito, isto é, como um conjunto de histórias reais.
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